Recuperação de dados Disco Rigido com TestDisk

joanarevez

Suspenso
Olá boa noite,
Em primeiro lugar, não tenho a certeza se este será o lugar ideal para este tópico, mas caso não seja peço desculpa.

Já ando à semanas um pouco desesperada.
Tinha um disco rigido Sata de 500GB da Samsung com duas partições, uma com o windows e outra partição cheia de dados importantes como documentos e fotografias. O disco de um momento para o outro deixou totalmente de trabalhar e ficou parado por volta de um ano e tal, até eu descobrir que caso fosse o PCB queimado se poderia trocar, fiz a troca recentemente e consegui por o disco a funcionar, apesar do disco rigido fazer de vez em quando uns estalados constantes. Assim que o liguei consegui aceder aos ficheiros, porém o disco estava um pouco lento a copiar os ficheiros para o meu portatil, e como tinha de sair nessa altura decidi desliga-lo e adiar a copia dos ficheiros...

Mais tarde, quando volto já não consigo aceder aos ficheiros e o disco pedia-me para formatar onde que fosse o pc que o ligasse, Como já conhecia o programa do GetDataBack, pensei que não haveria problema depois de o formatar tentar recuperar as coisas.

Mas infelizmente foi preciso mais de 10 programas de recuperação e nada.. Alguns encontravam arquivos em RAW, mas como desconheço prossegui a pesquisa até que tentei o PC Tools File Recover e o MiniToolPowerData no qual com cada um consegui encontrar diferentes ficheiros e pastas que lá tinha. Consegui recuperar alguns dados, mas não todos, pois o disco só deixa procurar até 3% e depois começa o tal barulho e sou obrigada a parar a pesquisa. Portanto já sei que alguns sectores estão danificados.

Como ainda não perdi a esperança de tentar recuperar mais alguma coisinha, tentei o famoso TestDisk, criei o tal Log, entrei no modo Advanced Filesystem Utils, no TYPE escolhi mudar a partição que está em modo RAW para NTFS, fiz o BOOT, o Rebuild BS e esperei até que corresse os sectores todos do disco, mas quando terminou, em vez podermos prosseguir para mostrar a lista dos ficheiros voltou ao menu anterior do BOOT, onde diz que os sectores estão em mau estado.. Porém reparei que na pasta do programa ficou gravado um ficheiro chamado "TestDisk.log" com 127GB em ficheiro de texto..

Será que existe alguma forma de através deste ficheiro recuperar algo? Caso não, devo tentar o PhotoRec no disco ou quando acabar de ler os sectores corro o risco de acontecer o mesmo e não dar? Pelo menos gostaria de recuperar as fotos que lá estão.

Li também posteriormente que o disco tinha de estar em Slave, coisa que o meu não está (penso eu), pois não especifica no disco como se faz para o deixar em slave, não sei se é igual em todos os discos, e nem sequer tem a peçazinha para o colocar.. de qualquer maneira penso que também não tenha muito a ver com a recuperação pois é devido aos sectores danificados..

A minha dúvida é mesmo relativamente ao ficheiro TestDisk.. será que existe alguma forma de recuperar algo com este ficheiro?

Lamento ter sido bastante longa, mas o desespero faz disto!

Agradeço toda ajuda que vier,
Cumprimentos!
 
Última edição:
Boas

Ao teres mudado a PCB, podes ter colocado o disco a funcionar, mas o que é que aconteceu ao disco inicialmente? Pelos clicks que dizes que faz, terás problemas nas cabeças de leitura (podem estar a ser causados por uma PCB nao compativel a 100%).
Mas o que é certo, é que estarás a danificar cada mais o disco e arriscas-te a perder os dados de vez.
 
ir eplo básico, fazer chkdsk se possivel com recuperação. chkdks c: /f /r se não estou em erro. tentar software da marca do disco para o analisar e só depois correr os recuperadores. mas pelos clicks tudo isso deve ir estragando alguma coisa.
 
