Rede atraves da linha telefonica

leficoma

Power Member
Tava aqui a pensar...
Sera q posso usar a linha telefonica q tenho cá em casa (sem uso) como cabo de rede?
Assim podia partilhar a ligaçao à internet entre duas divisoes da casa.
Os técnicos q me ajudem s.f.f.

Cumps
 
?

Linha telefónica é linha telefónica, e cabo de rede é cabo de rede. Se calhar estás a confundir com PLC que te possibilita partilhar a net via electricidade. Faz uma pesquisa na net e informa-te melhor: o melhor que tens a fazer é comprar/configurar o router wireless.
 
?

Linha telefónica é linha telefónica, e cabo de rede é cabo de rede. Se calhar estás a confundir com PLC que te possibilita partilhar a net via electricidade. Faz uma pesquisa na net e informa-te melhor: o melhor que tens a fazer é comprar/configurar o router wireless.

Err... Wrong! A linha telefónica em princípio terá 2 pares, entrelaçados ou não. Para ter Ethernet 10base-t ou 100base-tx são necessários precisamente apenas 2 pares.
Ou seja, é possível ter Ethernet sobre a rede telefónica de casa. Se os pares não forem entrelaçados, a distância máxima é que não vai ser muito grande. Qual seria a distância máxima entre divisões?

De resto é só colocar conectores RJ45, e usar os mesmos pares em cada extremo. E para assegurar a ligação talvez seja melhor limitar a velocidade a 10Mbit/s. De qualquer maneira não ia conseguir obter 100.
 
Err... Wrong! A linha telefónica em princípio terá 2 pares, entrelaçados ou não. Para ter Ethernet 10base-t ou 100base-tx são necessários precisamente apenas 2 pares.
Ou seja, é possível ter Ethernet sobre a rede telefónica de casa. Se os pares não forem entrelaçados, a distância máxima é que não vai ser muito grande. Qual seria a distância máxima entre divisões?

De resto é só colocar conectores RJ45, e usar os mesmos pares em cada extremo. E para assegurar a ligação talvez seja melhor limitar a velocidade a 10Mbit/s. De qualquer maneira não ia conseguir obter 100.

Não sabia, mas mesmo assim não deixa de ter as suas limitações.
 
Não sabia, mas mesmo assim não deixa de ter as suas limitações.

Sim, sem dúvida. Se não fizer muita diferença mais vale gastar dinheiro num router wireless. Ou então, uma vez que a instalação telefónica não está a ser usada, pode arrancar a cablagem toda e passar cabo ethernet com as especificações para a velocidade desejada. Isto se a tubagem não for muito estreita ou com curvas muito sinuosas. :D
 
Eu ja tenho router wireless. O problema é q o sinal do escritorio para a sala é muito instavel e como tenho a ps3 na sala qro uma ligaçao fiavel.

Em principio, eu iria passar cabo de rede pela tubagem, nem q seja necessario retirar o cabo da linha telefonica. O quebra cabeca ta em descobrir donde vem e para onde vao os cabos, pois ainda tenho o hall e a cozinha pelo meio. O q é isso da guia q vcs falam?

Depois vou deixar aqui um esboço pra me ajudarem a adivinhar...
 
Err... Wrong! A linha telefónica em princípio terá 2 pares, entrelaçados ou não. Para ter Ethernet 10base-t ou 100base-tx são necessários precisamente apenas 2 pares.
Ou seja, é possível ter Ethernet sobre a rede telefónica de casa. Se os pares não forem entrelaçados, a distância máxima é que não vai ser muito grande. Qual seria a distância máxima entre divisões?

De resto é só colocar conectores RJ45, e usar os mesmos pares em cada extremo. E para assegurar a ligação talvez seja melhor limitar a velocidade a 10Mbit/s. De qualquer maneira não ia conseguir obter 100.

Em teoria funciona. Na prática também, mas é mto mau.

Os registos de diafonia e crosstalk que vais ter vão-te provocar um "ruido" na transmissão. Portanto package-loss e intermitência na comunicação vais ter às paletes.

