Saturn Recordar a SEGA Saturn

I_Eat_All

Plasma Beam!
Sega Saturn foi a encarnação 32-bits da Sega, e para muitos o inicio do declínio da marca, mas não sem mérito, especialmente em Portugal, onde ao contrário do resto da Europa a plataforma foi particularmente bem recebida.

A plataforma foi lançada na Lançada no Japão a 22 de Novembro de 1994; na América do Norte a 11 de Maio de 1995 e Europa a 8 de Junho de 1995. O sistema foi suportado na América e Europa até finais de 1998, e no Japão até finais de 2000. O total de unidades vendidas é de 10 milhões.


Desenvolvimento:

Os primeiros rumores "sólidos" sobre uma sucessora da Genesis/Mega Drive surgiram em meados de 1991, sugerindo o nome de código GigaDrive e afirmando que o novo sistema usaria a arquitectura da maquina de arcade System 32 como base, o que fazia sentido dado que a Genesis/Mega Drive teve origem no System 16, este rumor nunca foi confirmado ou desmentido pela Sega.

Em 1993 começaram a aparecer rumores sobre dois projectos separados, o Jupiter que continuava a usar cartuchos (mais tarde chamado de 32x) e a Sega Saturn que usaria CD's.

Especificações técnicas mostravam que a consola tinha sido projectada para ser a plataforma mais poderosa em 2D. Mas os planos da concorrência envolviam o pulo para o 3D, obrigando a Sega a ter de reformular a sua estratégia, adicionando tardiamente no ciclo de desenvolvimento aceleração 3D à consola.



Performance nos três territórios...

Japão

No Japão a Saturn foi apressada para o mercado em Novembro de 1994, umas semanas antes da sua rival, a PlayStation. As dificuldades de programação, aliadas ao lançamento apressado levaram à escassez de titulos disponiveis no lançamento, apesar disso, aproximadamente 170 mil consolas foram vendidas no primeiro dia atingindo o meio milhão de unidades vendidas antes do Natal de 1994.

Apesar de mais tarde a PlayStation ter ganho vantagem na userbase o software na Sega Saturn frequentemente contava com melhores vendas, facto reforçado pela sua campanha publicitária Segata Sanshiro, levando à percepção de que a Saturn era a plataforma de escolha dos jogadores dedicados e que a PlayStation tinha uma audiência casual.

Muitos dos jogos que fizeram a Saturn popular no Japão, tais como Sakura Taisen e outros géneros tipicamente Japoneses nunca foram lançados em territórios ocidentais devido à politica do então presidente da Sega América, Bernie Stolar (seguindo instruções da Sega Japão) que acreditava RPGs (e a generalidade dos titulos Japoneses) não eram apelativos para a América do Norte.

O ultimo jogo licenciado para a plataforma no Japão foi o Yukyu Gensokyoku Perpetual Collection, publicado pela Mediaworks a 4 de Dezembro, 2000.


América do Norte:

Em inicios de 1995 o presidente da Sega America, Tom Kalinske, anunciou que a Sega Saturn iria sair na América no "dia de saturno" a 2 de setembro. Em resposta a Playstation havia sido agendada para 5 de Setembro de 1995.

No entanto, meses mais tarde na primeira E3 em Maio, Kalinske anunciou que o "dia de saturno" havia sido uma artimanha e que o sistema iria ser lançado imeadiatamente para alguns retailers. Esta surpresa chocou todos os presentes (incluindo a Sony) e parecia que a Sega tinha a oportunidade real de ganhar vantagem na batalha dos 32-bits.

Na realidade, o "ataque surpresa" foi um tiro no pé da Sega, a Saturn saiu demasiado cara custando $399 quando a Sony havia anunciado na E3, em resposta ao lançamento antecipado da Saturn que embora mantivessem a data de lançamento para Setembro iriam vender a Playstation a $299. A Sega havia decidido um preço elevado partindo do inicio que os entusiastas comprariam a maquina de qualquer forma. Tradicionalmente a maior parte das consolas era inicialmente vendida sem lucro (de facto, com perdas) para permitir que o publico se expanda mais rapidamente. Mas a Sega com o mercado das 32 bits todo para si não viu razão para praticar preços mais baixos.

