1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede caseira - Ethernet, tv e telefone

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por astg, 15 de Outubro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 3236)

  1. astg

    astg Power Member

    Estou a fazer obras em casa, chão vai ser mudado, por isso quero aproveitar para distribuir uns cabinhos para uma rede! Aproveito para dizer que é um apartamento duplex (piso normal e sótão).

    Uma das minhas maiores dúvidas, tem a ver com o telefone... Estive a ler umas coisas sobre PBX, mas não consegui obter fácilmente a resposta, como tal, vamos directos:

    Queria distribuir o sinal de telefone por 2 pontos com telefone (normal) e por mais 2 computadores. Básicamente, o objectivo é poder fazer e receber chamadas internas de qualquer um destes pontos para outro, e fazer e receber chamadas externas (da linha analógica) também a partir de qualquer destes pontos.

    - É possivel?

    - Qual equipamento necessário e preço?

    - É demasiado trabalhoso? como tal devo esquecer e apenas colocar dois telefone ligados à linha analógica?


    Outro ponto - vou colocar uma ligação até a um ponto central da casa, onde ficará um router, onde a partir daí saiem todos os pontos de ethernet. Para a TV faço o mesmo? A distribuição é do mesmo género?

    Qual o máximo de comprimento que um cabo de ethernet pode ter desde o router ao computador? Que tipo de cabo comprar para garantir uma futura ligação de ethenet a 1Gbit/s?

    Obrigado por toda a ajuda que puderem dar!
     
  2. astg

    astg Power Member

    nng com nenhuma ideia?

    Mesmo só saber se é viável ou não já ajudaria!
     
  3. varejo

    varejo Power Member

    Boas, podes colocar 1 central telefonica, ou para ser mais barato existem telefones sem fios que fazem chamadas internas e externas.

    os cabos para cada computador podem ficar juntos num router perto de uma tomada de telefone.

    ethernet cabo cat.5E serve perfeitamente para Gigabit e todos são certificados até 100m distância.

    http://loja.ptcom.pt/loja/ProductDe...gocio_centraistelefonicas_analogicas_centrais

    http://www.onedirect.pt/produtos/siemens/siemens-gigaset-a160-duo
     
    Última edição: 15 de Outubro de 2008
  4. astg

    astg Power Member

    Thx pela resposta!

    Bem, estou a ver que a solução que estava a idealizar deve dar mais trabalho do que proveito! O conjunto dos telefones wireless é bem capaz de ser a melhor solução. A ideia era mais no sentido de digitalizar a cena, e poder atender ou fazer chamadas a partir do pc, mas também não era muito relevante esse pormenor.

    Quanto ao cabo já fiquei esclarecido! 100metros é mais do que suficiente para qualquer distancia que quero :)

    Quanto ao sistema de tv é que eu não me expliquei bem. A parte da net, eu percebo como é a distribuição, há um router central que dá um cabo para cada zona da casa onde quero net. O problema é mais da solução da TV. Ou seja, como funciona esse sistema, é da mesma maneira? é em série? É que eu dessa parte não pesco muito!

    (e sim, sei que cada vez mais a tendencia da TV é para ser digital, e portanto distribuida pelos cabos ethernet! De qualquer forma não faz mal ter a hipotese de ligar à TV analógica!)
     
  5. varejo

    varejo Power Member

    Boas, a nivel de cabos coaxiais (tv) podes ter 1 repartidor e depois 1 cabo para cada tomada, ou se der mais jeito podes colocar em cascata (serie) com tomadas de passagem!!!
     
  6. astg

    astg Power Member

    porreiro, é à vontade do freguês! Neste caso, dado que vai andar lado a lado com o ethernet, vai ser mesmo com repartidor, assim as passagens servem para os dois!

    Thx mais uma vez pelas respostas!
     
  7. Tenho um problema idêntico, mas mais complexo. Tenho que fazer uma instalação telefónica e de rede, mas não sei bem como a vou fazer.O problema é o seguinte:
    Vou ter de instalar rede em duas 'casas' mas estas estão separadas fisicamente uma da outra, e como não dá para por cabos, a minha única opção é mesmo o wireless. Para os pc's não há problema. Mas para os telefones, a situação muda. É que é necessário que exista telefones nas duas casas e que seja possível fazer chamadas internas e externas, mas com o mesmo problema de as duas não estarem ligadas por cabo.
    A minha primeira ideia era usar um programa de pc, que permitisse as chamadas internas entre os pc's e as chamadas para o exterior teriam que passar por um computador ligado a linha telefónica por um modem dos antigos.
    Sabem se existe algum programa de voip que permita telefonemas internos, e que permita ligar a uma linha telefónica externa?
    Obrigado
     
  8. varejo

    varejo Power Member

    Boas, nos telefones siemens existem repetidores para maior alcance, se não for muita distancia 1 repetidor de sinal resolve o problema dos telefones sem fios!!!!

    http://www.onedirect.pt/produtos/siemens/repetidor-siemens-gigaset

    ;)
     
    Última edição: 6 de Novembro de 2008
  9. megacarteiro

    megacarteiro Power Member

    Já agora, se queres fazer isso à tua maneira, talvez queiras espreitar aqui :)

    Isto dá-te a possibilidade de injectares sinal de vídeo dos PC's para a instalação de TV, permitindo-te veres o que tiveres no pc (filmes por exemplo), nas TV's do resto da casa...

    Dá uma olhadela... e se estiveres interessado e tiveres alguma dúvida, "posta" lá :P
     
  10. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    Yep, nem mais.

    Tinha o mesmo problema para cobrir uma area enorme (1000m2), e coloquei uma base normal no escritorio, e outra na "rua" para cubrir uma area enorme, a base 2 faz de repetidor da base 1. Apenas precisa de electricidade, pois "fala" com a base 1 atraves de radio.
     

Partilhar esta Página