red hat 9

Aaliyah

Power Member
boas ppl ...
nc buli c o linux é a 1ª vez eu gostaria de instalar alguns programas no SO mas n consigo ... keria instalar firewall, antivirus,msn,emule,software pra ler MP3 e Divx ... axei alguns programas cmo o aMSN(clone do msn) mas vem c extensao ".tgz" e n sei cmo instalar isso ... se alguem souber de alguns deste programas mas em RPM agradecia a vossa ajuda ;)
 
Para quem não percebe mesmo nada do assunto eu recomendo o SuSE 9.1.
No SuSE tens imensas rpms já para o bicho portanto instalas tudo muito facilmente.
Pelo menos o mplayer (consegues ver divs com legendas e mp3 tens o XXXS) e o amsn é muito facil de instalar.
Antivirus não uso em Linux.
Para quem não sabe nada do assunto nada como o SuSE. São 5 cds. O DVD comigo não funcionou (o tal que estava na loja que falas-te)
 
O RedHat também tem sistema de RPM's ... já tive isso aki instalado.

No X é só carregares 2 vezes na rpm que ele instala.

Mp3 é o Xmms :D
 
pois ... tnks pela dica ... so q ja tenho o red hat instalado ... é q se eu pelo menos axasse programas q eu kero em RPM era mto + facil eu instalar ... pois experimentei tirar o yahoo messenger (em rpm) instalei ... foi facilimo so q eu n tenho é conta no yahoo ... alias ter tenho mas foi c outro proposito ... yap antivirus n vale a pena ...
mas se alguem souber duns links ai fixes c programas em rpm agradecia
e tnks Metro pela dica ;)
ya so q os downloads q eu tenho sacado vem tudo c extensao .tgz e nenhum em rpm ... e so tenho axado c essa extensao entre outras e rpm nd :( o unico q veio c rpm foi mesmo o yahoo messenger
 
se quiseres outro programa para msn tens gaim (acho que é assim que se chama) que ja vem origem penso eu
tambem é muito bom e facil de usar so o tens que chamar para por trabalhar :)
Firewall ja tras se nao me engano e antivirus nao precisas :D
 
JuSt_Me_AnD_yOu tnks ... ele tem firewall ... pelo menos esta no nivel alto (ja nem me lembro cmo fui la ver) mas eu n sei se akilo ta a funcionar ... e sim o Gaim veio ja incluido mas so suporta os protocolos AIM/ICQ e TOC tnks

Madril desculpa a minha ignorancia mas cmo é a 1ª vez .. cmo executo esse comando?? será q em modo grafico depois no X eu abro outra consola e faço isso ou é doutra maneira
e ja agora podias me dizer aonde sakaste o aMSN em RPM??? assim ia la sakar
tnks ;)
 
Aaliyah disse:
JuSt_Me_AnD_yOu tnks ... ele tem firewall ... pelo menos esta no nivel alto (ja nem me lembro cmo fui la ver) mas eu n sei se akilo ta a funcionar ... e sim o Gaim veio ja incluido mas so suporta os protocolos AIM/ICQ e TOC tnks

ve bem porque o meu suporta msn tambem :) e desde que uso gaim tinha sempre suporte para msn :)
 
abri uma nova consola no X e fix o q disseste Madril, fiz : installpkg xmms-1.2.9.tar.gz so o q ele diz é: installpkg command not found :S

afinal n é extensao tgz mas sim só gz (neste caso n sei o q é o ".tar."
 
Aaliyah disse:
JuSt_Me_AnD_yOu ja vi varias vezes e no Gaim so suporta o AIM/ICQ e o TOC so tem estes 3 protocolos :S

http://gaim.sourceforge.net/about.php

...
account.png


:D
 
fogo ... mas la so ta pra escolher 2 (3em2)protocolos (AIM/ICQ e TOC)e nem é assim cmo ta na imagem :S
podias me explicar cmo vais parar a essa paginazita??
 
tnks ppl pelas dicas ... ja consegui instalar o aMSN e o xmule
ja agora fica aki como eu fiz ... pois n foi cmo me disseram em cima:
abria 1 nova consola
$ su
password
(aki ja tava como root)
# rpm -ihv nome_do_pacote.rpm
(enter)
fis o logout digitando exit
e depois xamava o programa, por ex. instalei o aMSN entao escrevia : amsn e fazia a instalação e depoiis era so bombar
espero terem entendido, assim fica aki a minha dica pra kem precisar
tnks ppl ;)
 
tnks gnu pelos links mas o do google q eu tenho usado é www.google.com/linux
agora vou é averiguar dum antivirus ... so q eu instalei ontem 1 do panda pro red hat so q na consola n consigo executa-lo e nem sei onde isso possa ter parado ... sera q alguem sabe me ajudar neste aspecto ??? ja agora 1 outra duvida ... o red hat ja vem c firewall eu vou ver o nivel de segurança e diz q la tem nivel medio e pra usar as regras da firewall ... será q ela assim ja esta activa ?? cmo é a 1ª vex q uso o linux e to habituada ao windows de os icones ficarem ao pé do relogio ...
tnks ;)
 
anti-virus para linux ?! só se for para fazer scan das partições de windows :lol:

quanto á cena da firewall .. media deve estar activa, tens que ler as instruções (pessoalmente nunca usei firewall, normalmente preocupo-me mais em desligar serviços desnecessários e manter tudo actualizado)
 
entao ker dizer q é seguro andar na net sem antivirus??? sei q n ha virus pro linux mas se n ha pq ha antivirus??? gnu sabes me dizer cmo ver se tenho a firewall activa?? (tendo em conta q eu tenho o red hat 9)
 
ser infectado no linux é bastante complicado
para correr fixeiros que fazes download precisas de os marcar como executaveis
vulnerabilidades de segurança nas aplicações mais comuns (serias) quase não existem

é claro que existe um publico alvo para anti-virus no linux ... o pessoal que vem do windows e é confontrado como uma imitação do windows (mandrake, redhat, suse) e depois pensa que é tudo igual ao windows

os anti-virus serios para linux são aqueles que correm em servidores e fazem filtro de mails para não infectar as estações de trabalhos que correm windows

quanto a usar firewall em qualquer tipo de sistemas desktop acho que é desnecessáro.. inda mais é uma grande trapalhada.
- usamos firewalls porque não desligamos os serviços não necessários, não usamos passwords nos utilizadores e não fazemos as actulizações de segurança
- a firewall começa por mamar recursos
- os serviços desnecessários mamam também recursos
- o pc fica lento e sobre-carregado e caso a firewall esteja mal configurada as vulnerabilidades de segurança continuam no sistema

é muito mais inteligente configurar e actualizar bem um sistema do que andar a tapar buracos
 
Última edição:
pois ... o linux pra mim é novidade por isso metade das coisas q disseste fikei mesmo á toa.. no caso de ser + inteligente configurar e actualizar bem 1 sistema do q tar a tapar buracos ... n sei cmo fazer isso sinceramente
 
Back
Topo