1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Guia Recuperar partições formatadas por engano.

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por Xeon3D, 16 de Junho de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 31821)

1. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Pois é, aconteceu-me a mim (infelizmente não pela 1ª vez) este fim de semana. Sem querer pus um disco de 500GB que tinha apenas uma partição NTFS (com 18GB Livres) em HFS+ (diskutil eraseVolume).

E recuperei tudo após uns minutos. Sem precisar de mais discos ou de copiar os ficheiros recuperados.
    Eis como:

Regra de Ouro: -- NÃO ESCREVER NADA NO DISCO QUE FOI APAGADO, ALIÁS ACONSELHO VIVAMENTE A DESLIGAR O COMPUTADOR IMEDIATAMENTE --

Para recuperar os dados, irás precisar de:

* PC c\ DOS ou Windows ou então um Boot CD da distro Recovery is Possible.

Com o disco já instalado no PC onde vão fazer a recuperação (pode ser o mesmo).

Caso usem o Recovery is Possible, arranquem o computador a partir do CD e procurem o programa TestDisk.

Caso usem um PC com DOS\Windows então podem sacar o TestDisk daqui.

Uma vez o TestDisk aberto, seleccionem o disco que foi apagado, escolham a opção "Advanced" e seleccionem a partição que foi formatada por engano.

Escolham a opção "Type" e introduzam o valor que corresponde ao sistema de ficheiros anterior (07 para NTFS, AE para HFS+, vejam a lista fornecida pelo programa para outras).

Escolham a opção Boot, e de seguida a opção RebuildBS (Rebuild BootSector). De seguida, escolham a opção List e vejam se reconhecem a informação que vos é prestada no ecrã. São os vossos ficheiros não são?

Em caso positivo, escolham Write e confirmem que querem escrever.

Reiniciem o computador, voltem a arrancar do CD e re-abram o testdisk. Depois de escolher o disco\partição em que estavam a trabalhar, escolham a opção Analyse e Rewrite para o sistema de ficheiros ser re-escrito.

É só reiniciar e têm os vossos dados sãos e salvos.

Para quem prefere algo mais gráfico, aqui fica o link para o vídeo-howto: [Link]

Última edição: 17 de Junho de 2009
  2. Underground909

Underground909 Power Member

Atenção... não sei se devias aconselhar a sacar CDs de warez, ainda algum moderador te apaga isto

3. Xeon3D

Boa. Obrigado!

Fiz tradução directa do original que fiz em inglês noutro fórum, onde não se importam desde que não se ponha links para o mesmo e nem me lembrei.

4. Archangel

Archangel Power Member

Ficou porreiro o vídeo. E gostei do visual do VMware para Mac, bastante agradável.
    :x2:

5. Xeon3D

Obrigado! Fazer uma coisa daquelas é muito simples em OS X...

6. JohnTH

JohnTH I fold therefore I AM

OBRIGADO!!! :D

Ao instalar uma dessas ultimas builds do Windows 7, apaguei a partição do XP por engano, mas já a recuperei ^^

Cumps, good work ;)

7. Xeon3D

Mais um cliente satisfeito... :D

8. Bens

Bens Power Member

Enganei-me e apaguei a partição errada, muito obrigado xD

9. Chiver

Chiver Suspenso

grande tuturial obrigadinho ai amigo , ja me aconteceu isso uma vez e fiquei mesmo a nora pois perdi documentos importantes :x mas agora ja sei como fazer !

10. chinike

chinike Power Member

O programa serve também para reconhecer partições perdida?
    Imaginem que uma partição deixou de existir mas existia documentos importantes dentro dela. Com este programa volta a recuperar a partição perdida e no Windows volta aparecer a partição que já não existia?

Última edição: 19 de Outubro de 2010
  11. Muito fixe, tb existe um programa fixe GetDataBase.

12. Xeon3D

Chinike, sim.. o programa encontra partições apagadas ou desaparecidas e permite re-escrevê-las.

Coisasdabida, o programa chama-se GetDataBack e não faz a mesma coisa... Um recupera partições, o outro recupera ficheiros...

13. Miked

Miked Power Member

Quais os passos para se fazer isso? não encontro a opção para fazê-lo...

6 Months Dig!

14. kikoakanando

kikoakanando Banido

Bem simples de fazer se for apagada a partição acidentalmente e desde que não se altere o tamanho... alias o programa é super intuitivo... agora não serve de nada para as pessoas que como eu por esquecimento de cliente de dizer que existem dados que devem ser guardados e alias é regra de ouro, sempre me ensinaram, mas uma vx que tenho a certeza de que não me foi dito para guardar rigurosamente nada eu simplesmente criei e alterei o tamanho das partições pois o pc só possui-a partição de Windows C:\

Abraço

Partilhar esta Página