Saturn Recordar a SEGA Saturn

O meu Burning Rangers já tem marcas de rot, provavelmente mais jogos devem estar a ficar assim.

Não tenho ODE mas é algo que penso fazer futuramente. Tenho uma segunda Dreamcast com ODE e é um ponto sem retorno (mesmo jogos da DC começam a ter marcas iniciais de rot).
 
O meu Burning Rangers já tem marcas de rot, provavelmente mais jogos devem estar a ficar assim.

Não tenho ODE mas é algo que penso fazer futuramente. Tenho uma segunda Dreamcast com ODE e é um ponto sem retorno (mesmo jogos da DC começam a ter marcas iniciais de rot).
Pois isso e bem verdade, eu até já pensei várias vezes em vender parte da minha coleção porque está a ser um problema com este média CD da sega. Tive a mesma situação num Resident Evil, Tomb Raider e outros e triste para quem joga com os seus jogos. Tenho de fazer uns vídeos sobre isso.
E verdade que Ode e ponto de sem retorno.
 
O disc rot é algo que pode ser evitado em algumas situações, com o bom armazenamento dos discos, em local seco e fresco, sem humidade nem contacto solar, mas também está dependente de várias condicionantes, a começar pelo próprio processo de fabrico dos discos (impurezas introduzidas durante o processo) e qualidade dos materiais usados nos mesmos.

Para além de disc rot, aconselho pesquisarem sobre "cd bronzing".

https://www.makeuseof.com/tag/cds-truth-cddvd-longevity-mold-rot/
Standard compact discs typically have a reflective layer made from aluminum. When exposed to air, aluminum oxidizes, which naturally happens around the edges of the CD. However, degradation of the reflective layer is not the only cause of disc rot, the chemical or physical deterioration of data which results in information becoming unreadable.

These underlying causes of disc rot are manifold and can include any of the following:

  • Oxidation or corrosion of reflective layer.
  • Physical damage to disc surfaces or edges, such as scratches.
  • Galvanic reaction between layers and coatings.
  • Chemical reactions with contaminants.
  • Ultra-violet light damage.
  • Breaking down of disc materials, e.g. de-bonding of adhesives between layers.
Interestingly, while most types of disc rot are caused by inappropriate use and/or storage, there is one in particular, CD bronzing, which is caused by a fault in manufacturing. This manifests as a brown discoloration (or "mold") starting at the edge of the disc and working its way towards the middle.

There's some disagreement over what causes CD bronzing, but it's most likely to be either the lacquer used to coat discs or the silver (used instead of aluminum) reacting with the sulfur found in sleeves and accompanying booklets. This forms the brown silver sulfate.

Infelizmente tenho experienciado ao longo do tempo disc rot e disc bronzing em diversos discos.
Alguns casos isolados devido a humidade (que resultam na oxidação do disco ou até mesmo em fungos), mas também em vários exemplares do mesmo jogo/disco, o que revela que se trata de algo derivado do processo de fabrico, e não é um fenómeno tão raro assim, ao contrário do que já me chegou a ser dito aqui mesmo no fórum no tópico do físico vs. digital...

Por exemplo, já desisti de comprar exemplares usados do Harry Potter: Quidditch World Cup em PT para PC (dos vários que me passaram pelas mãos, todos tinham disc bronzing, e a mancha era igual em todos), em todos eles o jogo simplesmente não instala correctamente.

Os porta CDs são algo a evitar para armazenamento a longo prazo, pois o plástico irá com o tempo colar-se à face do disco. Ao tirá-lo da bolsa, a face do disco fica agarrada ao plástico, e com ela a data layer que está directamente por baixo da camada onde é possível escrever. Acontece algo do género:


Os discos gravados têm menor espectativa de vida face a discos produzidos profissionalmente, mas ainda assim, a vida útil do formato está longe de ser a que era imaginada idealmente há décadas atrás quando o formato foi introduzido. Nenhum disco está a salvo de se deteriorar, mais cedo ou mais tarde, por um dos vários tipos de "disc rot". Mesmo Blu-Rays há casos conhecidos de disc rot.

É fazer um backup digital dos discos em condições (nos formatos adequados, que vão além do típico ISO), enquanto os mesmos ainda funcionam.
 
Última edição:
Boa tarde, necessitava de ajuda para um problema que tenho.
O meu comando 3D da Saturn não funciona. Existe ou conhecem alguém ou algum sítio que me possa tentar arranjar o comando?
Obrigado
 
Boa tarde, necessitava de ajuda para um problema que tenho.
O meu comando 3D da Saturn não funciona. Existe ou conhecem alguém ou algum sítio que me possa tentar arranjar o comando?
Obrigado
Há algumas casas que trabalham com artigos retro especificamente. Há uns tempos falei com uns para reparar-me um volante dos anos 90, mas não me lembro do nome... :smilliex:
 
Alguém tem noção dos preços que se praticavam na altura e da posição da Sega Saturn com as restantes que estavam à venda?

