GB Recordar o Game Boy/Color/Advance

Matanza

Power Member
Visto que não encontrei nenhum tópico para recordar estas pérolas, deixo aqui, o meu primeiro contributo, para recordarmos estas pérolas.
GFoaaX8.jpg

xaQhYm6.jpg

L2hJGDt.jpg

tYdIPsj.jpg

yJHn6Mi.jpg


Edit: E não se esqueçam de colocarem as vossas colecções.!! :D

Eis aqui alguns anúncios do Game Boy Color.
watch

 
Última edição pelo moderador:
Game Boy (1989)

gameboy_logo.png


nintendo_gameboy2.jpg


O Game Boy é uma consola portátil desenvolvida pela Nintendo, tendo chegado até à sexta geração, na versão micro. O desenvolvimento da portátil foi iniciado em 1986 pelo mítico Gunpei Yokoi e a equipa R&D1 da Nintendo japonesa. O objetivo era combinar as características da Famicon (NES) com a portabilidade do Game & Watch, também produzido por Yokoi. O primeiro protótipo da consola foi apresentado aos diretores da Nintendo em 1987, surpreendendo os empresários.

O projeto foi anunciado e mostrado na feira E3 de 1987, tendo recebido feedback muito positivo de todos os setores da industria, até porque a NES já era um enorme sucesso mundial, logo a expetativa por uma nova consola da Nintendo era imensa. Em Abril de 1989, o Game Boy é lançado, ultrapassando em termos de vendas as melhores previsões da Nintendo. O presidente da empresa especulou 25 milhões de unidades vendidas em três anos (números considerados exagerados para muitos), mas a quantidade foi de 32 milhões. Começou o fenómeno Game Boy.
gb01.jpg



A politica da Nintendo para a sua nova consola era muito simples: o aparelho tinha de ser uma consola de jogos realmente portátil (ou seja, tinha de caber no bolso de quaisquer camisas ou calças), simples (o processador principal tinha apenas 4,19 Mhz e o seu ecrã era a preto e branco), eficiente (as pilhas duravam, pelo menos, 20 horas consecutivas), barato (foi lançado pelo equivalente a 100 dólares) e que levaria até aos jogadores, onde quer que estivessem, a diversão até então só experimentada no conforto dos seus lares ou em salões de jogos. O Game Boy tinha um ecrã de cristais líquidos monocromático de fundo verde, jogos a preto e branco, gráficos de 8-Bits e com a possibilidade de ser jogado por mais do que uma pessoa, utilizando o Cabo Game Link. O sucesso foi enorme desde o day one, com a Nintendo a ter a jogada de mestre de incluir no bundle inicial um dos maiores sucessos da sua época: Tetris. A sua produção durou entre 1989 e 1995.

Com esta politica, o Game Boy foi um sucesso estrondoso, sendo de destacar também a excelente biblioteca de jogos que a consola oferecia, pois ao contrario de outras consolas portáteis, a Nintendo não encarou o GB apenas como uma consola portátil com ports da NES, mas sim como uma consola independente, com jogos feitos especificamente para ela. Assim, o GB teve os seus próprios jogos de Super Mario, Zelda, Metroid, Kid Icarus ou a trilogia Donkey Kong Land, tendo sido criadas novas series que se estrearam na pequena 8 Bits da Nintendo, como Kirby, Wario Land ou Pokemon, que dispensam quaisquer tipos de apresentações.


Game Boy Pocket (1996)

gbp-dsfretft.jpg


Em 1996, o GB foi alvo de melhoria, surgindo o "Game Boy Pocket", 30% menor que o Game Boy normal e ecrã monocromático mais nítido. Funcionava com apenas 2 pilhas AAA, o que lhe possibilitava caber na palma da mão, mantendo o mesmo tamanho do ecrã, porém com mais brilho e nitidez.

Em 1997 surgiu o Game Boy Light, uns milímetros maior do que o Game Boy Pocket, só que com um extra - luz interna, o que lhe permitia ser jogado no escuro, e também perdeu o fundo esverdeado, que cansava bastante a vista. Este modelo é bastante raro, pois só foi lançado no Japão.


Game Boy Color (1998)

game-boy-color-logo.jpg



Em 1998 surge o Game Boy Color, já com um ecrã a cores e a capacidade de reproduzir os antigos jogos dos seus antecessores, com uma imagem renovada. A nova tecnologia trouxe um ecrã LCD de baixo consumo de energia e transmissão de dados por infra-vermelhos. Após algum tempo começaram a surgir jogos apenas compatíveis com o GBC como Metal Gear Solid, Donkey Kong Country ou os excelentes Zelda Oracles of Seasons e Oracles of Ages.

gbclink.jpg




Game Boy Advance (2001)


Mas por muito sucesso que o Game Boy tivesse, a verdade é que, tecnologicamente era uma maquina cada vez mais datada e limitada, sendo natural que a Nintendo começasse a pensar na sua substituição por um sistema mais poderoso, começando-se a especular no lançamento de uma portátil com o poder de uma SNES!

