1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

ZXS Recordar o Spectrum

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por TigerClaw, 16 de Abril de 2002. (Respostas: 156; Visualizações: 21520)

1. xpure

xpure Power Member

Olha eu por exemplo dei os meus primeiros passos em programação com oito anos ou isso em basic.
    Saudades desses tempos o spectrum era mesmo uma grande máquina.
    Sim senhor

2. Zoo TV

Zoo TV Power Member

Dormia-se um pouco para depois se voltar a jogar, que te parece?

3. Rakter

Rakter Folding Member

Eu tenho um 48k.

4. 大地 大智

大地 大智 Banido

Desculpa mas se é um computador faz mais do que jogar não?!

5. Dava para programar em BASIC, acho que ainda devo ter um livro disso :)

6. madsites

madsites Power Member

Dava para programar em basic, jogar e partir o gravador quando dava Tape Loading Error depois de 30 minutos ou mais á espera para carregar um jogo. :P

Edit Faltou o 0 depois do 3 :P

Última edição: 23 de Abril de 2008
  7. 大地 大智

大地 大智 Banido

Só o que queria saber, obrigado, respostas de pessoas bem informadas sim, de mal informadas dispenso.;)

8. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

3 Minutos???? Que jogos pequenos que tinhas... :p

Cheguei a tar mais de 30 minutos à espera para dar um erro mesmo no fim :-D E quem não tinha as cassetes com vários jogos em que andávamos a ouvir o rewind para apanhar onde começava um jogo??

Ahhh que belos tempos...

Muitos parabéns mesmo!!

9. xernobyl

xernobyl Power Member

10. Zoo TV

Zoo TV Power Member

Se te tivesses dado ao trabalho de clicar no link do 1º post terias tirado todas as dúvidas e mais algumas.

Tens noção, penso eu, que em 1982 ainda não existiam PC's em Portugal, nem internet, nem consolas de jogos de jeito, nem nada. O Spectrum foi provavelmente o primeiro computador acessível a algumas bolsas.

Os jogos eram gravados em cassetes e era preciso um gravador para carregar os jogos que normalmente, uma vez em cada 4 dava erro e tinha-se de rebobinar a cassete e recomeçar de novo. Com isto, um jogo podia demorar quase uma hora a carregar até poder ser jogado. E quanto mais usadas eram as cassetes, pior era. Falhava a luz e lá ia tudo abaixo, toca a carregar tudo de novo.

Tirando isso pouco ou nada mais podias fazer, excepto, como já referiram fazer uns programitas em basic que nada eram de especial.

Mais informações tenta fazer pesquisas e seguir os links, pois se andas neste fórum também deves colaborar dessa forma e não apenas usa-lo como enciclopédia para dúvidas pessoais.

Cumps :)

11. xernobyl

xernobyl Power Member

Já haviam modems e BBSs na altura.

12. Romani48

Romani48 Power Member

ahah fui ownado pelo sistema :D

GreySOD

por acaso é um site 5*.. nunca conheci a consola, mas pelo o que ouvi falar dela era uma rainha na sua altura :)

13. Zoo TV

Zoo TV Power Member

Quando saíu o Spectrum eu era adolescente (andava no liceu) e não conhecia NINGUÉM com computador em casa. E quando digo ninguém é absolutamente ninguém, quer amigos, quer colegas de escola, quer familiares. Não os encontravas à venda, sequer.

Quanto à internet em Portugal, só em 1986, com a criação da Fundação de Cálculo Científico Nacional (FCCN, hoje designada Fundação para a Computação Científica Nacional), é que nasceu a instalação da primeira rede verdadeiramente nacional a RCCN (Rede da Comunidade Científica Nacional).

No entanto, até aos primeiros anos da década de 90 (talvez mesmo até 1994), o acesso e utilização da Internet estavam praticamente circunscritos a algumas centenas de pessoas na comunidade académica e científica portuguesa, em particular na área da informática e computação.

Até à data referida, o "povinho" normal não tinha acesso (nem conhecimento) a essas tecnologias. Aliás o primeiro ISP privado em Portugal, que foi a Esotérica, só nasceu em 1995. E só a partir de 1995 é que se começa a dar a abertura da internet ao acesso doméstico, impulsionado principalmente pelo crescente acesso aos computadores pessoais por parte da população em geral.

No Portugal em que eu vivi foi assim que se passou.

Cumps :)

Última edição: 23 de Abril de 2008
  14. spytech

spytech Mega BOINC

parabens spectrum! :D

ainda é das consolas que mais desejo experimentar :)

15. Huginn

Huginn Power Member

Bons velhos tempos se passaram a olhar para as cores a aparecer no ecran (ou direi tv)... Aquele som caracteristico do "loadar" os jogos é que ainda me deixa algum soar nas mãos só com o pânico que desse erro e tivesse de voltar tudo ao princípio.

Oh tempo volta para trás para poder comprar acções da microsoft (entre outros)... :)

16. the13thing

the13thing Power Member

Parabéns!
    A minha avó tem uma de 128 acho :D

17. Clerigo

Clerigo Power Member

Parabéns a essa grande máquina. :victory:

É um prazer ter podido acompanhar a evolução dos jogos desde os seus primórdios.

Guardo boas recordações desses tempos.

18. XeniX

XeniX Power Member

Porreiro pá!

19. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu tive uma 128k.. Bem mais evoluido e com mais capacidade que o spectrum original portanto.. Até porque já vinha com leitor de cassete incluído.. :D
    Eu na altura era demasiado novo para interessarme em programação, só queria jogar mesmo, e quando já era maiorzinho ja tinha uma megadrive, que era outra loiça... E era só meter o cartucho, ligar a consola e estava a andar...
    Por isso uma excelente capacidade do spectrum não cheguei a usufruir... :)

Aqueles loadings eram intermináveis e muito frequentemente eram tempo perdido porque o jogo não entrava.. O que havia a fazer era repetir o processo...

Velhos tempos... Que a miudagem de hoje nem tem noção da pica que era JOGAR...

20. covenant

covenant Power Member

Por favor parem de chamar consola ao Spectrum...
    Ainda tenho um +3 cujo drive ainda funciona (pena é que nenhum das minhas 2 disquetes funcionem)