recuperar dados iBook G3

telegod

Power Member
olá

pediram-me para tentar recuperar os dados de um disco de um iBook G3 (acho eu...). aparentemente o computador liga normalmente* mas nao aparece imagem nenhuma no monitor... e a maça da tampa nao acende. tentei ligar um monitor externo com o adaptador incluido mas também nao há imagem... por ultimo tentei ligar um cabo de rede (cruzado) ao meu macbook mas o iBook nao é detectado na rede...

resta-me tentar o Target mode com um cabo firewire... acham que vai resultar ou há opçoes melhores? alguém quer diagnosticar o bicho?

*digo arranca normalmente porque consigo ouvir o disco a trabalhar e se carregar nas teclas para aumentar e diminuir o som consigo ouvir aquele 'ploc' característico do mac... o eject tb funciona...
 
yap, target mode ou então retiras o disco do portatil...,
Quanto ao arrancar normalmente o computador faz o boot chime ( o som de arranque, aquele PAAAAAM ) ?
Eu recomendo o target mode, já precisei de usar e funcionou impecavelmente :)
 
sim, faz o som do arranque... se tiver que tirar o disco, depois só montando-o numa caixa externa, certo?

tenho que ver se consigo encontrar um cabo firewire aqui nas redondezas...
 
por incrivel que pareça consegui arranjar um cabo firewire aqui na terrinha... foi só ligar o cabo, iniciar o G3 com a tecla T premida e esperar que o disco aparecesse no desktop... copiar os ficheiros para o disco externo et voilá!

nem quero pensar se me pedissem para fazer a mesma coisa em maquinas windows...
 
simples. metia um live cd de linux e estava feito.
se não funcionasse era problema de hardware do portátil, por isso pegava no disco e ligava-o com uma caixa.

sem display, o live cd do linux nao te valia de muito...

sobra a opçao da caixa externa... que, no meu caso, nao tenho... tive que comprar o cabo firewire mas era uma coisa que já tinha pensado comprar (tenho dois macs e varios amigos com mac) porque dá sempre jeito...

além disso, nao sei se me metia a desmontar o iBook p lhe sacar o disco...
 
lá está - afinal de contas o display desse portátil está avariado? então o portátil já nem interessa. mais um motivo para usar um método alternativo.
se tiveste de comprar o cabo, também tinhas de comprar a caixa, por isso vai dar ao mesmo (gastar algum dinheiro), mas são sempre coisas úteis. ainda há pouco tempo me safei a arranjar um portátil ao usar um adaptador IDE/USB (prai 7 euros lol).

desmontar o computador não é muito difícil. aliás, na maioria dos portáteis windows o disco é muito fácil de tirar. nos macs é que é preciso tirar mais peças... mesmo assim não costuma ser difícil.
 
sim, o display está avariado... como disse no primeiro post, nao aparece imagem no monitor. quando o portátil é de alguém que nao conheces, nao podes partir do principio que, por ter o display avariado, o portátil já nao interessa... a pessoa pode querer mandar arranjar se/qd quiser...

"gastar algum dinheiro" nao vai dar ao mesmo... é diferente gastares muito dinheiro numa coisa que nao vais precisar do que gastares pouco dinheiro numa coisa que te vai servir mais vezes... no meu caso o cabo firewire vai-me dar jeito para mais coisas enquanto que se tivesse que comprar uma caixa, nao me ia servir pra mais nada... mas isto é um caso pessoal...
foi como disse... nem queria pensar se me pedissem pra fazer o mesmo numa maquina windows porque seria muito mais complicado pra mim.
 
se o display externo também não funciona, é sinal que a motherboard deu o berro.
mas não concordo com essa tua teoria de ser muito mais difícil em windows. haja material e é igualmente fácil em qualquer plataforma.
 
Lol Mitch, desiste. Para de trollar.

De qualquer forma, é muito mais fácil recuperar os dados em target mode do que tar a desmanchar o computador todo :lol:
 
Última edição:
trollar? desistir? ai então pode falar-se erradamente do que não se sabe para dizer que a apple é melhor que toda a gente?
e se é preciso desmanchar o ibook, culpem a apple e o seu design bonitinho, nos portáteis ditos "normais" basta tirar um parafuso ou dois para sair o disco rígido.
 
Falar erradamente? Se houve alguém a falar erradamente sobre o que quer que fosse, foste tu.

As gráficas nos portáteis Apple nunca foram integradas até à mudança para a plataforma Intel.
 
Falar erradamente? Se houve alguém a falar erradamente sobre o que quer que fosse, foste tu.
As gráficas nos portáteis Apple nunca foram integradas até à mudança para a plataforma Intel.

mas então as gráficas desses ibook não eram soldadas na board? dão para fazer actualizações? por gráfica integrada deve entender-se "gráfica que faz parte integrante da motherboard". e creio que é o caso.

do pouco que sei... se a board estivesse queimada o firewire nao trabalhava... nem o disco arrancava...

outra vez: se a gráfica for soldada na board, e tiver avariado, é a mesma coisa que ter a board toda avariada... o pc não serve para nada (ou quase nada), uma vez que o arranjo não é viável.
 
a interface não interessa, pode ser soldada na board e ter interface agp...
não respondeste à pergunta. é soldada na board ou é substituível?
 
... e em que é que isso invalida o que eu disse?
não tenho culpa que seja preciso tirar mais de 20 parafusos para sacar o disco nesse ibook :P no meu só tiro 1 parafuso e tenho o disco na mão.
 
Back
Topo