Rede, ajuda

Krauli

Power Member
boas,
eu estou aqui a montar uma rede, e agora surgiu-me um problema, k é o seguinte:
eu tenho os pcs tds ligados c rede e net, mas eu kero k haja um administrador, de rede, k possa definir um espaço no servidor, e assim se uma pessoa for a um pc qq, tenha smp lá as suas coisas.. n sei se me fiz entender..

tipo, no servidor ter um disco c infos sobre os utilizadores, e dps knd a pessoa faz log in num pc qq, ele vai buscar essas infos..

Espero k em ajudem inteh :D

Ps. estoua a usar win xp em todos.. Ate pode ser algum prog esterior
 
?!

Não sei se é bem isto que pretendes, mas aqui vai, se num computador partilhares por exemplo alguns ficheiros para todos os utilizadores dessa rede, podes aceder a eles a partir de qualquer computador existente nessa rede.


Sabes como partilhar os ditos ficheiros ?


To share files and folders on your computer

Open My Documents.

Click the file or folder you want to share.

Drag the file or folder to Shared Documents in Other Places.


To open My Documents, double-click the My Documents icon on your desktop.

If you are connected to a network domain, the Shared Documents, Shared Pictures, and Shared Music folders are not available.

If the file or folder you want to share is not located in My Documents or its subfolders, use Search to find it. To open Search, click Start, point to Search, and then click For Files or Folders.

Moving or copying a file or folder to Shared Documents makes it available to everyone who uses your computer.
 
Originally posted by Krauli
... mas eu kero k haja um administrador, de rede, k possa definir um espaço no servidor...

Bem se keres admin d rede tens k por isso cliente-servidor, dominio etc..., mas não sei bem s é isto k keres para rede caseira... se não for e só kiseres partilhar ficheiros/directórios avisa.
 
Tens que ter um DC (Domain Controller) , e meter essa rede em dominio, ao invés de grupo de trabalho...

É possível contornar esse problema, se as contas de utilizador das várias máquinas forem "exactamente" idênticas (i.e. mesmo username, pass e previlégios... )
 
tipo, eu vou tentar dizer bem, o k eu kero, tipo, k imaginem um servidor c um disco e c acesso á internet, a servir de router, dps vários, pcs em ligados a esse, e depois todos eles c varios users, tipo no servidor estam os nomes de user e os ficheiros correspondendes.. e se eu for ao pc X eu ponho o meu nome de user e palavra pass e vejo os meus ficheiros e programas, se eu for ao pc Y mete na mesma o meu nome e pass e tenho esses mesmos files, mas para isso penso k tenho de ter as contas alojadas no server..
a rede k eu kero montar é para uma escola, e eu vi a rede desta forma na faculadade de medicina de lisboa ;)
inteh

ps: tenho uma pergunta a fazer, eu na minha rede caseira(casa) estou a partilhar tudo entre os pcs, mas cm tenho os discos em NTFS e winxp, existem pastas k ele n partilha, tipo as coisas de utilizadores, e a pasta programas, eu na 1ª pus manualmetne mas os progs ja n da pa por ... alguem sabe cm contornar este prob?
 
Originally posted by Krauli
tipo, eu vou tentar dizer bem, o k eu kero, tipo, k imaginem um servidor c um disco e c acesso á internet, a servir de router, dps vários, pcs em ligados a esse, e depois todos eles c varios users, tipo no servidor estam os nomes de user e os ficheiros correspondendes.. e se eu for ao pc X eu ponho o meu nome de user e palavra pass e vejo os meus ficheiros e programas, se eu for ao pc Y mete na mesma o meu nome e pass e tenho esses mesmos files, mas para isso penso k tenho de ter as contas alojadas no server..
a rede k eu kero montar é para uma escola, e eu vi a rede desta forma na faculadade de medicina de lisboa ;)
inteh

Neste caso o melhor mesmo é teres um pc como servidor/controlador dominio. Este pc liaga-se á internet, os outros têm k s autenticar perante este ker para aceder á intranet ker á internet.

A configuração dos pcs cliente é o normal, ou dhcp (se der para pôr servidor dhcp) ou ip fixo. No gateway metes o ip do pc servidor (provalvelmente tens k fazer o mesmo para o dns).

