ZXS Recordar o Spectrum

Tive a ler o tópico e vi que o pessoal ainda se lembra do barulhinho dos jogos a entrar, do tempo que era necessário para carregar os jogos e do tão adorado "loading error" :lol:...que nostalgia, que saudade...tou a gozar com isto que disse, porque eu ainda tenho um spectrum 128 +2A com montes de jogos e que ainda funciona...ainda ontem joguei um jogo para matar saudades :D
 
Se é o Carlos que trabalhou na Banon & Jesus comigo, foi quem fez o screen do jogo que fiz (Carlos Lopes em busca dos tenis perdidos). Ele tinha muito jeito para o Desenho.

Um dos jogos que teve também muito sucesso (até saiu na revista Exame Informatica 1x) foi o The Last Arkanoid.

Não fui eu que fiz, só descodifiquei o jogo todo (acho que tinha menos trabalho se o programasse de raiz :) ) e alterei-o. Na Altura não dava para os Timex, vi qual era o problema e resolvi-o. Acho que foi por isso que teve tanto sucesso.

Era muito fixe a loja, ainda hoje me arrependo de ter ido embora. A D. Rosa era muito fixe e o Sr. Jesus também (eram os donos da Banon & Jesus). Fica aqui um abraço para eles...

Paulo Sousa



Compravas jogos na Banon, Lda?
Também havia outra no M.Bica.

Acho que quem fez (ou ajudou a fazer) o Paradise Café era um bacano chamado Carlos que depois até cheguei a encontrar mais tarde.

Nessa altura era a Margem Sul em todo o seu esplendor. lol.
 
O Spectrum parece ter sido uma grande máquina que deixou muitos com saudades. Eu não cheguei a jogar muito no spectrum, mas lembro-me de alguns jogos como o Paradise Café. Grande malha lol.
 
Última edição:
Neptun 156

Olá a todos,

Sou também um orgulhoso detentor de um spectrum 128 k +2 e de um monitor Neptun 156. Alguém me poderia dizer onde consigo encontrar em cabo de ligação entre o spectrum e o Neptun 156?

Eu, à semelhança de alguns, também frequentava a loja Banon & Jesus no centro comercial renovação. Era da praxe, durante muitos anos, ir com amigos todos os Sábados de manhã, comprar jogos. Comprávamos todos jogos diferentes e depois trocávamos.

Que saudades...


Abraços
 
Tive também um spectrum 128k, foi lançado quando no ano em que nasci e recebi-o já andava na 2ª classe.

Fui agora ao site http://www.zxspectrum.net/ e que nostalgia...

Lembram-se de ter que afinar o som?
Os 20 minutos de espera... A imagem do jogo a aparecer linha a linha... para depois encravar.

Destaco os seguintes jogos: cybernoid, renegade, chukie egg, street fighter, cabal
Qual era aquele jogo que quando morriamos dizia RIP, rest in peace?

Deixei de jogar quando surgiu a megadrive, a partir daí foi sempre PC, nunca mais comprei consola nenhuma.
 
Olá a todos,

Sou também um orgulhoso detentor de um spectrum 128 k +2 e de um monitor Neptun 156. Alguém me poderia dizer onde consigo encontrar em cabo de ligação entre o spectrum e o Neptun 156?

Eu, à semelhança de alguns, também frequentava a loja Banon & Jesus no centro comercial renovação. Era da praxe, durante muitos anos, ir com amigos todos os Sábados de manhã, comprar jogos. Comprávamos todos jogos diferentes e depois trocávamos.

Que saudades...


Abraços

xiii a loja banon e jesus... bem me lembro disso, ja so me lembro dos jogos a 200 escudos( acho que era isso) mas que eram copias ne? tenho ideia que eles arranjavam um e copiavam depois volta e meia nao dava e tinha q ir la trocar

so que com a porcaria da afinaçao do gravador lembro me de ter q desligar um dos cabos la na loja para os convencer a trocar :D:D:D

ao lado havia uma loja com tshirts de metal para quem gostava :)

ainda tive o 48k la para 84 talvez... primeiro jogo que joguei - maziaks, ja matei saudades na net com esse jogo


editei pq vi o nome da dona da loja... d.rosa sempre em stress e a berrar para todos os lados hehe, bons tempos
 
Última edição:
xiii a loja banon e jesus... bem me lembro disso, ja so me lembro dos jogos a 200 escudos( acho que era isso) mas que eram copias ne? tenho ideia que eles arranjavam um e copiavam depois volta e meia nao dava e tinha q ir la trocar

Yep, eram gravados na altura. Se não tinham esperavas 15m e já estava, lol. Eu ainda comprei jogos a 50 escudos. O mais caro e último que comprei é que já foi a 200$00.

