1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Recriar protecção de pastas HP no XP

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por johnye_pt, 23 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 1; Visualizações: 1081)

  1. johnye_pt

    johnye_pt Power Member

    Boas.

    Confiaram-me um HP 530 do e-escolas para fazer uma "limpeza" à bicharada que anda lá metida. Como é óbvio, levou com os DVDs de recuperação em cima ;)

    O disco está repartido em 2: a primeira partição tem o Windows Vista, e a segunda os ficheiros de recuperação. Na partição de recuperação existe uma pasta visível (tudo o resto está oculto) chamada RECOVERY, cujo ícone é um cadeado e o conteúdo é semelhante ao seguinte, mas em português:

    [​IMG]

    Para este efeito usaram os ficheiros desktop.ini + protect.ed (RTF com extensão alterada para .ED), o ficheiro C:\WINDOWS\System32\ShellvRTF.dll, e a chave de registo HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{7F67036B-66F1-411A-AD85-759FB9C5B0DB}.

    Naturalmente achei que isto também seria útil no XP para proteger o conteúdo de algumas pastas de utilizadores menos experientes, no entanto não consegui reproduzir este efeito.

    Procurei no google por soluções, e apenas encontrei esta página em espanhol, mas não especifica se é para XP ou Vista.

    Também coloquei uma pergunta no computing.net, para já sem respostas.

    Quero reproduzir este efeito numa pasta do XP sem recorrer a software de terceiros. Alguém quer testar isto noutro XP ou Vista? Ou melhor ainda, alguém tem um portátil HP com XP de fábrica que mostre o mesmo aviso numa pasta da segunda partição?
     
  2. johnye_pt

    johnye_pt Power Member

    Problema resolvido! (ver EDIT no fim deste post)

    Passos para proteger o conteúdo de uma pasta:

    1. Cria o ficheiro PROTECTED.REG, abre no notepad e cola o seguinte texto:

    2. Corre o ficheiro PROTECTED.REG (duplo clique);

    3. Descarrega o ficheiro PROTECTED.ZIP do fundo desta página;

    4. Extrai o ficheiro SHELLVRTF.DLL de dentro de PROTECTED.ZIP para C:\WINDOWS\SYSTEM32

    5. Iniciar, executar, e escreve:
    Aparece uma mensagem a confirmar o registo do DLL.

    6. Extrai o ficheiro PROTECT.ED de dentro de PROTECTED.ZIP para a pasta que queres proteger;

    7. Cria/edita o ficheiro desktop.ini dentro da pasta que queres proteger e cola o seguintes texto:

    8. Adiciona o atributo de Sistema (era isto que me faltava ;) ) à pasta que queres proteger, e os atributos de SISTEMA e OCULTO aos ficheiros DESKTOP.INI e PROTECT.ED. Não sabes como? Vamos supor que a pasta que queres proteger chama-se PASTA3 e está em C:\PASTA1\PASTA 2\PASTA3. Abre a linha de comandos (Iniciar, executar, cmd) e escreve os seguintes comandos:
    9. E pronto! Para protegeres mais pastas, basta copiares os ficheiros DESKTOP.INI e PROTECT.ED desta pasta para a nova e repetires o passo 8.

    Se quiseres desproteger a pasta, tira o atributo de SISTEMA da pasta (attrib -s PASTA3), ou abre o ficheiro DESKTOP.INI através da barra de endereço do explorador do windows (C:\PASTA1\PASTA 2\PASTA3\DESKTOP.INI) e acrescenta uma letra ou um número à chave que se encontra entre chavetas.

    Divirtam-se!



    EDIT: Simplifiquei todo o processo para apenas 3 passos. Correr um executável, extrair os ficheiros desktop.ini e protect.ed para a pasta a proteger, e adicionar o atributo de sistema à pasta. Está tudo explicado no comentário do SHELLVRTF.RAR criado por mim ;)
     
    Última edição: 24 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página