Kanto a "e se eu for ao pc X eu ponho o meu nome de user e palavra pass e vejo os meus ficheiros e programas, se eu for ao pc Y mete na mesma o meu nome e pass e tenho esses mesmos files" --> axo k no win2000 há algo xamado "active directory" k serve para fazer isso s não m engano. Isto agora já depende mais de como cada SO implementa.
Podes sempre fazer areas com cota no servidor.
As contas d utilizador são definidas, para o dominio, no servidor, agora vê lá não as metas é como admins :D
 
Para teres os "profiles" dos users com os mesmo ficheiros em todos os comps, tens que os meter como "Roaming profiles". Se não me engano estás limitado a 30 MB por profile ( é capaz de ser configuravel ).
O que ele faz é cada vez que te logas, ele tira o profile de uma area do server. Quando te deslogas ele sincroniza para o servidor.
Podes tb meter a pasta mydocuments remota a apontar para uma area no server.
 
No caso que estou a falar:
- Um comp a fazer de domain controler ( Win2000 serv/win 2003 )
- Active directory
- Por exemplo, podes criar um grupo "gajos", crias os users e nas properties de cada user tens a oção "profile path" onde podes apontar para o sitio onde queres que sejam criados os profiles. EX: \\server\profiles\gajo1

Mas se queres mesmo fazer algo assim, aconselho-te a ler alguma coisa sobre Win 2000 serv/2003 e Active directory. É um pequeno mundo.....
 
Originally posted by Nemesis11
No caso que estou a falar:
- Um comp a fazer de domain controler ( Win2000 serv/win 2003 )
- Active directory
- Por exemplo, podes criar um grupo "gajos", crias os users e nas properties de cada user tens a oção "profile path" onde podes apontar para o sitio onde queres que sejam criados os profiles. EX: \\server\profiles\gajo1

Mas se queres mesmo fazer algo assim, aconselho-te a ler alguma coisa sobre Win 2000 serv/2003 e Active directory. É um pequeno mundo.....


assim derepente numa busca rápida "Active directory how to" na microsoft.com ( suporte --> knowledge base ) :
COMO: Criar um servidor do Active Directory do Windows 2000
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;300921



COMO: Criar um servidor do Active Directory no Windows Server 2003
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;324753

experimenta definir melhor os filtros de pesquisa, por exemplo "windows xp" no caso d ser em xp.

lol, vêm logo em português e tudo, a ms a fazer das deles :-D
e o melhor é k aparece um inquérito (em pop up :puke: ) todo em português e aparece lá em cima "serviços de suporte técnico portugal" e no final pergunta "In what country/region do you reside?
Seleccione uma opção: África do sul, blabla bla...
" :-D :D :-D :D
 
Última edição:
Aí tem que ser mesmo com DC, e com perfis no servidor, che....

C:\Documents and Settings\Username\*.* /s do servidor?

Fdx, vais lagar essa rede num instante!
 
Porque sempre que iniciares sessão numa workstation, o servidor vai ter que transferir para lá todas as tuas definições, contas de mail, documentos e desktop...

Soube de uma pessoa que demorava 30 minutos a iniciar sessão, graças aos ficheiros sacados pelo Kazaa para o desktop...
 
Originally posted by Krauli
entao pq?

Quantos users é que são?
Imagina o que são varias pessoas a logarem-se e se tiveres a pasta mydocuments remota, pior ainda.
Tudo depende do numero de users, equipamento de rede, etc...

Edit: Kazuza, se controlares o que os users fazem, se não tiverem que descarregar o mail, se não for uma rede muito grande, não é mau. ( 2/3 minutos de login )
Muito util para quem tem users que estão num posto diferente todos os dias.
 
Originally posted by kazuza
Qunado não têm uma catrapada de documentos atrás deles... 8o

Metes o mydocuments remoto ( ele não descarrega, apenas aponta para o servidor remoto ). Claro que vai gerar trafego quando eles estão a mexer nos docs, mas acho que é preferivel.
Outra vantagem a dos "roaming profiles" é a nivel de controlo/backups. Tens um sitio centralizado.
Lá está, cada caso é um caso.

Krauli, aviso-te já de um problema ( pelo menos com o win 2000 pro nos clientes ).
Ele nem sempre apaga a pasta do profile no computador cliente depois da sincronização. Isso está documentado no site da MS e pode ser um grande prob ( esers a logarem-se no prefil local em vez do remoto ).
Há uma chave de regestry que resolve o caso.
Não sei se o problema já foi resolvido nos SP.

É melhor pensares em tudo antes, para depois não teres problemas no fim.
 
Back
Topo