ZXS Recordar o Spectrum

Apesar de ser muito puto na altura o meu pai tinha um spectrum e ainda me diverti muitas horas à custa dele. Belos momentos. Ainda me lembro de ver o meu pai a fazer cópias de jogos num gravador de cassetes (aqueles tipo tijolo) :D que pirata.
O meu pai rinha um daqueles programitas em que escreviamos o nome de uma pessoa e ele dizia-nos os dias de vida que a pessoa tinha. pra mim aquilo era do outro mundo :D

Bom topico, bons tempos

Load "" Enter
 
Spectrum rules, foi o meu maior vicio de sempre :)

Tive um destes, o 128k +2:

Sinclair_Spectrum+2_System_s1.jpg


Ah, e já agora o mítico comando:

load1.gif
Tenho um desses. É do meu pai.
Joguei varias vezes nele mas nunca inseri o fantastico comando porque na altura nem sequer sabia ler. Voces são uns velhos.
O meu pai tb tem o 16k mas nesse nunca toquei. Visto que não lia as cassetes.

Aquilo demorava tanto tempo a fazer o load.

Tenho uma request.
Alguem podia fazer o Carlos lopes à procura dos tenis perdidos e/ou o Paradise café para a TI-84? em assembly ou basic, era fixe por a minha geração a jogar isso outra vez.
 
cheguei a jogar muitos jogos no spectrum tinha eu uns 4 ou 5 anos eheh. muita porrada levou o meu spectrum quando ao fim de muito tempo dava o "TAPE LOADING ERROR" e depois tinha que andar de chave de fendas a finar o leitor :D brutal! bons tempos...
 
Xiii Spectrum 128k.... saudades...

Foi a minha primeira consola a sério, perdi-o numas mudanças, apenas consegui recuperar o transformador e alguns jogos.
Delirava com o Batman, Badlands e Xenophobe.
 
Por acaso gostava de comprar um spectrum.
Tavam a dizer que não dava para copiar as cassetes na aparelhagem por ser digital...isso não é verdade. Os dados gravados na K7 são analógicos, porem o spectrum é que os modula para digital (muito semelhante ao que acontecia com os modems de 56K).

Muita gente não conseguia compiar os jogos por vários factores:
1. Alinhamento de cabelas (Azimuth). Basta que o deck gravador ou leitor estejam ligeiramente desalinhados, para que a cópia não seja perfeita. Nas cassetes de musica isso tb acontece, porém como tocavam na mesma (com má qualidade) a malta não ligava.
2. Frequências. Os gravadores mais baratos com cassetes baratas tem tendencia a cortar frequencias mais altas. Só decks melhores é que conseguiam gravar frequencias mais altas (Sansui, Nakamichi, Sony...etc).
3. Nivel da gravação. Outro problema. Maior parte dos decks baratos tem tendencia a gravar com um nivel baixo em dbs. O que acontece é que o ruido de fundo da cassete faz com que os dados sejam mais dificeis de ler.
4. Copia de copia. Cada vez que se faz uma copia de K7 para outra K7 o ruido de fundo também é copiado, o que gera ainda mais ruido.


Os problemas ao carregar os jogos, eram baiscamente desalinhamenhos de azimuth do deck leitor em relação ao deck que gravou a cassete. etc etc etc.
Uma cassete bem gravada num deck bem alinhado elimina todos estes problemas. Qualquer deck de cassetes pode ser ligado ao spectrum. Até um Discman, desde que tenha o Audio do jogo lá gravado.

Eu quando comprar um spectrum, vou liga-lo directamente ao meu nakamichi. Para quem nao sabe, a Nakamichi é a melhor marca de decks de cassetes do mundo. Das poucas marcas que consegue gravar frequiencias de 21Khz e 22Khz numa cassete (sim....mais frequencias que CD de audio) dependendo do modelo.
 
Última edição:
caro amigo sabes de alguem que tenha o copiador pirata e possa mandar ou a imagem da kassete original obrigado eu vi num site brazileiro mas é uma imagem num formato esquisito e não consigo descompactar obrigado
 
O meu primeiro spectrum foi o 128k +2
ZX-Spectrum+2.jpg

Agora tenho 2(o 128k +2a preto e o 128k cinzento).O cinzento achei-o há 3 anos num contentor do lixo(um crime).Está a trabalhar.
Só não tenho cassetes para experimentar:sad1:
Quase todos os jogos que eu jogava nele foram mencionados....Que saudades...
 
Ainda tenho as minhas primeiras maquinas "Máquinas do meu pai"...
Um Sinclair 1K e lembro-me que tínhamos uma expansão para 4k, que fazia toda a diferença...hehe

E um 48k, que me lembro perfeitamente de ir buscar a loja com o meu pai...
sinclair.jpg
 
O meu primeiro spectrum foi o 128k +2
ZX-Spectrum+2.jpg

Agora tenho 2(o 128k +2a preto e o 128k cinzento).O cinzento achei-o há 3 anos num contentor do lixo(um crime).Está a trabalhar.
Só não tenho cassetes para experimentar:sad1:
Quase todos os jogos que eu jogava nele foram mencionados....Que saudades...


Quem não jogou num destes,não sabe o que é ser feliz :Winkani:
 
Boas.

Tenho um Spectrum mas o meu leitor de cassetes avariou faz tempo.

Alguém sabe onde poderei obter um adequado para jogar nas velhas cassetes?
 
Última edição pelo moderador:
Não sei se pode interessar mas tenho seguido um canal em parte dedicado ao mundo dos computadores e jogos dos anos 80.

Hoje o canal subia um vídeo que me deixou muito bom gosto com jogos e músicas de alguns deles, algum desse jogos lembrou-me muito os tons que temos na Mega Drive e vim aqui procurar por tema relacionado com estes computadores e já que o tópico está um bocado parado, talvez interesse para o ir alimentando e aos seus possiveis interessados, recomendo que vejam o vídeo e o canal porque costumam falar de vários temas relacionados com Amstrad, ZX Spectrum, Sinclair e outros, tal como falam da Demoscene ou dos locais de reunião de interessados e novos jogos.

Eu nunca joguei nestes computadores mas parecem-me interessantes.

Deixo o vídeo.

 
Muito bom, dos jogos que ele mostrou só joguei a um... Jet Pack [emoji16]e eu a pensar que tinha jogado quase tudo.
Era tão feliz e não ligava a gráficos [emoji23]
 
Muito bom, dos jogos que ele mostrou só joguei a um... Jet Pack [emoji16]e eu a pensar que tinha jogado quase tudo.
Era tão feliz e não ligava a gráficos [emoji23]

Vale a pena veres os jogos até falaram de um de autores portugueses, ou seja existem programadores portugueses a trabalhar sobre jogos dedicados a esses sistemas, devem ser pessoas já com barba rija e que o fazem por gosto é bom que se dê a conhecer estes factos eu por exemplo nem sabia que ainda se desenvolve e muito para esses sistemas.

A música do jogo de Ninjas que o Respergu pediu para subir a música fez-me lembrar o chiptune da MD e fiquei maravilhado com aquele som.
 
Back
Topo