ZXS Recordar o Spectrum

Grandes tempos... Jogar Itália 90

italia90worldcupsoccerfo9.gif


Pang

pangaq3.gif


E claro, o grande Paperboy

paperboygb4.gif


O pessoal de hoje em dia reclama se um jogo demora 1 minuto para entrar. Passava tardes inteiras ouvir aquele barulho infernal :D à espera por vezes 30 minutos para dar erro no fim. :D

E se gostam dos sons do loading do spectrum curtam esta banda. :D The Depreciation Guild: http://www.inhergentlejaws.com/

É grátis o download no site. Tem algumas samples de jogos, incluindo spectrum. O spectrum foi criado 2 meses depois de eu nascer. :D Tou velho. :p
 
Última edição:
Também tinha um Spectrum 128K, dos 30 minutos de loading lembro-me do R-Type por ex. Ainda me entreti a programar em basic: ainda fiz dois jogos tipo blockout :P

Outros tempos... que post mais saudosista :D
 
epa n me facam chorar, q nostalgia....... qd eu era pequenino....... agora fiquei com saudades do barulho dos jogos a entrar e as manhas cos fios no gravador.....
 
Quando saíu o Spectrum eu era adolescente (andava no liceu) e não conhecia NINGUÉM com computador em casa. E quando digo ninguém é absolutamente ninguém, quer amigos, quer colegas de escola, quer familiares. Não os encontravas à venda, sequer.

Quanto à internet em Portugal, só em 1986, com a criação da Fundação de Cálculo Científico Nacional (FCCN, hoje designada Fundação para a Computação Científica Nacional), é que nasceu a instalação da primeira rede verdadeiramente nacional a RCCN (Rede da Comunidade Científica Nacional).

No entanto, até aos primeiros anos da década de 90 (talvez mesmo até 1994), o acesso e utilização da Internet estavam praticamente circunscritos a algumas centenas de pessoas na comunidade académica e científica portuguesa, em particular na área da informática e computação.

Até à data referida, o "povinho" normal não tinha acesso (nem conhecimento) a essas tecnologias. Aliás o primeiro ISP privado em Portugal, que foi a Esotérica, só nasceu em 1995. E só a partir de 1995 é que se começa a dar a abertura da internet ao acesso doméstico, impulsionado principalmente pelo crescente acesso aos computadores pessoais por parte da população em geral.

No Portugal em que eu vivi foi assim que se passou.

Cumps :)
E o que tem isso tudo que escreveste a ver com BBSs? BBSs há desde os anos 70, e ainda há algumas.

E se gostam dos sons do loading do spectrum curtam esta banda. :D The Depreciation Guild: http://www.inhergentlejaws.com/
Os gajos usam uma NES. Se querem musica feita com o loading da Spectrum, que é um programa a sério têm isto: http://www.pouet.net/prod.php?which=30929

O mês passado comprei um Competition Pro novo para a minha Atari STE e para a Spectrum ;)

compproretro2.jpg
 
Última edição:
Estou neste momento a olhar para o meu Timex2048 aqui na estante ao meu lado, protegidinho numa caixa de acrilico, com sacos anti-estática.

Amo aquilo. Muito obrigado por tudo o que me proporcionou.

Sinto-me velho e saudoso quando toco naquelas teclas...
 
O meu primeiro spectrum também foi um 128k. E lembro-me até hoje dos primeiros jogos que comprei na altura, Dragon, Renegade III e the Fly.
Já nem me lembro quanto é que o meu pai deu por isto, mas recordo-me que havia lojas que só vendiam isto. Havia uma em Odivelas, onde agora está situado um loja de cozinhas e de casa de banhos, que tinha imensa oferta. E também havia um supermercado onde está agora o Feira Nova de Telheiras, que tinha imensos jogos. Outros tempos.
Mas o melhor era o preço dos jogos, eram verdadeiras pechinchas, mesmo para altura (isto porque era praticamente tudo pirata, mesmo nas grandes superfícies), depois de um dia para o outro o preço inflacionou em 300% (começou a haver um aperto da lei relativamente a pirataria) e a partir dai e com o surgimento das consolas da Nintendo e da Sega o Spectrum foi lentamente morrendo.
 
E o que tem isso tudo que escreveste a ver com BBSs? BBSs há desde os anos 70, e ainda há algumas.


Eu escrevi isto, em resposta a um user:

Post Original de Zoo TV
Se te tivesses dado ao trabalho de clicar no link do 1º post terias tirado todas as dúvidas e mais algumas.

Tens noção, penso eu, que em 1982 ainda não existiam PC's em Portugal, nem internet, nem consolas de jogos de jeito, nem nada. O Spectrum foi provavelmente o primeiro computador acessível a algumas bolsas.


E tu respondeste isto:

Já haviam modems e BBSs na altura.


Por isso apenas te elucidei que a tua resposta em nada invalida o que eu havia referido ao outro user e que as BBS's nada têm a ver com o que eu havia dito.