Em 2001, a Nintendo lança com o Game Boy Advance, que foi a primeira grande atualização na família Game Boy. O GBA foi criado para usar dois CPUs (um CPU RISC a 32-Bites e o comum Z-80 de 8-Bites) e com um ecrã de 2.9" a trabalhar com uma resolução de 240 x 160 pixéis e paleta de 32.000 cores. A consola possui um formato horizontal e recebeu a adição dos botões L e R. A energia é obtida através de duas pilhas AA. Conta também com um gerador PCM de som estereofónico, um cabo para ligação entre consolas para jogos multiplayer até 4 jogadores e, mais tarde, com a GameCube. Como continua a ter um Z-80 no seu interior, o Game Boy Advance é compatível com todos os jogos anteriores dos Game Boy e Game Boy Color.

Game Boy Advance SP (2003)


GameBoySP.JPG


Em 2002 saiu o Game Boy Advance SP com apenas 142 gramas, que revolucionou a industria dos jogos portáteis ao possuir uma bateria interna com uma duração de aproximadamente 10 horas e, finalmente, iluminação própria (finalmente podíamos jogar onde quiséssemos :yes:, antes do GBA SP estávamos sempre limitados pela luminosidade do local). Esta versão da consola tem, no entanto, um ponto fraco, já que não podem ser utilizados fones que não sejam fornecidos pela Nintendo, uma vez que a entrada dos mesmos na consola é semelhante à da bateria.
gen001460.JPG


O N Gage, da Nokia, foi outra tentativa falhada de beliscar o domínio Nintendo no segmento das consolas portáteis


Game Boy Micro (2005)

Por fim, no ano de 2005, a Nintendo lançou o Game Boy Micro, que possui a mesma tecnologia do Game Boy Advance, mas remodelado com linhas mais futuristas, frente destacável e ecrã menor mas bastante nítido e iluminado. Herdou do GBA SP a bateria de lítio.

Tal como o Game Boy, o Advance foi também um sucesso estrondoso, recebendo alguns dos melhores jogos portáteis alguma vez feitos (Golden Sun, Zelda Minish Cap, Castlevania ou Fire Emblem só para citar alguns), tendo uma diversidade excelente na sua biblioteca, às quais se juntam os excelentes ports de clássicos da SNES, como Super Mario World, Yoshi's Island, Super Mario Bros. 3 (versão Super Mario All Stars) ou Zelda a Link to the Past.
a_med_Game_Boy_Advance.jpg.jpg



The Nintendo Archives, janeiro 2018


CUZ4hb7.jpg

7zmulT3.jpg

aGMscEl.jpg

kufKDew.jpg

pYC4ARL.jpg

ybsfszU.jpg

vuLIR9j.jpg
 
O jogo Zelda Oracles of Ages, foi o meu maior vício. Juntamente com o Super Mario Deluxe e os Pokémon Yellow, TCG, Gold, Silver, Crystal e os jogos do Wario (land 2 e 3).
 
O duo Oracles do GBC é dos maiores portentos da portátil da Nintendo!
Horas e horas de volta destas duas aventuras…

A família Game Boy é, sem dúvida, um marco na infância e adolescência da malta dos anos 90. Horas a queimar retina no Pokémon Red, Wario Land, Super Mario Land 1 e 2, Link's Awakening, Metal Gear Solid, Kirby, Metroid II...

E o GBA era uma autêntica SNES de bolso! Para além dos clássicos da 16 Bits adorei o duo Golden Sun, Final Fantasy Tactics, os três Castlevanias, Boktai...
 
Top 25 Game Boy, Retro Gamer Ultimate 90s Retro Gaming Collection


cEJBS9B.jpg

AAOd85g.jpg

7lHKyMR.jpg

NTjhyp3.jpg

T7RbioN.jpg


Artigo de lançamento do GBA, MultiConsolas nº8, Junho 2001







 
Como melhorar o Gameboy Advance:

Há alguém em PT que se dedique a isto? Eu gostava de voltar a reviver alguns jogos que tenho, mas aquele ecrã nos dias de hoje doí, tal é a falta de luz... Precisava de levar o ecrã do vídeo + uma tampa traseira das pilhas. Obrigado
 
Dossier: Os Melhores Jogos Game Boy, MultiConsolas nº14, Janeiro 2002






Especial Lançamento Game Boy Advance, Player nº19, Junho 2001











 
Última edição pelo moderador:
Como para mim foi a consola mais importante da infância decidi à coisa de 1 ano começar a coleccionar.
(Na fila de cima falta o Castlevania Circle of the Moon que ando a jogar) :001:

mjjhzSI.jpg
 
https://advnce.sic.pt/programas/retro_gamers/2021-01-11-GAMEBOY---AINDA-TE-LEMBRAS-

Quem tem visto o programa sobre retro gaming na Sic Radical?

Aproveito também para partilhar a minha coleção desta mítica portátil. Uma das consolas da minha infância. Bons tempos...