Não consigo responder as tuas perguntas, mas vou contar o meu caso, pode ser que ajude.

Tinha um disco estragado, que quando metia qualquer programa de recuperação de dados ele chegava a meio e parava, testei vários programas e acontecia sempre o mesmo com todos os programas.

Até qie fiz uma pesquisa na net e vi isto num site " quando todos os outros falharem, teste com o nosso (programa) claro.

Testei com o dito programa e ele foi até ao fim, e consegui recuperar dados, não todos, claro, mas com os outros programas não conseguia recuperar nada por ele parar a meio.

Nome do programa: Zero Assumption Recovery
 
Boas

Ao teres mudado a PCB, podes ter colocado o disco a funcionar, mas o que é que aconteceu ao disco inicialmente? Pelos clicks que dizes que faz, terás problemas nas cabeças de leitura (podem estar a ser causados por uma PCB nao compativel a 100%).
Mas o que é certo, é que estarás a danificar cada mais o disco e arriscas-te a perder os dados de vez.

Inicialmente quando? Depois de mudar? Liguei como disco externo e ele ligou normalmente apesar de estar um pouco lento, aparecendo a pasta com as duas partições que tinha, e quando comecei a copiar os dados fez o tal barulho. Como a copia dos ficheiros estava lenta resolvi desligar tudo e mais tarde voltar a copiar as coisas uma por uma com mais calma. Mas quando voltei a ligar pediu-me para formatar.. e nao tive outra hipotese...

Até pode ser, mas eu antes de comprar tive o cuidado de verificar o PCB, a marca, o modelo da placa, o número do motor chip e do main chip... é uma placa identica mesmo.


ir eplo básico, fazer chkdsk se possivel com recuperação. chkdks c: /f /r se não estou em erro. tentar software da marca do disco para o analisar e só depois correr os recuperadores. mas pelos clicks tudo isso deve ir estragando alguma coisa.

Já tentei o básicos dos básicos claro, mas no Stage 5 o disco chega ao tal sector a partir dos 3000000 e tal, e começa o barulho e fica-se por ali.


Não consigo responder as tuas perguntas, mas vou contar o meu caso, pode ser que ajude.

Tinha um disco estragado, que quando metia qualquer programa de recuperação de dados ele chegava a meio e parava, testei vários programas e acontecia sempre o mesmo com todos os programas.

Até qie fiz uma pesquisa na net e vi isto num site " quando todos os outros falharem, teste com o nosso (programa) claro.

Testei com o dito programa e ele foi até ao fim, e consegui recuperar dados, não todos, claro, mas com os outros programas não conseguia recuperar nada por ele parar a meio.

Nome do programa: Zero Assumption Recovery

Acredita que eu já tentei esse, e tal como os outros chega aos 3 por cento e pára a leitura :/


De qualquer forma agradeço a todos pela vossa atenção e respostas. Mas a minha dúvida era mesmo se conseguia recuperar + algo através do ficheiro log de 127GB que ficou gravado no meu pc depois da analise testdisk... porque acho que já não vou ter sorte quanto aos programas e ainda calho a ficar mesmo sem nadinha.

Cumprimentos a todos e mais uma vez obrigada! :)
 
Boas :) ja me apareceram alguns casos desses :) R-Studio foi a solucao para o problema :) um software muito porreirolas que analisa os dados de forma muito porreiro :) e consegue mesmo detectar ficheiros parcialmente sobre-escritos :) quase de certeza que te resolve isso :) ja me ajudou a recuperar muitos ficheiros mesmo em particoes e pratos ja algo danificados antigos! :)

Cumps ;)

EDIT: Dicas rapidas para evitar que percas mais coisas no disco, evita o ter ligado ate ser mesmo para começar a pesquisar e recuperar dados quando o tiveres ligado desliga o antivirus que alguns tem a mania que fazer escritas temporarias em blocos vazios como forma de proteccao,
 
Última edição:
Primeiro, deve fazer é uma clonagem do disco para um bom e nunca tentar extrair dados de um disco "moribundo". Depois, dessa copia é que se tentam extrair os ficheiros.
O teu disco deve estar a sofrer de problemas de cabeças.
 
