1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede Caseira complexa

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por snailsplay, 13 de Setembro de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 670)

1. snailsplay

snailsplay Power Member

Boas,
    estou a ver se consigo organizar as minhas redes de casa mas nao ta facil pois nao tenho conhecimentos ao nivel de redes sem fios, assim sendo vou expor a situação na esperança que alguem me possa ajudar.
    É o seguinte:
    -Casa tem 5 pisos e so tenho cobertura nos 3 primeiros e não me faz falta para os outros 2.
    -Tenho a funcionar actualmente my zon hub e um lynksys wrt 610n.
    -Tenho tambem 3 routers que já nao uso: conceptronic que nao sei o modelo e um lynksys wrt54gc e um wag200g(podem todos ser reutilizados, novos firmwares e afins)
    O que pretendo é o seguinte, configurar a rede wi-fi no piso 0 com o wrt 610n, ter 1 router a receber o sinal no 2o piso onde preciso de ligar 1 desktop por cabo de rede(o sinal chega em boas condicoes ao 2o piso). Ligar por wi-fi (o router do piso 0 chega) ps3, 3 portateis e ipad, por fim partilhar impressora na rede.
    Queria saber tambem se é possivel usar 1 pc relativamente antigo que tenho para o por a funcionar como servidor media para assim poder ver streams atraves da ps3 ou ate mesmo raspberry pi.
    Infelizmente nao sei os nomes tecnicos do que quero fazer, se me conseguirem dar links de tutoriais ou qualquer tipo de ajuda agradeço.
    Cumprimentos

2. guitarh

guitarh Power Member

O que tu podes fazer é meteres o zon hub apenas como modem, o lynksys wrt 610n configurado para servir o wifi, no piso 2 pegas num router que tenhas ai e metes a receber o wifi do piso 0 e a distribuir por cabo.
    O servidor podes instalar o sistema operativo "freeNAS" que é gratuito e muito bom para o que queres. E convem ter ligado ao router principal por cabo.
    De tutoriais que precises, eu posso-te arranjar, caso não saibas como fazer o que te expliquei em cima.

3. snailsplay

snailsplay Power Member

Obrigado pela resposta!
    Ja tenho o zon hub a ligar diretamente ao wrt610, embora tenha deixado o wi-fi do zon hub ligado para usufruir do fonzon.
    Se me pudesses arranjar algum tutorial de como fazer aquela parte de usar o router velho para receber o wifi no 2o piso e partilhar ai por cabo de rede agradecia. Ja ouvi falar numas coisas de trocar firmware mas nao sei se é a isso que te referes.
    Sim, o PC que iria fazer de server estaria ligado ao router principal. Ja agora, esse poderia partilhar tambem dados dos outros pcs? Por exemplo, ter la os meus ficheiros e quando quisesse acedia atraves de qualquer pc.
    E ja agora, é possivel ligar a impressora a rede?
    Obrigado

4. guitarh

guitarh Power Member

A impressora basta ligares a uma porta USB tanto pode ser no zon hub como no wrt610 (caso tennha porta usb)
    O pc que queres ligar com o sistema operativo que eu te disse podes ter configurado a todos os pc's e por exemplo, estas a fazer um trabalho no portatil na sala e queres ir para o fixo que esta no quarto, basta teres o trabalho guardado no disco partilhado (que podes configurar no "meu computador" depois de teres o freenas configurado como samba existem imensos tutoriais muito simples na net para isso) e como uma pasta que tens no meu computador a beira das particoes e essa pasta esta no servidor.
    Pega no teu linksys WRT54G e acede a pagina dele e vais a pagina do wireless (ou em advanced, algo assim para podes como ethernet client) e tens de meter como client mode e la deves de ter uma opcao que te diga para procurar redes wireless ... desativa o DHCP e a firewall dele, nao te consigo encontrar nenhum tutorial e eu nao sei de cor, trabalho com routers linksys mas so fiz isso uma vez ou outra e nao e muito dificil procura algo assim "ethernet client" "wireless client" algo parecido com isso.

Espero estar a ajudar, algo que nao percebas diz, obrigado. Cumps

Partilhar esta Página