1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Red Orchestra - OST Front >> REVIEW

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Lurtz, 22 de Março de 2006. (Respostas: 28; Visualizações: 2020)

1. Lurtz

Lurtz Power Member

Boas,

Conforme prometido aqui fica o review do “Red Orchestra – OST Front”, antigo mod para o Unreal que agora aparece em versão stand alone e com distribuição via steam.

Via Distribuição

Este jogo irá ser disponibilizado nas lojas mas como sempre deverá chegar tarde a Portugal (só agora está a ser distribuído nos States) e nem tenho a certeza se será efectivamente vendido nalguma loja Portuguesa.
    A alternativa é via Steam, método que desde o início recebe os meus elogios e apreço uma vez que não só faz frente à pirataria como permite a aquisição instantânea de jogos sem stresses e sem sair de casa. (eu adquiri e instalei os 2 gigas do RO em menos de 12 horas).

Primeiras Impressões

RO não é certamente um jogo para todos. Joguei até agora 2 mapas (cerca de meia hora) e morri muito mais vezes do que matei. Acresce a isto que das muitas vezes que morri nem sequer vi de onde veio a bala. A dificuldade é por isso elevada o que, por outro lado, torna a experiência de jogo mt mais gratificante, principalmente nos poucos que matei.

Grafismo e Som

Os gráficos não são topo de gama e ficam alguns pontos abaixo de pérolas actuais como Day of Defeat – Source e Call of Duty 2. No entanto, não comprometem e de um modo geral satisfazem as expectativas de um amante de FPS. No entanto, há que frisar que o meu computador me permite jogar com tudo no máximo, presumo que num computador menos potente os gráficos sejam um ponto negativo.
    O som é, numa palavra, fenomenal (e eu tenho um portátil!!!).

Jogabilidade

Aqui a palavra de ordem é REALISMO!
    RO tenta a todos os momentos recriar um cenário de guerra da WWII e tudo foi pensado para incrementar o realismo dessa situação. Para melhor perceberem deixo-vos uma lista de aspectos realmente notáveis e que tornam este FPS único:

- Os movimentos dos models são lentos e tentam simular a dificuldade que uma pessoa teria em mover-se por trincheiras e sob o fogo do inimigo. (não há cá bunny hop ou sprint and stop);
    - O comportamento das armas é o mais real possível, não havendo miras!, a distância afecta o aiming (as balas caiem com a distância), e tens de activar o mecanismo de recarga sempre que disparas (por exemplo para os rifles);
    - Podem apoiar as armas em qq objecto para melhorar o aim;
    - Um tiro na cabeça ou tronco representa morte instantânea enquanto que nas pernas atrasa a velocidade com que andas e nas mãos pode fazer cair-te a arma ou diminuir o aim (ainda não testei esta última);
    - Não existem icons identificadores de equipas e apenas os uniformes são diferentes (às vezes diferentes tonalidades de verde o que torna a distinção entre amigos e inimigos muito difícil);
    - Cada vez que disparam sobre vocês (e falham) acontece um efeito blur que acrescenta uma sensação fenomenal e a vossa primeira tendência será a de se deitarem e esperar que acabe!

Veículos
    Ainda não consegui conduzir nenhum veículo mas do que li os veículos necessitam sempre de uma equipa (3 elementos no mínimo) o que induz a um trabalho de equipa e mais uma vez novos aspectos a considerar na jogabilidade.

Análise Global

Mais uma vez destaco que este é um jogo que ou se ama ou se odeia. Os típicos players de Unreal, Quake, CS e até DoD, vão achá-lo extremamente lento e difícil porque é um jogo com uma curva de aprendizagem muito longa e que exige paciência, skill, sacríficio e acima de tudo trabalho de equipa. No entanto, garanto-vos que quando o dominarem a experiência de jogo é extremamente gratificante, viciante e acima de tudo o mais real possível.

Notas:

Gráficos: 7/10
    Jogabilidade: 9,5/10
    Som: 9/10
    Realismo:10/10
    Longevidade: 9/10
    Dificuldade: 4/10 (o que para mim até é bom)
    Preço: 25 € (via Steam)

Espero que esta review vos seja útil e não tenha sido muito biased!

Cumps

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boa Review ;)

Podias por uns screen shot's. Parece interessante, embora não seja o meu estilo de jogo...

Só tenho pena de não ter um demozito via Steam :( (Sim, o Steam vai indo pelo caminho certo, em ser uma loja online)

Só um aparte, o preço é 24,95 dólares + taxas (Mesmo sendo comprado online paga-se os 21% de IVA a mesma)

E tipo este jogo é apenas multiplayer ou também é single?

3. Lurtz

Lurtz Power Member

Quanto ao preço eu estava a falar em euros e tu em dolares! :)

25 $ + Taxas = 24,83 € (ou seja mais ou menos 25 €)

É apenas multiplayer! Esqueci-me totalmente de mencionar isso! :'(

Relativamente às pics:

screenshots no final deste link

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Quem disse que não tem mira :D

snipar um tanque :004:

Mas quando falas que não tem mira, é porque não tem aquilo que chamamos de "crosshair" ?!?

