Saturn Recordar a SEGA Saturn

Boa tarde,
Estou com intenções de voltar a comprar uma sega saturn 20 anos depois.
Gostava de comprar a primeira versão, no entanto desconheço se esta tem mais problemas que a segunda versão.
A questão estende-se ao comando de ambas as versões.
Alguém me sabe ajudar ou aconselhar, qual das versões é mais fiável?
Desde já obrigado

As grandes diferenças entre a Versão 1 e 2 da Sega Saturn são mais de ordem estética. A consola em si é ligeiramente diferente (botões ovais na 1ª versão e circulares na 2ª) assim como os comandos também são diferentes.

A nível de fiabilidade não há grandes diferenças entre uma e outra embora exista quem defenda que normalmente, por serem mais antigas, as Sega Saturn modelo 1 terão mais uso que as 2.
Obviamente que isto vale o que vale e como é óbvio não é regra.

Não sei se posso dizer isto e se não puder as minhas desculpas e apaguem por favor este post.
O Swap-Trick na model 1 é muito mais fácil que na model 2. Recordo que a model 2 não tem a access light tal como a model 1 tem.
Principalmente devido à questão do Swap-Trick, a model 1 normalmente é mais procurada que a 2!
 
Pelo que corre por aí na especialidade, e embora a diferença seja "mínima", praticamente impossível de visualizar a olho nu, as Model 1 são mais "robustas" e traduzem-se num video output marginalmente superior.

Esteticamente, gosto mais da Model 2. Tanto na consola como no comando.
 
Por acaso andava a pensar comprar um comando da retrobit, sem fios. Parecem ser muito bons.

E já agora, ouviram falar do "Terraonion MODE - Dreamcast & Saturn ODE"?
Um substituto da drive de Cd que permite ligar um disco SATA directamente, USB ou cartao SD e fazer load de imagens dos jogos?
 
Sega Saturn - 20 Years, Retro Gamer nº 134, Outubro 2014

gYPPiax.jpg


8DJadX2.jpg


avavR9q.jpg


mwQVqHO.jpg


hSEZz3u.jpg


0PpEm3T.jpg


Cmn2CRJ.jpg


vkUmmlL.jpg


meMdcwj.jpg


7YRCi4Q.jpg


o9dnPnf.jpg


Top 25, Retro Gamer nº 128

R6q0VQb.jpg


qd9Fok9.jpg


BqJ0Uvw.jpg


JR9rOuy.jpg


OHmWSW3.jpg


Rpt6Ahx.jpg


Reportagem: "Saturn: a Nova Revolução", Mega Force nº14, 1994







 
@jabun Obrigado pela grande partilha.
Já agora aproveito pela actividade neste tópico, para perguntar uma coisa... tenho as 2 versões desta grande consola, mas infelizmente a V1 está sem o conector AV. Sabem onde poderei encontrar um conector desses?
 
Ora essa!

Alerto para o comentário totalmente biased da Mega Force face à SNES no separador do Project Reality eheh

"Parece uma 8 Bits". Desinformação ao mais alto nível!
 
@jabun Obrigado pela grande partilha.
Já agora aproveito pela actividade neste tópico, para perguntar uma coisa... tenho as 2 versões desta grande consola, mas infelizmente a V1 está sem o conector AV. Sabem onde poderei encontrar um conector desses?

A consola está sem o conector AV na própria board? Alguma queda, pins quebrados, extracção de peças?
De qualquer das formas a Sega Saturn utiliza o conector " Mini DIN 10 Pin ". Se procurares no google por isso encontrarás o que procuras!
 
A consola está sem o conector AV na própria board? Alguma queda, pins quebrados, extracção de peças?
De qualquer das formas a Sega Saturn utiliza o conector " Mini DIN 10 Pin ". Se procurares no google por isso encontrarás o que procuras!
Sim, está sem o conector na própria board e na altura veio para mim já assim!
Vou ver então a pesquisa com essa descrição. Obrigado.
 