As BBS's até podiam exitir desde o tempo de Cristo que em nada mudava o que disse, pois o acesso à internet em 1982 era limitadíssima e exclusiva de uns poucos (mesmo muito poucos), tal como já expliquei.

B Cool :)
 
Ora aqui está um aniversário que não deve passar esquecido.

Que saudades!
Estou na mesma situação do Cabalo. A minha máquina também era um Timex 2048 e boas recordações tenho dela.
Na altura, e mesmo sendo uma espécie de "irmão-gémeo falso" do Spectrum 48K (sim... acho que lhe podemos chamar isso) era responsável por criar alguma inveja por parte de quem tinha o Spectrum 48K.
Vejamos:
1. Interruptor on-off. O Spectrum não tinha e quanto pessoal não queimava o circuito por desligar o bicho à bruta.
2. Teclas de plástico e Barra de Espaços. Spectrum, borrachinha que saltava com o uso intenso e barra de espaços, népia.
3. Já não me recordo bem, mas acho que o Spectrum não era silencioso a fazer o load da cassete. Ouvia-se sempre o ruído, ao passo que no Timex não se ouvia nada.
4. E pronto... tinha assim um chassis mais elaborado do que o Spectrum, mas no fundo, no interior, a máquina era a mesma :)

A minha máquina era o Timex, mas tive a oportunidade de fazer uns test-drive's a um Spectrum 16K e um 48K que ainda o tive algumas semanas valentes.
Depois do Timex 2048, ofereceram-me um Spectrum 128K (um amigalhaço que entretanto comprou a máquina de sonho dele, um Amiga 500).
Também passei pelo Spectrum +2, e posso dizer que (durante uns tempos) fui o único gajo na escolinha que sabia o que raio era e como se usava a drive do Spectrum +3. Foi sol de pouca dura, mas deu para me armar em maior durante uns tempitos.
 
Estou neste momento a olhar para o meu Timex2048 aqui na estante ao meu lado, protegidinho numa caixa de acrilico, com sacos anti-estática.

Amo aquilo. Muito obrigado por tudo o que me proporcionou.

Sinto-me velho e saudoso quando toco naquelas teclas...

Mas tu estás mesmo velho, é natural :205:

Eu tinha um MSX, os jogos eram iguaizinhos ao Spectrum, mas a máquina era diferente. E lembro-me que alguns jogos pareciam mais elaborados do que no Spectrum. Lembro-me de andar a comprar cassetes de jogos a 150 escudos. Era uma emoção chegar a casa e exprimentar um jogo novo, que por vezes não funcionava. Há uns tempos ouvi dizer que na altura havia pirataria dos jogos através de emissões rádio, é verdade?
 
Aaaaaah...que nostálgia...ainda me lembro da raiva que me dava o Double Dragon,em que em 8 loadings,falhava 7...belos tempos...o meu 128k ta ali guardadinho.É um tesouro.
 
timex2.jpg


O meu era este, que saudades :\
Foi 2 vezes a arranjar, levava poucas levava a jogar 1942. LOL
 
Última edição:
Spectrum rules, foi o meu maior vicio de sempre :)

Tive um destes, o 128k +2:

Sinclair_Spectrum+2_System_s1.jpg


Ah, e já agora o mítico comando:

load1.gif


:D
 
PARABÉNS SPECTRUM !!! :001:

Ai que saudades... :(

As revistas "Microhobby"... Os jogos fabulosos... como o pessoal se juntava na altura para passar tardes e/ou noites em frente ao Televisor ou Monitor "Neptun 156" (Fósforo Verde ou Laranja)...
 
Última edição pelo moderador:
O velhinho load ""E

Ahh caramba, ainda me lembro dos ultimoa passos do bicho na altura do mundial de 1994, eu e o meu primo punhamos jogos a correr enquanto davam os jogos, e depois era ver se o jogo tinha entrado ou não, sim porque aquilo demorava meia hora a correr dados e no final o carregamento do jogo podia ter dado ou não LOL.

Grande tempos, ainda me lembro de programar um relogio em basic com a maquina. :D
 
Correcto, o ZX Spectrum era um computador e não uma consola.
Nenhum jogo levava 30 minutos a entrar. A velocidade da cassete era 2400bps. 48K a 2400bps são cerca de 164 segundos e um jogo nunca conseguia usar os 48K inteiros. Aquilo é que parecia eterno :)

Tenho uma colecção de ZX Spectrum desde um 16K upgraded para 48K ao 128K+3 (falta-me o 128K original), mais a interface 1 e alguns ZX Microdrive.
Os Timex apareceram depois sendo um clone mais avançado: O Timex 2048 e o Timex 2068 com leitor de cartridges (cartuchos).
Dos Timex também tenho uma coleção: Timex 1000, Timex 1500, Timex 2048, Timex 2068 (americano e o Portugues) e uma longa lista de perifericos.

BTW: Parabéns ZX Spectrum e parabéns Sir Clive Sinclair por uma fabulosa maquina.
 
Back
Topo