Um cabo de rede é relativamente barato, principalmente se comprares só o cabo, por isso não vale a pena meteres-te nessas aventuras.

É a minha opinião..

Não te esqueças também que para cravar cabo precisas de um alicate especifico e de fichas RJ45.
 
Eu ja tenho router wireless. O problema é q o sinal do escritorio para a sala é muito instavel e como tenho a ps3 na sala qro uma ligaçao fiavel.

Em principio, eu iria passar cabo de rede pela tubagem, nem q seja necessario retirar o cabo da linha telefonica. O quebra cabeca ta em descobrir donde vem e para onde vao os cabos, pois ainda tenho o hall e a cozinha pelo meio. O q é isso da guia q vcs falam?

Depois vou deixar aqui um esboço pra me ajudarem a adivinhar...

Boas, a rede começa no hall, depois segue em cascata de umas para as outras, portanto ao desenfiar vês logo!!!
 
Se está em cascata vai ser "um bico de obra". O cabo vai andar "às voltas". No entanto, se tiveres tempo e paciência (mais um par de mãos para ajudar vai dar jeito) tudo se consegue.
Utilizas o cabo de telefone para "puxar" o de rede. É o mais imediato se tiveres espaço nas tubagens, senão só com um cabo guia...
 
Ok, ja encontrei o caminho do cabo. Vou precisar de 12m de cabo de rede. Agora o cabo de rede passa na tubagem mas sem a ficha. A questao é, como vou depois colocar a ficha no cabo? Com os tais alicates proprios que falaram? Ou posso fazer a ligação se comprar uma tomada e substituir a tomada da linha telefónica?

Cumps
 
Ok, ja encontrei o caminho do cabo. Vou precisar de 12m de cabo de rede. Agora o cabo de rede passa na tubagem mas sem a ficha. A questao é, como vou depois colocar a ficha no cabo? Com os tais alicates proprios que falaram? Ou posso fazer a ligação se comprar uma tomada e substituir a tomada da linha telefónica?

Cumps

Tens essas duas soluções:
1) O cabo sai directamente da parede e tens que cravar uma ficha, com alicate próprio para RJ45. Não será a melhor solução porque o tamanho do cabo pode ser suficiente hoje, mas amanhã tens que afastar o aparelho e fica curto, ou então ficas com cabo em excesso que é sempre um estorvo.

2) Compras tomadas de rede e ficas com uma instalação bonitinha e prática, já que no futuro ligas à tomada o tamanho de cabo que quiseres. Arranjas as tomadas numa loja especializada em material eléctrico. Até com um bocado de sorte da mesma série dos teus interruptores e tomadas actuais.

Um abraço
 
E que tal pensares em adaptadores powerline? Talvez não fosse má ideia.
Ficas com acesso à rede em dois pequenos passos:

1. Ligas um router a um adaptador e por sua vez à corrente
2. Noutra zona da casa, ligas outro adaptador à corrente e o PC ao mesmo.

Ja está!
Queres mais simples?
:)

Eu custumo instalar este sistema em vários clientes, quando nem o wireless funciona bem. E garanto-te que resulta optimamente.

Exemplo: http://trendnet.com/langpo/products/proddetail.asp?prod=115_TPL-202E&cat=65
 
E que tal pensares em adaptadores powerline? Talvez não fosse má ideia.
Ficas com acesso à rede em dois pequenos passos:

1. Ligas um router a um adaptador e por sua vez à corrente
2. Noutra zona da casa, ligas outro adaptador à corrente e o PC ao mesmo.

Ja está!
Queres mais simples?
:)

Eu custumo instalar este sistema em vários clientes, quando nem o wireless funciona bem. E garanto-te que resulta optimamente.

Exemplo: http://trendnet.com/langpo/products/proddetail.asp?prod=115_TPL-202E&cat=65

Como é isso do Powerline?? Ligo os PCs à tomada para ter rede :lol:??
Mostra ai imagens do material e tal e explica lá isso...

Fiquei curioso :P
 
O problema dos adaptadores powerline é q custam boa nota. E como ja gastei num router e foi uma má compra, agora qro ver se gasto o minimo.
Cumps
 
Back
Topo