7WMJfq4.jpg

Game Boy

gMQNoDW.jpg

sctnim5.jpg

Asterix
Bugs Bunny Crazy Castle
Castlevania: The Adventure
Donkey Kong
Donkey Kong Land
Donkey Kong Land 2
Donkey Kong Land 3
Kirby's Dream Land
Lucky Luke
Metroid II: Return of Samus
Mickey's Dangerous Chase
Pokemon Blue Version
Pokemon Red Version
Pokemon Yellow: Special Pikachu Edition
Ren & Stimpy : Space Cadet Adventures (apenas cartucho)
TinTin: Prisoner of the Sun
The Smurfs
Soccer Mania
Super Mario Land
Super Mario Land 2
Walt Disney's The Jungle Book
Wario Land: Super Mario Land 3
Wave Race
FIFA Road to World Cup 98​

Game Boy Color

dXyQu9S.jpg

Game & Watch Gallery 2
The Legend of Zelda: Link's Awakening DX
The Legend of Zelda: Oracle of Ages
The Legend of Zelda: Oracle of Seasons
Metal Gear Solid
Pokemon Gold Version
Pokemon Pinball
Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams

Game Boy Advance


Advance Guardian Heroes
Advance Wars
Advance Wars 2: Black Hole Rising
Boktai 2
Castlevania: Circle of the Moon
Castlevania Harmony of Dissonance
Crash Bandicoot XS
Dragon Ball Z: The Legacy of Goku
F-Zero: Maximum Velocity
Final Fantasy Tactics Advance
Fire Emblem
Fire Emblem the Sacred Stones
Golden Sun
Golden Sun The Lost Age
Harry Potter and the Sorcerer's Stone
International Superstar Soccer
Kuru Kuru Kururin
Mario e Luigi SuperStar Saga
Mario Kart Super Circuit
Metroid Fusion
Pokemon Ruby
Rayman Advance
Sonic Advance
Super Mario Advance
Sword of Mana
Tales of Phantasia
The Legend of Zelda: The Minish Cap
Wario Land 4​
 
Última edição:
Não sei exactamente onde colocar isto, mas a review do Digital Foundry à Analogue Pocket, uma consola portátil que permite jogar jogos Game Boy e Game Gear.

 
Não sei exactamente onde colocar isto, mas a review do Digital Foundry à Analogue Pocket, uma consola portátil que permite jogar jogos Game Boy e Game Gear.

No outro dia andei à procura disto, tenho vários jogos de gameboy e um gameboy, mas o Gameboy já está meio lixado e curtia tornar a ter alguns jogos de Gameboy que me recordo de ter e jogá-los novamente. Mas isto para quem comprar o analogue pocket agora a entrega é só em 2023...para além de que não é propriamente barato, até estava capaz de cometer a loucura, mas perdi rapidamente a vontade. :joker:
 
@ManSCP Em que estado está o teu GB? Se for por exemplo o ecrã, há kits de substituição do ecrã original para ecrãs LCD retro-iluminados. Mesmo outras partes podes trocar/substituir, dando uma nova vida ao teu GB.
 
@ManSCP Em que estado está o teu GB? Se for por exemplo o ecrã, há kits de substituição do ecrã original para ecrãs LCD retro-iluminados. Mesmo outras partes podes trocar/substituir, dando uma nova vida ao teu GB.
Fiz isso no meu GB original e estou mais do que satisfeito!

Jogar Super Mario Land 2 na cama, antes de ir dormir, é maravilhoso.
 
@ManSCP Em que estado está o teu GB? Se for por exemplo o ecrã, há kits de substituição do ecrã original para ecrãs LCD retro-iluminados. Mesmo outras partes podes trocar/substituir, dando uma nova vida ao teu GB.
As teclas também já estão meias empenadas, as direccionais. Há uns tempos comprei uma gamegear a um amigo meu com uns tantos jogos, isto seria o ideal. Mas tou a ver que só daqui a uns anos.
Quanto a esses ecrãs, tive a ver e acabam por perder aquele tom esverdeado certo?
 
Última edição:
No outro dia andei à procura disto, tenho vários jogos de gameboy e um gameboy, mas o Gameboy já está meio lixado e curtia tornar a ter alguns jogos de Gameboy que me recordo de ter e jogá-los novamente. Mas isto para quem comprar o analogue pocket agora a entrega é só em 2023...para além de que não é propriamente barato, até estava capaz de cometer a loucura, mas perdi rapidamente a vontade. :joker:
O meu chegou hoje.. com taxas não ficou barato não xD o ecrã é incrível, o ponto mais fraco talvez sejam as teclas direccionais

Mas se quiseres dar uma nova vida ao teu gameboy não é difícil e é bastante gratificante. Existem muitos recrusos online, eu recomendo a wiki do subreddit do Gameboy ou se preferires canais de youtube o Macho Nacho Productions.
 
Por acaso queria esse analogue pocket, mas depois fui ver o preço para ter um ca em portugal, digamos que mais vale comprar uma xbox series x xD.
 
Back
Topo