Ainda conheci montes de gente nessa loja. Tinham sempre um ou dois spectruns com um jogo carregado para curtires. Foi nesses que descobri o primeiro Barbarian, um dos grandes vicios. :P

Nessa altura não se falava que os jogos faziam mal às crianças e esse era bem agressivo, lol.
 
Tambem tenho um igual a este :D

Timex_2068_System_1.jpg


Já não brinco com ele a bastante tempo... apetece mesmo ir montar isso para ir jogar um bocado, mas o tempo que demora a carregar :p
Dá ultima vez que tive a brincar com ele fiz o download dos roms da internet e converti-os para .mp3 porque algumas das minhas tapes já não estavam muito boas.
 
Olá a todos,

Sou também um orgulhoso detentor de um spectrum 128 k +2 e de um monitor Neptun 156. Alguém me poderia dizer onde consigo encontrar em cabo de ligação entre o spectrum e o Neptun 156?

O meu neptun tá dead e um vizinho meu que tinha um +3 e um neptun deve ter deitado o cabo fora :( pelo que nao sei se daria no meu. O meu Neptun aceita só sinal de video composto. Arranjar fichas DIN de 5 pinos já é dificil.

Os 20 minutos de espera... A imagem do jogo a aparecer linha a linha... para depois encravar.

Nunca eram 20 minutos. Isso é um exagero. Jogos de 128K tinham quase sempre speedloaders.
Quanto muito seriam 4 minutos no maximo.

Qual era aquele jogo que quando morriamos dizia RIP, rest in peace?

Sir Lancelot?
 
Não só Sony mas Apple também.

Este teclado era muito melhor que o teclado do 48K de borracha, do de plastico e do que o do Plus e 128K (não estou a falar do +2/+3).
 
O meu neptun tá dead e um vizinho meu que tinha um +3 e um neptun deve ter deitado o cabo fora :( pelo que nao sei se daria no meu. O meu Neptun aceita só sinal de video composto. Arranjar fichas DIN de 5 pinos já é dificil.



É verdade, já tentei em vários locais tentar arranjar o cabo e até agora nada. É que jé nem tenho o cabo original e o pior é que não me lembro como era e sem ele não consigo explicar qual o cabo que pretendo.

Mais algumas ideias onde o poderei conseguir? Será que o fazem por encomenda?
 
PRimeiro tens que arranjar fichas DIN. O meu Neptun só usa 3 pinos da DIN de 5 pinos.
O do meio é a massa, um da ponta é o video composto e na outra ponta é o som (não sei qual deles é). No 128K vês no manual (se não tiveres, existe no WOS) qual o sinal de video composto e a massa. Compras um cabo com 2 fios (tipo phones stereo) e fazes o cabo.
Eu fiz um cabo a partir de um cabo de teclado que está avariado para o meu 2048, MAS o Neptun fez fssssssssss (deve ter sido um condensador qualquer que se borrou) e nao liga.
 
O Spectrum parece ter sido uma grande máquina que deixou muitos com saudades. Eu não cheguei a jogar muito no spectrum, mas lembro-me de alguns jogos como o Paradise Café. Grande malha lol.


Por falar em Paradise Cafe, por acaso sabem um site onde se possa sacar para pô-lo a correr sobre o windows?
Já encontrei num site, mas estava danificado o ficheiro, para além de não me recordar qual era esse site, nem sequer consigo encontrar outros sites... Pediram-me para arranjar... Se algum de vocês souber um site... avise... ;)
Thanks.
 
Era muito fixe a loja, ainda hoje me arrependo de ter ido embora. A D. Rosa era muito fixe e o Sr. Jesus também (eram os donos da Banon & Jesus). Fica aqui um abraço para eles...

O que eh feito da Dona Rosa?

Em 1987 tinha 11 anos que entrei naquela lojinha pela primeira vez... e comprei o meu primeiro jogo (Bruce Lee) pro meu Timex 2068... :D

Passados 2 anos ja andava a copiar e a vender jogos na Emidio e, gracas ao Paradise Cafe, fiz dinheiro suficiente pra comprar mais uns joginhos ;)

Ainda me lembro da cara da D. Rosa quando apareceu la um gajo de fato na loja. So depois fiquei a entender que copiar jogos era ilegal :(

Mas bons velhos tempos la na loja. Passei la horas a jogar o Sensible Soccer...
 
Back
Topo