5. Lurtz

Lurtz Power Member

Essa imagem provavelmente ou é a mira de um outro tanque (até porque tens graus e cenas do género para orientar o disparo) ou então é a de um sniper rifle que era usado pelo exército russo para furar as paredes dos tanques e fazer explodir as munições ou matar os condutores.

É claro que existem miras para snipers e todas as armas têm os famosos ironsights (que tem de ser activados pressionando um botão). No entanto a vista normal de FPS é sem Crosshair, ora vejam:

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem...

Se já era dificil acertar com a crosshair em alguem, agora então é ver mais balas a perderem-se que entrar para dentro de uma cabeça :D

Pode ser que se mate muitos, mas por balas perdidas, do tipo, 'aponto' a um tipo e o ao lado morre o.O

7. Lurtz

Lurtz Power Member

O que premeia quem usa as ironsights e tem aim e calma a disparar!

No RO não existem os rambos do CS que andam aos saltinhos a descarregar pentes de ak47!

Podem então dizer que há campismo....NOT! Porque nos mapas há limites de snipers e num mapa enorme com 36 jogadores haver 4 snipers não é muito!

Tem é de haver trabalho de equipa. Eu pelo menos ando entusiasmado com o jogo e não vejo a hora de lhe conhecer todos os pormenores!

8. Zar0n

Zar0n Power Member

Thanx pela mini review, adoro jogos da WW2, e o facto de este ser bem realista so acrescenta mais valor, em principio devo-o comprar quando trocar de pc.

9. ttsantos

ttsantos Power Member

Se isto for viciante vai lá vai... isto é real até que ponto?
    Se isto for real mais vale este que o DOD:Source , na minha opiniao, DOD é CS Source com skins e recoil

10. Lurtz

Lurtz Power Member

Não quero que tenham falsas expectativas relativamente ao jogo devido à minha review. Por isso mesmo aqui deixo as minhas impressões depois de ter estado 3 horas consecutivas a jogar diversos mapas.

Pontos Fortes

O Realismo e a possibilidade de jogarem em equipa - para vos explicar melhor dou um exemplo. Inicia o round, à nossa volta existem dois tipos de veículos, tanques ou camiões de transporte de soldados. Pressiono "Z" e entro para um dos lugares nesse camião de transporte. O Condutor arranca e um outro player assume a posição na metralhadora de defesa do camião. Olho à minha volta e vejo mais 4 jogadores sentados ao meu lado. Devido ao nervosismo os models deles estão a bater nas pernas com as mãos (já li num forum que há models que vomitam e outros que assobiam canções, mas eu ainda não assisti a isso). O camião arranca e passados 10 segundos começamos a ouvir balas a bater na parte lateral do camião. Explosões à nossa volta e eu decido sair e digo no micro "Lets go!!" ao que o condutor me diz "No No No". Ok eu aguardo. De repente o gajo diz no micro: "Go go go". Eu saio e estamos no meio do confronto. Balas a zunir à nossa volta e fazer o tal efeito blur. A minha primeira reacção é deitar-me. Depois de estar deitado arrasto-me até uma casa. Ao virar a esquina vejo um tanque soviético a dirigir-se para onde estava o camião que me tinha trazido. A minha classe era de infantaria, tinha uma MP40 e duas cargas explosivas. Aproximo-me do tanque lateralmente. Coloco umas das cargas ao pé das lagartas e fujo para trás da casa. Uma grande explosão e no canto superior direito do ecran a mensagem de que matei dois inimigos! A sensação é espectacular.
    Isto é só um exemplo das potencialidades deste jogo, desde que seja jogado em equipa e com um objectivo comum.

Pontos Fracos

Jogo muito solitário e que exige paciência - Por outro lado se não jogarem em equipa e se armarem em rambos do CS ou do DOD passam uma grande seca a tentar percorrer os enormes mapas até chegar ao local de acção para depois serem mortos por uma bomba de um tanque ou, pior ainda, por uma bala de sniper que nem sequer chegam a ver de onde vem. Por outro lado, é necessária paciência e bastante cautela no avanço pelos mapas. Por vezes melhor que um ataque frontal (que provavelmente seriamos logo mortos) devemos rodear o inimigo e atacá-lo pela retaguarda. Como é óbvio estas movimentações e estratégias são lentas e dificeis de implementar pelo que os mais impacientes não vão gostar deste jogo.

