1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Recuperar password do root!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Vik86, 16 de Setembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 748)

  1. Boas.

    Tenho um webhost que está hospedado num Datacenter em Lisboa e acedo a ele via Putty.

    Hoje ao tentar entrar no user root como faço normalmente, deu-me access denied. Quando entro com o user normal e tento fazer su -, e após por a password, ele diz-me password incorrecta.

    Uma coisa é certa, a password do root mudou de alguma maneira (ou alguém a mudou).

    A minha dúvida é:

    Estando a máquina a correr Fedora Core 4, existe alguma maneira de, com acesso remoto e o user normal, recuperar ou fazer reset à password do root? :confused:

    Obrigado
     
  2. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    A solução comum para um acidente desses seria bootar com liveCD com privilegios de root e fazer chroot para o sistema de ficheiros a tratar. Mas para isso precisavas que o sistema arrancasse remotamente em root, por isso não serve...

    Não tens ninguém no data center que te possa ver disso?
     
  3. countzero

    countzero Power Member

    Olá.

    Se tiveres acesso a alguma RAC ou switch KVM IP ligados ao servidor (mesmo que não suportem "remote media", como cds, dvds, isos, etc.), podes passar a linha init=/bin/bash como argumento adicional, no boot loader, e estás a andar.

    Em último caso, assumindo que existe confiança e autorização prévia, pedes à operação do data center para fazer o procedimento localmente.

    Já agora, a password simplesmente mudar é muito estranho... Penso que deverias gastar mais energia em perceber como é que isso aconteceu. Existe mais alguém que administra o servidor? Já fizeste as verificações do costume: se a password tem caracteres especiais, verificaste se o teclado está bem configurado? O utilizador está no grupo wheel? Já experimentaste introduzir as credenciais de root directamente no ssh, evitando o caminho user normal->su->root? E por aí adiante...

    Boa sorte.

    Cumps,
    JP

     
    Última edição: 17 de Setembro de 2008
  4. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Ou até desligar o caps lock? :lol:
    Desculpem o trolling.
     

Partilhar esta Página