O lançamento antecipado irritou as third parties, porque os seus jogos só estavam previstos estar prontos para 2 de Setembro (data de lançamento original) o que as impediu de aproveitar o momentum. O unico software disponivel nas lojas aquando do lançamento era lançado pela Sega, o que levou muitas pessoas na industra a acreditar que se tratava de uma medida calculada para se anteciparem aos seus rivais.

Como se não chegasse, alguns retailers não foram incluídos no lançamento como o Wal-Mart e KB Toys sentiram-se traídos pela Sega permitir a concorrência de lucrar com a Saturn. Isto gerou conflitos entre estes distribuidores e a Sega, trazendo complicações para a Saturn (e também com a sucessora, a Dreamcast). Como exemplo: a liderança da KB Toys recusou-se a lançar a Saturn de todo e chegou a levar alguns retailers a tirar tudo o que tinham da Sega da loja, dando mais espaço a concorrentes da marca.

Pela altura em que a PlayStation saiu a 9 de Septembro 9, 1995, a Saturn havia vendido aproximadamente 80 mil sistemas. Números facilmente batidos pela PlayStation que vendeu cerca de 100 mil unidades no próprio lançamento, despedaçando dos 6 meses de vantagem que a Saturn tinha, e os desejos de liderança Americana da Sega.

De 1995–1997 a Saturn ficou em terceiro lugar face à Playstation e Nintendo 64. No entanto era um sistema de nichos com muitos jogadores de arcade que antecipavam as conversões dos jogos para a sua plataforma. Como resultado disto as vendas da Saturn normalmente davam um pulo quando as ports de arcade eram lançadas, caindo pouco depois.

O ultimo jogo comercial lançado na América do Norte foi o Magic Knight Rayearth, publicado pela Working Designs a 30 de November, 1998.


Europa:

Lançada em Junho 1995, foi a primeira consola de 32 bits a ser lançada, meses antes da Playstation, apesar do sucesso prévio das consolas Sega na região o hype à volta da futura Playstation estava a crescer, o que se acredita que tenha prejudicado as vendas iniciais da plataforma. A Nintendo 64 também roubou alguma atenção apesar dos adiamentos.

Como resultado, a Sega Saturn nunca teve o sucesso na Europa que teve no Japão, ou mesmo o sucesso inicial pós-lançamento que teve na América do Norte, deixando o mercado às mãos da concorrência.

O ultimo jogo comercial lançado na Europa foi o Deep Fear publicado pela Sega Europe em Novembro de 1998.


Portugal:

A consola liderou em Portugal, graças à representação da Ecofilmes e reclusão do país a noticias do exterior, inicialmente pouca gente sabia o que a Playstation era, e a Nintendo, representada pelo Chaves & Feist (hoje Concentra) encontrava-se no marasmo de sempre.

Eventualmente deu lugar à PSone em finais de 1997 e 1998 com o abandono do suporte da consola pela própria Sega e escassez de títulos, mas não antes de deixar um grande numero de pessoas saudosas da plataforma.


Possíveis razões ou conjectura para o falhanço comercial:

- Lançamento prematuro nos Estados Unidos sem contar com fraca diversidade de jogos;
- Arquitectura mais complexa que a concorrência, com três processadores, o desenvolvimento de jogos para o Saturn custava mais e levava mais tempo do que para a consola da Sony;
- Os kits de desenvolvimento iniciais eram muito complicados e pouco eficazes, o que tornava o trabalho do programador mais difícil e demorado;
- Saiu e viveu o seu ciclo sem nenhum jogo exclusivo do Sonic, contando apenas com uma compilação (Sonic Jam), um jogo de corridas (Sonic-R) e uma port da Mega Drive (Sonic 3D). O verdadeiro Sonic, o Sonic X-Treme foi anunciado, mas eventualmente cancelado.
- Inexplicavelmente, alguns dos melhores jogos da Saturn nunca foram lançados fora do Japão. A biblioteca Japonesa conta com mais de 600 jogos lançados no Japão, a americana não passa dos 250 títulos.
- Abandono prematuro da Sega, levando ao cancelamento e sentimento de abandono de uma plataforma que estavam a suportar, pelas developers.


