1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Recuva!

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por horus19, 7 de Agosto de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 862)

1. horus19

horus19 Power Member

Tenho uma duvida em relação ao programa Recuva.
    Ele é um recuperador de ficheiros, mas ele também serve para eliminar esses próprios ficheiros? Assim poupava-se espaço no disco certo?

2. petersaints

petersaints Power Member

A primeira pergunta não te sei responder (não uso o Recuva há uns tempos e não me lembro se tem essa opção).

Quanto à segunda... não te vai libertar espaço nenhum.

Quando um ficheiro é apagado do disco este não é na realidade apagado. O espaço que ele ocupa é "marcado" como livre e como tal o que o Recuva faz é "desmarcá-lo" caso ainda não tenha sido reescrito. Mas o espaço está livre para a qualquer momento ser reescrito. Logo mesmo que apagues esse espaço, o espaço livre em disco será o mesmo ;)

3. syqe

syqe Power Member

Pelo que me deu a entender a tua pergunta estás a ter em conta que os ficheiros quando apagados não são realmente apagados do disco, mas sim da allocation table (o que é correcto).

Mas a partir do momento em que estão nesse estado para o disco é "espaço livre", escreves por cima desses dados normalmente. O wipe da informação não é mais do que escrever por cima desses dados com zeros, o que no processo de escrita é de novo irrelevante pois ele escreve por cima do que lá estiver.

Quanto à duvida sobre o recuva eliminar esse ficheiros, o tal wipe, não o faz, mas penso que o CCleaner já tem essa opção, apesar de não ter total certeza.

(o saints bateu-me na resposta)

4. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Se estamos a pensar em apagar de modo seguro, o CCleaner faz até 35 passagens, embora não seja o programa ideal:

Será realmente esta a questão?

5. petersaints

petersaints Power Member

A única vantagem de reescrever o espaço deixado como apagado de um ficheiro é em termos de privacidade. Par um utilizados doméstico comum é coisa, na maioria dos casos, mais do que dispensável.

6. ancinic

ancinic Banido

Se queres formatar o espaço livre no disco usa o File Shredder.

7. sagres mini

sagres mini Power Member

8. horus19

horus19 Power Member

Desde já o obrigado pelas respostas.
    Eu para eliminar ficheiros para depois não serem recuperáveis uso o Kill disk(para mim não há melhor).
    Agora vamos por partes:
    O recuva recupera os ficheiros.
    E eu quero apagar esse próprios ficheiros para não serem recuperáveis, ou seja quero apagar aqueles que foram apagados para ninguém os recuperar.

9. syqe

syqe Power Member

Tens razão nunca tinha passado por essa opção no Recuva.

De facto o que o Recuva faz é o que te disse, em cima desses ficheiros recuperáveis escreve zeros de modo a não serem mais recuperáveis.

Mas não é por isso que terás mais espaço livre.

Partilhar esta Página