Boas :) ja me apareceram alguns casos desses :) R-Studio foi a solucao para o problema :) um software muito porreirolas que analisa os dados de forma muito porreiro :) e consegue mesmo detectar ficheiros parcialmente sobre-escritos :) quase de certeza que te resolve isso :) ja me ajudou a recuperar muitos ficheiros mesmo em particoes e pratos ja algo danificados antigos! :)

Cumps ;)

EDIT: Dicas rapidas para evitar que percas mais coisas no disco, evita o ter ligado ate ser mesmo para começar a pesquisar e recuperar dados quando o tiveres ligado desliga o antivirus que alguns tem a mania que fazer escritas temporarias em blocos vazios como forma de proteccao,

Obrigada pela sugestão mas até O R-Studio já tentei, a versão 6.1.. de qualquer forma já não consigo fazer mais nada no disco...

Queria mesmo era através do log do testdisk com que fiquei fazer algo.. Mas não sei que tipo de ficheiro é, se é uma imagem do disco ou algo assim que estivesse codificado.

Primeiro, deve fazer é uma clonagem do disco para um bom e nunca tentar extrair dados de um disco "moribundo". Depois, dessa copia é que se tentam extrair os ficheiros.
O teu disco deve estar a sofrer de problemas de cabeças.

Infelizmente não tenho assim tantos conhecimentos, se soubesse disto tudo antes muito menos tinha desligado o disco rigido na primeira vez que o liguei!


Quanto ao ficheiro testdisk.log de 127Gb com que fiquei, ninguém me sabe especificar se contém a imagem do disco até ele ter parado e se é possível extrair conteudo dai? Sem estar a mexer mais no disco?

Cumptos,
Joana Revez!
 
Boas, tenho uma situação semelhante mas nem sei por onde começar! Tenho um Hard Drive de 160 gb de um portatil Toshiba que, devido a uma pancada na zona do teclado/mouse, começou a fazer uma barulho (ticticitic). Funconou uns dias e depois deixou de arrancar: ligava o PC e ficava na barra do windows, não passava disso. Entretanto foi substituido. Agora queria saber como posso recuperar ficheiros que ficaram no disco. Para além da recomendação de Programas e procedimento, a minha principal duvido é como liga-lo? Posso trabalhar nele como sendo um disco externo? (metendo numa caixa usb?) No fundo o desafio é recuperar um morto... Obrigado! E desculpa joanarevez estar a invadir o topico, mas parece-me ser quase a mesma situação.
 
Boas, tenho uma situação semelhante mas nem sei por onde começar! Tenho um Hard Drive de 160 gb de um portatil Toshiba que, devido a uma pancada na zona do teclado/mouse, começou a fazer uma barulho (ticticitic). Funconou uns dias e depois deixou de arrancar: ligava o PC e ficava na barra do windows, não passava disso. Entretanto foi substituido. Agora queria saber como posso recuperar ficheiros que ficaram no disco. Para além da recomendação de Programas e procedimento, a minha principal duvido é como liga-lo? Posso trabalhar nele como sendo um disco externo? (metendo numa caixa usb?) No fundo o desafio é recuperar um morto... Obrigado! E desculpa joanarevez estar a invadir o topico, mas parece-me ser quase a mesma situação.

Não tenho conhecimentos por ai além, mas no teu caso penso que é mais fácil como ainda não formaste nada, experimenta a coisa mais simples, coloca-o como disco externo e vê se abre a pasta do windows e consegues aceder às tuas coisas.. Agora se não der aí já é outro assunto.. e podes tentar os programas.

:)
 
Se faz clicclic e após pancadas, 99% de certeza de serem cabeças danificadas. Nao é DIY. Se os dados são importantes....
 
Back
Topo