1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria Recuperação de dados de um disco externo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por PlayDead, 6 de Agosto de 2012. (Respostas: 6; Visualizações: 837)

1. PlayDead

PlayDead Power Member

Boa noite,
    é o seguinte: o disco externo da minha Maria avariou, e tinha lá basicamente as fotos de uma vida inteira. Ela está completamente desesperada..

Fomos à PC Clinic e à Worten procurar soluções, e ambas disseram que para arranjar o disco era um determinado valor, mas que não garantia a recuperação dos dados. Para garantir isso era preciso pagar 990€ porque tinham de usar as máquinas que há na fábrica, todas XPTO, porque o disco está selado em vácuo e o camandro...

A questão é que não queremos mesmo correr riscos, mas 990€ é um balúrdio...

E eu tenho aqui uma dúvida: os ficheiros estão guardados em células de memória, e quando fazemos "delete" na realidade não apagamos o ficheiro, dizemos apenas que aquela célula de memória está livre para ser usada, isto é, só quando se gravar outra coisa por cima é que efectivamente o ficheiro antigo é perdido. De grosso modo é isto, correcto?

Teoricamente, e é aqui que queria ouvir opiniões, se o problema não estiver na memória em si mas noutros componentes do disco, posso mandar arranjar o disco e usar programas de recuperação de ficheiros, ou não? Isto porque se a memória estiver boa eles não vão mexer nela e por isso os ficheiros continuam lá...supostamente.

Alguém me dá umas luzes?

EDIT: esqueci-me de dizer que o disco está avariado! O PC não reconhece o disco sequer...
    Os dados não foram apagados. Eles estão lá, simplesmente não conseguimos aceder ao disco.

Última edição: 6 de Agosto de 2012
  2. Boas

O que aconteceu ao disco? Houve quedas? Problemas electricos?
    Que disco está no interior da caixa?

3. PlayDead

PlayDead Power Member

Nada, literalmente. A Maria usou-o na noite anterior e no dia seguinte deixou de dar.

O disco está como veio da loja, por isso a resposta é sim.

4. Eventualmente pode ser uma coisa relativamente barata, mas para isso tem que diagnosticar correctamente o disco.

5. PlayDead

PlayDead Power Member

Mas essa era a minha dúvida.

Se a avaria for noutro sitio que não a memória propriamente dita, ao mudar esse componente os dados continuam lá correcto?
    Se calhar as coisas não são assim tão lineares xD

Última edição pelo moderador: 8 de Agosto de 2012
  6. Shota tiger

Shota tiger Power Member

Playdead, experimenta meter o disco noutra caixa e vê se resolve

7. megabbyte

megabbyte Power Member

Poderá ter sido danificado por varias questões.. Ondas magnéticas, telemóveis em cima do disco.. Abanalo quando esta ligado.. Imens... Etc.. Experimenta liga-lo directamente ao pc sem caixa, e vê se é reconhecido na bios e Windows.. Caso nao seja, acho q tens q recorrer a serviços especializados.. Mas nunca worten nem fnacs.. Empresas profissionais para o efeito.. Se a informação é mt importante..

Partilhar esta Página