Comunidade pequena e poucos jogadores portugueses - Não existem muitos players de RO (somos basicamente os mesmos que os do Half life deathmatch) o que não permite grande oferta de servers (e nalguns deles existem bots mas podem filtrar esses servers). Players tugas tb não encontrei nenhum, a não ser um com nick Pauleta que por não me responder depreendi ser francês! :-D

Nota Final

Na minha opinião é um jogo com enormes potencialidades e que é capaz de dar uma experiência de jogo diferente do que possam estar habituados. Só por isso já valeria experimentá-lo, no entanto, sempre são 25 euros! :)

Cumps

11. Bugie

Bugie Power Member

Cada vez me sinto mais tentado em comprar este jogo, mas é complicado fazê-lo sem antes o ter experimentado :rolleyes:

Como fanático por jogos da WW2 acredito q este seja um bom substituto do COD 2 q já enjoa...vou esperar por melhores dias e talvez o compre! :)

12. LionGreen

LionGreen 1st Folding then Sex

Gosto muito deste tipo de jogos e aqui ao que parece a palavra de ordem é trabalho em equipa ;)
    Parece ser bastante bom :)
    Eu adoro o Dod:s mas secalhar este é uns furos acima :001: tenho que exprementar

Última edição: 27 de Março de 2006
  13. Baía

Baía Power Member

Nota-se mesmo a presença de um ex-DEV de America's Army neste jogo...

14. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Boas.
    O jogo realmente parece interessante (e eu então que sou fan de WW2), mas é muito complicado largar assim 25€ por um jogo que não tenho a certeza se irei gostar :sad:

Gosto mt do DOD:S (kar e mg42 rulam :D), bem como Hidden&Dangerous, por exemplo.
    Por outro lado, lembro-me de uma vez ter visto o MOD pro UT e não ter gostado mt. Será que os gajos não tão a pensar fazer um free weekend pra este jogo tb? era excelente :D

15. Lurtz

Lurtz Power Member

Boas,

eu ficarei com atenção a um possível freeweekend, no entanto acho difícil porque isto não é da valve (eles simplesmente distribuíram).

De qualquer maneira deixo-vos aqui o forum da valve sobre RO onde podem ver mais algumas opiniões, positivas e negativas.

Forum de RO

Abraço

16. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Também tenho andado de olho neste jogo e lido algumas coisas sobre ele. Só ainda não comprei, porque o género atrai-me imenso, porque vou entrar em época de exames e não me posso desgraçar.

Só um detalhe. Tanto quanto sei é possivel conduzir um tanque sozinho, porém é muito menos eficiente dado que é necessário alterar de posições para cada tarefa, penso eu. Não sei se é possivel conduzir e controlar a "turreta" ao mesmo tempo, estilo BF.

Faz-me lembrar muito o mod Forgotten Hope para o BF1942, se bem que este ainda tem mais tendência para o realismo. Esta é uma aquisição planeada, apenas depedente de um melhor timming ;)

17. zer0

zer0 [email protected] Member

Mais um pra festa, parece que ja posso por o bugfield 2 na prateleira, menos acção mas mais realismo, na dose certa.

18. machu

machu Power Member

Da para fazer lean a andar? A maior parte dos fps pecam neste pormenor pq é bem possivel fazer lean a andar! Nisto o MOH tá bem la a frente...
    O dito realista Americas Army por incrivel que pareca nao tem, um ponto bastante negativo num jogo que realista em quase tudo...ainda por cima tem bug no lean o que atrapalha! Talvez um fix conseguisse trazer melhor jogabilidade ao jogo...pelo menos pra mim!

A sacar este jogo via steam demoraria tipo o quanto tempo? um 1 ano? É que só para fazer os pequenos updates demoro horas (5kB avg). É um desespero sempre que me apetece jogar e aquilo tem de fazer updates!

vou esperar que apareca nas lojas...e dai talvez, depende do preço, sim porque
    gostava realmente de experientar mas acho os 25 euros caro para um jogo destes apenas multiplayer...sendo um jogo com poucas probabilidades de pirataria deveria era ser mais barato. Não é disso que eles se queixam e por isso alegam que os jogos sao caros?

abrc

Última edição: 28 de Março de 2006
  19. Lurtz

Lurtz Power Member

Define lean a andar?

Dá para te deitares e arrastares deitado.
    Dá para te inclinares para os lados quando estás numa esquina.
    Dá para correres agachado.

Quanto ao preço, sim. É um pouco caro, mas já dizia o ditado quem não tem dinheiro não tem vícios!

Como é óbvio é via steam por isso não dá para piratear.

Já ouvi dizer que RO tb tem bugs mas eu ainda não notei!

ps- sim dá para conduzires um tanque sozinho mas és literalmente carne para canhão porque se estás parado acertam-te e morres se estás a andar não há ninguém para disparar! Para além disso, só duas pessoas no tanque tb é insuficiente porque tens de ter alguem a controlar as machine-guns laterais para matar os chatos dos soldados de infantaria que nos tentam colocar uma sticky bomb a la Saving Private Ryan! (não é bem uma sticky bom, é uma mochila com explosivos mas o efeito é o mesmo bye bye Panzer!)

Última edição: 28 de Março de 2006
  20. machu

machu Power Member

tipo ires a andar em pe mas ires inclinado a apontar a arma...poderes espreitar ao mesmo tempo que avanças

isso é verdade, quem nao tem dinheiro nao tem vicios. O problema é que tenho dinheiro, custa é dar assim 25 euros...dei pelo hl2 50 euros e nao me custou muito, tenho hl2 + css + hl2dm.

abrc

Partilhar esta Página