Titulos de destaque:


Baku Baku Animal
Burning Rangers*
Daytona USA*
Dead or Alive*
Dragon Force
Fighters Megamix
Fighting Vipers
Guardian Heroes
Grandia*
House of the Dead*
King of Fighters
Last Bronx*
Tomb Raider*
Resident Evil*
NiGHTS*
Panzer Dragoon*
Princess Crown*
Magic Knight Rayearth
Shining Force III
Street Fighter II alpha
Radiant Silvergun
Virtua Fighter 2
Virtua Racing
Virtua On
Virtua Cop*
Sonic R
Sega Rally*
Sakura Taisen*

* franchises começados/estabelecidos na consola


Manutenção/modding:

- Resolução de problemas comuns
- Tweak do Laser (não recomendado)

- Saturn Switchless
- Saturn 50/60Hz switch
- Saturn single switch JAP/US/UK
 
Última edição:
Lembram-se da loucura do Dragon Ball em Portugal, aqui à uns anos? A Matutano organizou um concurso de desenho que premiava as melhores obras com consolas Sega Saturn e cassetes de vídeo. Pois bem, eu fui um desses felizardos. Ganhei uma consola, com o jogo do Dragon Ball Z (um dos melhores, por sinal) e algumas cassetes. E foi assim que tive a minha Saturn.

Fã da Sega e anti-Nintendo (apesar de adorar Game Boy e Super Nintendo... e hoje em dia ter uma Game Cube e uma Wii lol) não me passava pela cabeça ter uma 32bits que não fosse da Sega. Estava destinada a ser minha.

A consola, que não era muito bonita, tinha no entanto o seu charme. Os comandos eram dos melhores que já tive oportunidade de testar. E os jogos eram fixes. Sega Rally, Virtua Figher 2, Resident Evil (ah pois), Tomb Raider (este também), Daytona, Soviet Strike, Virtua Cop 2, etc, etc, foram alguns dos grandes jogos que me agarraram à consola.

O problema foi que os grandes jogos começaram a abandonar a Saturn. O Tomb Raider e o Resident Evil deixarem de aparecer na consola da Sega forçaram-me a reconsiderar. E depois aparecem pérolas como Final Fantasy VII na rival... a sentença de morte estava dada. Acabei por vendê-la. A única consola que vendi na vida, sigh. E para ajudar na compra de uma Playstation, o que até foi uma boa aposta. Mas se fosse hoje tinha ficado com ela para recordação, tanto mais que ainda tenho a Mega Drive (a 1ª versão) e acabei por comprar uma Dreamcast.

Ainda hoje me faz confusão como as editoras abandonaram tão depressa a consola. Teve tão bons jogos e podia ter-se aguentado mais tempo. Não é que os gráficos da Playstation fossem do outro mundo... Hoje a Saturn é só uma recordação. Cá em casa fala-se muita vez em comprá-la de novo. Provavelmente um dia vai voltar... há úma boa parte da história dos jogos que só se encontra lá.
 
tb chueguei a ter mas depois o meu pai deitou fora pq deixou de ler cds....tive pena passavamos dias no guardian heros isso e que é ganda jogo:winknu:
 
Eu tb tive a minha passava dias inteiros a jogar Worldwide Soccer com o ppl grande vicio um dos melhores jogos para mim , todos os Sabados ia a Feira da Ladra trocar o jogo por outro porque acabava-o , excepto o WWS depois em 2000 saiu o Fifa com a liga portuguesa para a PS e não para a Saturn foi isso que me levou a vender a Saturn e comprar a PS
 
bons tempos apesar de não ter tido nenhuma ainda joguei muitas veses boa consola ainda hoje penso, porque a sega abandonou o mercado? (apesar de saber mais ou menos a resposta). e porque é que a sega não volta á carga?.
 
