1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

ZXS Recordar o Spectrum

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por TigerClaw, 16 de Abril de 2002. (Respostas: 156; Visualizações: 21505)

  1. greven

    greven Folding Artist

    Grandes tempos... Jogar Itália 90

    [​IMG]

    Pang

    [​IMG]

    E claro, o grande Paperboy

    [​IMG]

    O pessoal de hoje em dia reclama se um jogo demora 1 minuto para entrar. Passava tardes inteiras ouvir aquele barulho infernal :D à espera por vezes 30 minutos para dar erro no fim. :D

    E se gostam dos sons do loading do spectrum curtam esta banda. :D The Depreciation Guild: http://www.inhergentlejaws.com/

    É grátis o download no site. Tem algumas samples de jogos, incluindo spectrum. O spectrum foi criado 2 meses depois de eu nascer. :D Tou velho. :p
     
    Última edição: 24 de Abril de 2008
  2. Kiltak

    Kiltak Power Member

    Também tinha um Spectrum 128K, dos 30 minutos de loading lembro-me do R-Type por ex. Ainda me entreti a programar em basic: ainda fiz dois jogos tipo blockout :P

    Outros tempos... que post mais saudosista :D
     
  3. sttranger

    sttranger Power Member

    epa n me facam chorar, q nostalgia....... qd eu era pequenino....... agora fiquei com saudades do barulho dos jogos a entrar e as manhas cos fios no gravador.....
     
  4. xernobyl

    xernobyl Power Member

    E o que tem isso tudo que escreveste a ver com BBSs? BBSs há desde os anos 70, e ainda há algumas.

    Os gajos usam uma NES. Se querem musica feita com o loading da Spectrum, que é um programa a sério têm isto: http://www.pouet.net/prod.php?which=30929

    O mês passado comprei um Competition Pro novo para a minha Atari STE e para a Spectrum ;)

    [​IMG]
     
    Última edição: 24 de Abril de 2008
  5. Cabalo

    Cabalo Power Member

    Estou neste momento a olhar para o meu Timex2048 aqui na estante ao meu lado, protegidinho numa caixa de acrilico, com sacos anti-estática.

    Amo aquilo. Muito obrigado por tudo o que me proporcionou.

    Sinto-me velho e saudoso quando toco naquelas teclas...
     
  6. bathombre

    bathombre Power Member

    O meu primeiro spectrum também foi um 128k. E lembro-me até hoje dos primeiros jogos que comprei na altura, Dragon, Renegade III e the Fly.
    Já nem me lembro quanto é que o meu pai deu por isto, mas recordo-me que havia lojas que só vendiam isto. Havia uma em Odivelas, onde agora está situado um loja de cozinhas e de casa de banhos, que tinha imensa oferta. E também havia um supermercado onde está agora o Feira Nova de Telheiras, que tinha imensos jogos. Outros tempos.
    Mas o melhor era o preço dos jogos, eram verdadeiras pechinchas, mesmo para altura (isto porque era praticamente tudo pirata, mesmo nas grandes superfícies), depois de um dia para o outro o preço inflacionou em 300% (começou a haver um aperto da lei relativamente a pirataria) e a partir dai e com o surgimento das consolas da Nintendo e da Sega o Spectrum foi lentamente morrendo.
     
  7. Zoo TV

    Zoo TV Power Member


    Eu escrevi isto, em resposta a um user:


    E tu respondeste isto:


    Por isso apenas te elucidei que a tua resposta em nada invalida o que eu havia referido ao outro user e que as BBS's nada têm a ver com o que eu havia dito.

    As BBS's até podiam exitir desde o tempo de Cristo que em nada mudava o que disse, pois o acesso à internet em 1982 era limitadíssima e exclusiva de uns poucos (mesmo muito poucos), tal como já expliquei.

    B Cool :)
     
  8. Craft

    Craft Power Member

    Ora aqui está um aniversário que não deve passar esquecido.

    Que saudades!
    Estou na mesma situação do Cabalo. A minha máquina também era um Timex 2048 e boas recordações tenho dela.
    Na altura, e mesmo sendo uma espécie de "irmão-gémeo falso" do Spectrum 48K (sim... acho que lhe podemos chamar isso) era responsável por criar alguma inveja por parte de quem tinha o Spectrum 48K.
    Vejamos:
    1. Interruptor on-off. O Spectrum não tinha e quanto pessoal não queimava o circuito por desligar o bicho à bruta.
    2. Teclas de plástico e Barra de Espaços. Spectrum, borrachinha que saltava com o uso intenso e barra de espaços, népia.
    3. Já não me recordo bem, mas acho que o Spectrum não era silencioso a fazer o load da cassete. Ouvia-se sempre o ruído, ao passo que no Timex não se ouvia nada.
    4. E pronto... tinha assim um chassis mais elaborado do que o Spectrum, mas no fundo, no interior, a máquina era a mesma :)

