1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Recuperação de dados

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por yOURsELF, 17 de Setembro de 2008. (Respostas: 1; Visualizações: 461)

1. yOURsELF

yOURsELF Power Member

Boas. Tenho uma dúvida para a qual ainda não achei resposta. Digamos que elimino uns ficheiros sem querer e mais tarde quero recuperá-los com um dos muitos softwares que aí ainda. Pela teoria o que percebi foi que tal seria possível se os sectores do disco, onde o ficheiro estava armazenado, não forem "preenchidos" com outro ficheiro. Assim a minha dúvida era em relação a um disco totalmente cheio ou pelo menos a 99% da sua capacidade, isso indicaria que seria impossível recuperar ficheiros anteriormente eliminados pelo SO pois todos os sectores estariam ocupados pelos novos ficheiros? Tirem-me esta dúvida por favor ;)

2. olly

olly Power Member

Normalmente, o que um SO faz, quando eliminamos um ficheiro é devolver a informação de que o espaço ocupado pelo mesmo está disponível para escrita. Na prática esse ficheiro ainda lá está e pode ser recuperado, pelo menos até o SO escrever algo sobre ele.

Se o disco está cheio (ou a 99%) parte-se do princípio que o SO já "encheu" todos os espaços disponíveis em disco.

Aparte: A formatação procede da mesma forma (excepto a formatação de baixo nível), devolve a informação de que os sectores em disco estão prontos a serem escritos quando, na realidade, os dados estão lá todos...

Partilhar esta Página