Teve os seus jogos porreiros e especialmente permitia jogar mesmo algumas arcades em casa (antes destas atingirem a situação miserável actual) em vez daquelas aproximações (algumas bastante boas) da geração anterior mas mesmo assim foi muito bom a Saturn ter falhado como falhou.

A SEGA seguiu à risca todos os pontos de como não se devem fazer as coisas.
 
grande consola... lembro-me bem das horas que passei a jogar virtua fighter 2, euro 96 (com os comentários do jorge perestrelo)... panzer dragon... tomb raider... dragon ball... muito bom
 
Ah..a Saturn. Apesar do seu insucesso comercial, teve uma quantidade considerável de "pérolas"..

a série Panzer Dragoon, especialmente o RPG, ainda um dos meus favoritos até hoje. Continuo a sonhar com a sequela um dia.

O Athlete Kings, diversão assegurada em multijogador..muitas horas de gargalhadas tirei desse jogo. O Winter Heat seguiu-lhe as pisadas mas não me conquistou da mesma forma.

O NiGHTS..arte videojogável. Mais um daqueles cuja sequela suspirei durante anos..wii!

Tomb Raider (a primeira vez que me lembro de "entrar" num mundo verdadeiramente 3D), Shining Force (O 1o SRPG que joguei), Need for Speed (e o seu "realismo" de correr em estradas com tráfego em vez duma pista, Sega Rally (Game Over YEEEEAH!!), Worldwide Soccer (Onde um chapéu bem medido dava sempre em golo, o guarda-redes ia agarrar a bola bem dentro da baliza :-D)

A Saturn sempre teve um cantinho especial no meu coração, e lembro-me bem de ver a ascensão da PlayStation e nunca sentir arrependimento por ter escolhido na altura a caixa negra da SEGA à cinzenta da Sony.

P.S::O Segata Sanshiro é o maior.
 
Lá chegaste a meter o tópico hehe é bom saber.
A maioria deve saber quem é este senhor, nesta altura a publicidade era outra coisa :x2::lol:

Segata Sanshiro: Segata Sanshiro Video

Shining Force (O 1o SRPG que joguei)
É bom saber que há mais alguem que jogou este jogo! Fica ai com um video meio a brincar e um preview da tradução dos outros 2 scenários

SF3 Translation Project

Colecção de sequências de ataque: Here

E um anúnciozito: SF3 CM #1

Outros que joguei e que não conheço muita gente que os tenha, Dark Savior and Story of Thor 2, bons jogos na minha opinião. E se está ai o Sonic R, mete tb o Sonic JAM porque merece, aquela grande colecção de videos e de jogos num só CD na altura éra uma obra prima :x2:
Ainda bem que meteste o Street Fighter Alpha, quantas vezes passei o jogos em diversas dificuldades só para ver a história de cada e uma cena ou duas diferente, e então quando não se tinha net, para descobrir certos golpes especiais perdia-se um bom tempo :)
 
Última edição:
até hoje,depois de tantas consolas que ja tive e tenho,a saturn é a minha consola preferida e a que mais me marcou,pois na altura quando comprei a minha 1 saturn tinha 15/16 anos e os video jogos era a minha vida..ter jogos arcade e ainda melhores em casa era um sonho..passava 5,6 horas por dia agrafadissimo em casa a jogar.hoje em dia tenho 3 delas(1 tenho á venda com 10 jogos pm me)e varios titulos,perto de 40 e poucos..depois posto fotos..era bom todos nos postarmos fotos das nossas saturns e respectivos jogos.cumps
 
Tenho aqui a consola sempre a olhar para mim, no meu quarto, mas falta-me um cabo para a pôr a funcionar. Só notei isso há bem pouco tempo, quando ia jogar de novo Panzer Dragon. Arranjar agora não é muito fácil. Fica para a montra.

Sem dúvida, de todas as consolas que tive até hoje, a Saturn foi a que mais me divertiu. Se bem que agora a Wii está a deixar-me em pulgas com os títulos que vão aparecer.

Uma vénia para a Saturn.
 
Back
Topo