    A minha máquina era o Timex, mas tive a oportunidade de fazer uns test-drive's a um Spectrum 16K e um 48K que ainda o tive algumas semanas valentes.
    Depois do Timex 2048, ofereceram-me um Spectrum 128K (um amigalhaço que entretanto comprou a máquina de sonho dele, um Amiga 500).
    Também passei pelo Spectrum +2, e posso dizer que (durante uns tempos) fui o único gajo na escolinha que sabia o que raio era e como se usava a drive do Spectrum +3. Foi sol de pouca dura, mas deu para me armar em maior durante uns tempitos.
     
  9. rmgd

    rmgd Power Member

  10. Mas tu estás mesmo velho, é natural :205:

    Eu tinha um MSX, os jogos eram iguaizinhos ao Spectrum, mas a máquina era diferente. E lembro-me que alguns jogos pareciam mais elaborados do que no Spectrum. Lembro-me de andar a comprar cassetes de jogos a 150 escudos. Era uma emoção chegar a casa e exprimentar um jogo novo, que por vezes não funcionava. Há uns tempos ouvi dizer que na altura havia pirataria dos jogos através de emissões rádio, é verdade?
     
  11. STORMDRIV3R

    STORMDRIV3R Power Member

    Aaaaaah...que nostálgia...ainda me lembro da raiva que me dava o Double Dragon,em que em 8 loadings,falhava 7...belos tempos...o meu 128k ta ali guardadinho.É um tesouro.
     
  12. GameManiaK

    GameManiaK Power Member

    O mítico computador, fez anos ontem.... como é k vcs se lembram disto! Lol
    Parabéns!:joker:
     
  13. madsites

    madsites Power Member

    [​IMG]

    O meu era este, que saudades :\
    Foi 2 vezes a arranjar, levava poucas levava a jogar 1942. LOL
     
    Última edição: 24 de Abril de 2008
  14. timber

    timber Zwame Advisor

    Eu tive um destes

    [​IMG]

    Grande máquina
     
  15. omnisferactum

    omnisferactum Power Member

    Parabens ao spectrum se nao fosse este pequeno computador talvez nao existisse os jogos como são hoje.
     
  16. Spectrum rules, foi o meu maior vicio de sempre :)

    Tive um destes, o 128k +2:

    [​IMG]

    Ah, e já agora o mítico comando:

    [​IMG]

    :D
     
  17. nht

    nht

    PARABÉNS SPECTRUM !!! :001:

    Ai que saudades... :(

    As revistas "Microhobby"... Os jogos fabulosos... como o pessoal se juntava na altura para passar tardes e/ou noites em frente ao Televisor ou Monitor "Neptun 156" (Fósforo Verde ou Laranja)...
     
    Última edição pelo moderador: 5 de Junho de 2008
  18. Terrible_One

    Terrible_One Power Member

    O velhinho load ""E

    Ahh caramba, ainda me lembro dos ultimoa passos do bicho na altura do mundial de 1994, eu e o meu primo punhamos jogos a correr enquanto davam os jogos, e depois era ver se o jogo tinha entrado ou não, sim porque aquilo demorava meia hora a correr dados e no final o carregamento do jogo podia ter dado ou não LOL.

    Grande tempos, ainda me lembro de programar um relogio em basic com a maquina. :D
     
  19. NightRune

    NightRune Power Member

    Mas porque é que hão-de chamar Consola ao Spectrum? :rolleyes:

    É um Computador
     
    Última edição: 25 de Abril de 2008
  20. Correcto, o ZX Spectrum era um computador e não uma consola.
    Nenhum jogo levava 30 minutos a entrar. A velocidade da cassete era 2400bps. 48K a 2400bps são cerca de 164 segundos e um jogo nunca conseguia usar os 48K inteiros. Aquilo é que parecia eterno :)

    Tenho uma colecção de ZX Spectrum desde um 16K upgraded para 48K ao 128K+3 (falta-me o 128K original), mais a interface 1 e alguns ZX Microdrive.
    Os Timex apareceram depois sendo um clone mais avançado: O Timex 2048 e o Timex 2068 com leitor de cartridges (cartuchos).
    Dos Timex também tenho uma coleção: Timex 1000, Timex 1500, Timex 2048, Timex 2068 (americano e o Portugues) e uma longa lista de perifericos.

    BTW: Parabéns ZX Spectrum e parabéns Sir Clive Sinclair por uma fabulosa maquina.