Lembro-me que Mega Drive, N64 e PS1 estiveram todas à venda ao mesmo tempo. Mas qual seria a diferença de preços entre elas?
 
Alguém tem noção dos preços que se praticavam na altura e da posição da Sega Saturn com as restantes que estavam à venda?

Lembro-me que Mega Drive, N64 e PS1 estiveram todas à venda ao mesmo tempo. Mas qual seria a diferença de preços entre elas?
Megadrive estava nos 28~30 contos com 'oferta' de cassete com 3 jogos (Super Hang-On, Italia 90 e Columns). Quando a Megadrive saiu acho que era mais nos 35~40 contos.
Jogos para a Megadrive era entre os 7~8 contos e os ~12 contos para mais recentes/melhores, tirando um caso ou outro tipo Virtua Racing que tinha cassete xpto com chip especial que era uns 15 ou 16 contos.

Saturn quando saiu acho que era 70 contos.

Playstation não faço ideia do preço. Acho que quando saiu era mais barata que o preço de lançamento da Saturn, nos 60 contos ou assim, mas posso estar enganado. A N64 não lembro preços, mas penso que andava pelos mesmos preços da concorrência, o que concorrendo com Sega (que em PT tinha mercado forte) e com a novidade Playstation, a N64 por cá era um caso raro.


Para os 'millennials' -> 1 'conto' = 1000 escudos = 5 euros
É fazer as contas.
 
Última edição:
Sim, eu lembro me a partir de 1994, posso dar um contributo.

- A Mega Drive com o Sonic e 2 comandos custava 39 contos (a minha primeira consola) no Natal de 94.
-Os packs com Lion King/Alladin passavam os 40 contos.
- A 32x se não me falha a memória custava quase tanto como a MD base.
- A Sega Saturn foi lançada a volta de 70/80 contos em Outubro de 1995, mas como no Japão tinha saído um ano antes, o preço no Verão de 1996 caíu para metade (igual na Playstation) na Europa.
- As pessoas não fazem ideia porque hoje em dia vivemos na Sonylandia, mas no tempo em que a Sega/Ecofilmes dominava em Portugal a PS não se encontrava no ínicio com facilidade. Só me lembro de a ver praí em 1996 e com pouquissimos jogos, algo que mudaria radicalmente passados poucos meses.
- Confirmo o que disse o @Rafx relstivamente ao preço dos jogos. O preço médio andava nos 10 contos, promoções em 6999 escudos e os especiais a bater nos 20 contos (uma loucura) como Super Street Fighter 2 Turbo, Virtua Racing e claro os cartuchos da N64.
- Ah e quando era puto não tenho memória de ver por cá SNKs e afins, cujos preços não era para o nosso mercado, mas alguem poderá confirmar….
 
Playstation não faço ideia do preço. Acho que quando saiu era mais barata que o preço de lançamento da Saturn, nos 60 contos ou assim, mas posso estar enganado. A N64 não lembro preços, mas penso que andava pelos mesmos preços da concorrência, o que concorrendo com Sega (que em PT tinha mercado forte) e com a novidade Playstation, a N64 por cá era um caso raro.
A PS era mais barata, porque a Sony fez um undercut à Saturn em $100 para entrar em força no mercado.

Ficou famosa a E3 em que a Sega teve a conferência primeiro e onde anunciou o preço da Saturn, para depois entrar a conferência da Sony, em que se limitaram a entrar em palco, anunciar o preço da Playstation e a sair de seguida.

 
A Saturn saiu a 90 contos. Lembro-me porque tinha 6 anos e queria muito uma. Mas já tinha uma Mega Drive e nunca na vida os meus pais me comprariam outra consola, muito menos por esses valores.

A consola baixou foi rapidamente de preço com a entrada em cena da primeira PlayStation.

Infelizmente, quando os preços estavam a ficar em conta, a Sega deixou de alimentar a consola (e comecei a virar-me para a Dreamcast...). Acabei por ter a minha em 2000/2001, oferecida por um amigo que já não a queria. E eu fiz uma boa ação e adotei a pobrezita.

Alguns dos meus jogos favoritos estão na Saturn. Guardian Heroes, Panzer Dragoon Saga, Nights, Saturn Bomberman, Dragon Force, Shining Force III, Burning Rangers... Tudo jogos que mereciam ser jogadores pelas gerações mais novas.
 
Por acaso é uma consola que estou a pensar voltar a adquirir, tenho grande nostalgia por ela, visto que jogava na do meu primo. Em conjunto com a PS1, foram as primeiras consolas caseiras que me lembro de jogar com regularidade (lembro-me do meu primo ter a Mega Drive também, mas era muito novo para jogar nela na altura).
 
Última edição pelo moderador:
Joguei muito ao courier crisis.

Não me lembro do nome, lembro de andar de bike de um lado para o outro mas fui pesquisar e deve ser sem dúvida esse jogo.
 
Back
Topo