Dúvida Recuperando um "dinossauro".

sebara

Power Member
Boas.

Tenho um computador de secretária em casa comprado em 2006 que ultimamente só anda a apanhar pó porque existem outros computadores em casa e apetece-me torna-lo útil, para ser usado por outras pessoas para trabalhos de escola, navegação na internet e afins.

Verifiquei que tem:

-HD de 160GB
-Memória Ram DDR2 de 512 mb com 266MHz
-Um processador Intel Celeron de 3.06 GHz

Verifiquei que foi possível instalar-lhe o Windows 8 mas como é obvio, ficou bastante lento e algo me diz que aumentando a ram consigo resolver o problema. Mas será assim tão simples? Basta aumentar a ram para 2GB ou 4GB e fica mais rápido ou devo fazer outras alterações para que haja mais eficiência? Que cuidados devo ter com a referência por exemplo, a frequência.

P.S.-O computador não será utilizado para jogos, provavelmente só aqueles do miniclip e afins :P.

Agradeço desde já qualquer ajuda.
 
Mete Linux nisso que, para o que referes, serve perfeitamente e fica mais rápido que com Windows, já que são necessários menos recursos, em especial se fores para ambientes gráficos tipo XFCE ou LXDE.
Se meteres mais 512KB de RAM melhor.
 
Mete Linux nisso que, para o que referes, serve perfeitamente e fica mais rápido que com Windows, já que são necessários menos recursos, em especial se fores para ambientes gráficos tipo XFCE ou LXDE.
Se meteres mais 512KB de RAM melhor.

Com 512KB de ram, duvido que faça alguma coisa :P
Como o Jack disse, mete isso a correr linux que fica muito melhor :)
 
essa ram parece me muito desactualizada para 2006

aconselho a meteres 2gb de ddr 400 o problema vai ser arranja-los a preços decentes e que valha a pena

se nao arranjares mete linux...
 
acho q ram nao resolve de todo o problema com o windows 8, mas se arranjares um processador um pouco mais forte, com 2gb de ram isso fica bom, mas com um xp era ideal por causa do office, pois com o windows 8 o teu office vai breikar tanto..
 
não te squeças da grafica , o windows 8 requer mais qualidade grafica que o xp , provavelmente iras precisar de 256mb com dx 9c , eu tenho 1 dinossauro a fazer de home cine ligado a 1 ldc 32" ,e o velhinho aguentra-se bem , mas é um velho p4 com os seus truques essenciais , tal como:
arranja 1 cpu com Hyper-Threading (simula virtualmente 1cpu fisico em 2 virtuais) preferencia 3.0ghz/1m/800fsb a 3.4/1/800
as memorias mete 2 iguais e aproveita a Dual Channel (fornecem o dobro da largura de dados )
usa memorias ddr 400 kingston ,elas teem uma habilidade de adaptarem a varias frequencias/boards facilmente

Se pretender executar o Windows 8 no seu PC, precisa do seguinte:(cipiei do site da microsoft)


  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido, com suporte para PAE, NX e SSE2 (mais informações)
  • RAM: 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
  • Espaço no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  • Placa gráfica: Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM

    o meu velho aguenta-se num samsung 32" e ve filmes em 720p sem travar com as caractristicas:
    cpu: 3.0ghz/1m/800fsb com Hyper-Threading
    2x 512mb ddr kingston Dual Channel
    grafica onboard extreme intel grafics 256mb dx9
    disco sata de 80g
    fonte 350w

    como ves os dinossauros ainda teem muita utilidade
 
Se as memorias sao DDR2 a 266Mhz na realidade sao DDR2-533 PC4200, basta ter nocoes basicas do que DDR significa para perceber, alias um Celeron 3Ghz vai ser skt775 o que aumenta a probabilidade de ser DDR2.

Eu adicionava +1Gb 533 ou 667 se a board suportar e ficava por aí
 
Que recomendam fazer com esta minha reliquia:

P4, socket 478 @ 3.2ghz single core
1 ou 2 gb ram ddr (nao me lembro)
EAH3850 512MB AGP
320GB HDD
 
Sinceramente acho que não vale a pena gastares mais dinheiro com esse sistema...
Depende do que eles pretendem fazer com o pc. Quando eu e o Filipe tentamos recuperar o dinossauro da irma dele gastou-se 0€. Foi tudo feito com pecas velhas, e eu troquei a minha caixa por uma nova e ofereci a minha, etc. E claro que de um sistema antigo nao se pode esperar grande coisa, mas nao e impossivel. naquele caso corria o maxpaine2 e pouco mais. Mas da para ir a internet e recordar old games.
 
Se as memorias sao DDR2 a 266Mhz na realidade sao DDR2-533 PC4200, basta ter nocoes basicas do que DDR significa para perceber, alias um Celeron 3Ghz vai ser skt775 o que aumenta a probabilidade de ser DDR2.

Eu adicionava +1Gb 533 ou 667 se a board suportar e ficava por aí

Concordo. Adicionar mais ram (1 GB) e pronto. Se fosse um pente de 2GB, a diferença era mínima pois a limitação seria do controlador de memória do CPU.

Além de que, nunca se deve gastar muito em dinossauros quer seja pela performance fraca comparativamente às máquinas actuais, quer pelo preço dos componentes.
 
@sebara: Começando pelos inicios convem saber o que a board suporta a nivel de ram que é o que ai necessitas para por isso a andar, logo qual é a motherboard desse pc ?

@Tabinhu: A diferença entre 1GB de ram e 2GB de ram num P IV é muito pelo que verifica na realidade que memoria tens e de igual forma que motherboard tens ...
 
Puxando a brasa à minha sardinha, também aconselho Linux nessa máquina. Vais notar diferenças de performance da noite para o dia.
 
+1 para Linux.
Recuperei um portátil de 8 anos, que corria XP e arrastava-se, já não servia para nada.
Aproveitei uma daquelas memórias antigas doutra máquina que ainda servia ali e com isso aumentei a RAM para 1,5GB. Coloquei Ubuntu e funciona às 1000 maravilhas.
Como tinha a memória compatível o investimento foi zero.
 
Back
Topo