Guia Recuperar partições formatadas por engano.

Xeon3D

1st Folding then Sex
Pois é, aconteceu-me a mim (infelizmente não pela 1ª vez) este fim de semana. Sem querer pus um disco de 500GB que tinha apenas uma partição NTFS (com 18GB Livres) em HFS+ (diskutil eraseVolume).

E recuperei tudo após uns minutos. Sem precisar de mais discos ou de copiar os ficheiros recuperados.
Eis como:

Regra de Ouro: -- NÃO ESCREVER NADA NO DISCO QUE FOI APAGADO, ALIÁS ACONSELHO VIVAMENTE A DESLIGAR O COMPUTADOR IMEDIATAMENTE --

Para recuperar os dados, irás precisar de:

* PC c\ DOS ou Windows ou então um Boot CD da distro Recovery is Possible.

Com o disco já instalado no PC onde vão fazer a recuperação (pode ser o mesmo).

Caso usem o Recovery is Possible, arranquem o computador a partir do CD e procurem o programa TestDisk.

Caso usem um PC com DOS\Windows então podem sacar o TestDisk daqui.

Uma vez o TestDisk aberto, seleccionem o disco que foi apagado, escolham a opção "Advanced" e seleccionem a partição que foi formatada por engano.

Escolham a opção "Type" e introduzam o valor que corresponde ao sistema de ficheiros anterior (07 para NTFS, AE para HFS+, vejam a lista fornecida pelo programa para outras).

Escolham a opção Boot, e de seguida a opção RebuildBS (Rebuild BootSector). De seguida, escolham a opção List e vejam se reconhecem a informação que vos é prestada no ecrã. São os vossos ficheiros não são?

Em caso positivo, escolham Write e confirmem que querem escrever.

Reiniciem o computador, voltem a arrancar do CD e re-abram o testdisk. Depois de escolher o disco\partição em que estavam a trabalhar, escolham a opção Analyse e Rewrite para o sistema de ficheiros ser re-escrito.

É só reiniciar e têm os vossos dados sãos e salvos.

Para quem prefere algo mais gráfico, aqui fica o link para o vídeo-howto: [Link]
 
Última edição:
Boa. Obrigado!

Fiz tradução directa do original que fiz em inglês noutro fórum, onde não se importam desde que não se ponha links para o mesmo e nem me lembrei.
 
OBRIGADO!!! :D

Ao instalar uma dessas ultimas builds do Windows 7, apaguei a partição do XP por engano, mas já a recuperei ^^

Cumps, good work ;)
 
grande tuturial obrigadinho ai amigo , ja me aconteceu isso uma vez e fiquei mesmo a nora pois perdi documentos importantes :x mas agora ja sei como fazer !
 
O programa serve também para reconhecer partições perdida?
Imaginem que uma partição deixou de existir mas existia documentos importantes dentro dela. Com este programa volta a recuperar a partição perdida e no Windows volta aparecer a partição que já não existia?
 
Última edição:
Chinike, sim.. o programa encontra partições apagadas ou desaparecidas e permite re-escrevê-las.

Coisasdabida, o programa chama-se GetDataBack e não faz a mesma coisa... Um recupera partições, o outro recupera ficheiros...
 
Bem simples de fazer se for apagada a partição acidentalmente e desde que não se altere o tamanho... alias o programa é super intuitivo... agora não serve de nada para as pessoas que como eu por esquecimento de cliente de dizer que existem dados que devem ser guardados e alias é regra de ouro, sempre me ensinaram, mas uma vx que tenho a certeza de que não me foi dito para guardar rigurosamente nada eu simplesmente criei e alterei o tamanho das partições pois o pc só possui-a partição de Windows C:\

Abraço
 
Back
Topo