Sim, está sem o conector na própria board e na altura veio para mim já assim!
Vou ver então a pesquisa com essa descrição. Obrigado.
Que estranho... Será que a consola está a funcionar?

Normalmente o que o pessoal faz com consolas que não funcionam é usa-las como fonte de peças... Espero que para além do conector não faltem mais componentes no interior.

Relativamente ao componente não sei se posso colocar links, mas com essa descrição apanhas de certeza! Tens é de ver se consegues comprar só um, ou 2 para ficares com outro sobressalente!
 
Que estranho... Será que a consola está a funcionar?

Normalmente o que o pessoal faz com consolas que não funcionam é usa-las como fonte de peças... Espero que para além do conector não faltem mais componentes no interior.

Relativamente ao componente não sei se posso colocar links, mas com essa descrição apanhas de certeza! Tens é de ver se consegues comprar só um, ou 2 para ficares com outro sobressalente!
Já a abri uma vez e pareceu-me tudo em ordem, excepto o conector AV. Mas um dia destes vou voltar a confirmar isso.
Eu já andei a pesquisar um pouco, mas se não te importares, manda por mp. Obrigado
 
Ora essa!

Alerto para o comentário totalmente biased da Mega Force face à SNES no separador do Project Reality eheh

"Parece uma 8 Bits". Desinformação ao mais alto nível!
Jornalismo dos anos 90.

O cpu da SNES, era de 16bits porém era lento na frequência. A consola, como um todo, mesmo tendo coisas que poderiam ser melhores, tinha hardware superior ao mega.

Mais ram, gpu com mais funções por hw, como o mode 7, paleta de cores alargada por hw, chip de som da sony que permitia usar samples.

Na pratica, subjectivamente, a diferença entre o mega e a snes não era tão grande assim, ainda mais tendo em conta que a snes saiu dois anos mais tarde.

O streets of rage tinha uma grande soundtrack, limitada ás particularidades da mega, mas isso não impediu que a criatividade originasse algumas das batidas mais icónicas da era 16 bits. A nivel de cores, era possivel, com truques de programação, ultrapassar as 64 cores simultaneas no ecrã no md. Além de que, a snes tambem não alcançava o limite máximo teórico por bottleneck de outros componentes.

No fim tudo se resume a know how e a oportunidades. Não andianta ter um topo de gama de qualquer coisa, se não podes ou não sabes usar. A snes beneficiou da posiçao dominante da nintendo na altura, de contratos que impediam as software houses de publicar noutras plataformas e de erros da sega já nessa época. A mega tinha mais sumo para dar quando morreu.
 
Última edição:
Posso pedir uma opinião?
Uma consola, em caixa...funcional, com cabos e comandos...num estado geral aceitável...por volta dos 100euros...é um negócio...normal... ou estará valorizado?
 
Posso pedir uma opinião?
Uma consola, em caixa...funcional, com cabos e comandos...num estado geral aceitável...por volta dos 100euros...é um negócio...normal... ou estará valorizado?
É o modelo 1 ou o 2? A caixa tem os interiores, manuais, etc.? Os comandos são originais?
 
É o modelo 1 ou o 2? A caixa tem os interiores, manuais, etc.? Os comandos são originais?

Antes de mais, obrigado pela resposta.
Modelo 2 (botões redondos, não é?) Comando e cabos originais...mas não sei se tem manuais. A caixa penso que tenha as divisórias interiores.
Obrigado.
 
Antes de mais, obrigado pela resposta.
Modelo 2 (botões redondos, não é?) Comando e cabos originais...mas não sei se tem manuais. A caixa penso que tenha as divisórias interiores.
Obrigado.
Acho que vai depender muito desse estado "aceitável" e se a caixa está realmente completa ou não. Se a consola tiver muitos riscos e assim e se a caixa não tiver as divisórias interiores e manual original acho que não compensa. Mais vale comprar uma sem caixa mas que esteja como nova por 50€ ou assim.
 
Back
Topo