Rede caseira - Mesh ou PowerLine

Entendo... E c Wi-Fi 6 o que existe?

A minha casa tem um problema, a sala, tem uma parede c 90cm, aquilo nada entra ! Lol

Em breve, vou construir mas até lá tenho a famosa parede!!

Tenho um powerline devolo mas já está a falhar muito... Estava a pensar em comprar o magic 2, mas depois de ver o fórum e encontrar outras possibilidades, fiquei indeciso.
 
Vê este tópico: https://forum.zwame.pt/threads/que-sistemas-mesh-wifi-estao-a-usar-abril-2020.1047193/
No primeiro post comecei uma tabela com algumas opções.

No Comparador ZWAME tens uma categoria de sistema mesh: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi e tens filtros com Wifi 5 e Wifi 6.

Essa parede resolve-se com o sistema mesh. Se vais construir, podes já pensar em gastar o dinheiro com algo que possas aproveitar ou não para a nova casa.
É só um piso? Quantos metros quadrados são mais ou menos?
 
Vê este tópico: https://forum.zwame.pt/threads/que-sistemas-mesh-wifi-estao-a-usar-abril-2020.1047193/
No primeiro post comecei uma tabela com algumas opções.

No Comparador ZWAME tens uma categoria de sistema mesh: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi e tens filtros com Wifi 5 e Wifi 6.

Essa parede resolve-se com o sistema mesh. Se vais construir, podes já pensar em gastar o dinheiro com algo que possas aproveitar ou não para a nova casa.
É só um piso? Quantos metros quadrados são mais ou menos?

Muito obrigado pela ajuda amigo @Metro

A casa que vou construir é só de 1 piso, com 180m2 habitável, sensivelmente! A minha ideia também seria expandir um pouco para o exterior também...

Eu desconhecia este tipo sistema, estava naquela que o powerline seria o melhor mas na verdade tenho tido alguns problemas...
 
Última edição:
O sistema de powerline foi bom e há situações em que ainda é válido mas na maior parte dos casos o sistema mesh é uma excelente solução. Claro que se vais construir, o melhor é passares cabos de rede pela casa toda e ficares com todas as opções em abreto.
Tens soluções de equipamentos para ficarem fora de casa inclusivamente e naturalmente que os equipamentos das operadoras que ficam no topo dos prédios são o melhor exemplo disso e muitos são da marca Ubiquiti por exemplo que também tem produtos para o mercado doméstico.

Estudares a melhor opção não te custa dinheiro e já te preparar para a nova casa. Se depois levas o que já adquiriste ou não tens que decidir. Para a atual, se é menor, um TP-Link M4 pode ser uma solução viável. Não é wifi6 mas deve resolver a situação. Se não chegar em qualquer altura aumentas o número de satélites. Uma solução já para a casa nova depende do que queres e se vais ter cabos de rede e o que queres lá ter. Um servidor, rede gigabit, 10 Gbps etc. Cabos de rede eu passava sempre CAT7. Não vale a pena estar a poupar no cabo. Só o passas uma vez.

Se queres "atravessar essa parede grossa a opção passa pelo TP-Link P9 que também é powerline. Mas vê a velocidade nas bandas 2.4 e 5GHz e a velocidade de net que tens contratada. Nos equipamentos que ficam mais afastados e que ficam na banda 2.4 se tiveres 500 Mbps que começa a ser comum nunca lá chegas e percebes porquê...
 
@Metro,
Amigo muito obrigado por tudo... Grande explicação mesmo!

Vou ter que adquirir alguma coisa e em princípio vou deixar os powerline, estou tentado para um da tp link, m4, m5 m9 ou mesmo outro que tenha wifi6...
Tenho de pensar melhor, se gasto o mínimo possível ou se já invisto e já irá dar para o futuro!

Se adquirir a opção mais barata, quando for para a nova casa, logo vejo, se usar outra coisa, posso sempre vender...
 
Sim, são bons.

Aconselho vivamente a seguir o conselho do @Metro, não deixes de passar cabos pela casa toda já que vai ser construída. No meio dos valores que estão em causa o cabo de rede são migalhas, com certeza.
 
Olá meus amigos,

Posso colocar um Switch com portas Rj45 numa das entradas de um “disco” Tplink ? Haverá problema?
Seria para ligar a TV, Ps4, Parabolica e afins...
 
@At Work,
Muito obrigado amigo, pela tua resposta.
Sendo assim, não haverá nenhum problema em usar um Switch no meu Deco m5.

Mais uma questão , as diferenças entre o Deco M5 e o M9 plus, este último destaca-se mais por ter Zigbee ou tem mais diferenças?
 
@NoirDesir o site da TP_link tem isto no M9 Plus

AC2200
5 GHz: 867 Mbps (802.11ac)
5 GHz: 867 Mbps (802.11ac)
2.4 GHz: 400 Mbps (802.11n)

A ideia com que fico, mas corrijam-me se estiver errado, é que neste caso tem uma banda dedicada só para a comunicação entre os satélites.
Os preços de ambas as unidades já estiveram mais baixos mas há uma grande diferença entre os dois e penso que é isso que explica não é só o Zigbee.

Para estes preços possivelmente pensar em algo já com Wifi6. Entretanto já vi que já se começa a falar em Wifi 6E. Mas A questão aqui é sempre que velocidade de net é que as pessoas têm e se à uns anos era impensável ter 100 Mbps hoje 500 Mbps começam a ser quase a norma. Isso na banda 2.4 GHz já não se tira proveito.
 
@Metro obrigado
Realmente tens razão, daí a diferença de valor, custa mais 29€ do q o M5 mas o M9 Plus vem só 2, na caixa!
Eu ainda posso devolver e comprar outro, tenho 15 dias para experimentar...

Outra coisa, eu ainda não os configurei, talvez no final do dia, tenho o SmartRouter da Vodafone, é preferível desligar o Wi-Fi do mesmo? Posso fazer isso através da app?
 
eu desliquei pelo botao, que é o ideal, porque se falhar os decos, basta ires ao botao e carregar para teres o wifi de volta (mais para quem nao sabe mexer nas coisas em caso de emergencia).

tenho os m5 e nao tem backlink separado, ou seja, a velocidade maxima sera sempre mais baixa no ultimo satelite, mas isso afecta mais quem tiver net alta >200mpbs (ou uso de rede local alto)
 
Obrigado @rjSampaio

O próprio router tem um botão para desligar o Wi-Fi? Na própria app “SmartRouter” também é possível desligar o Wi-Fi, ainda não experimentei porque não estou em casa!

Em relação a diferença entre o Deco M5 vs M9plus, valia bem a diferença então?

Eu hoje já vou experimentar e ver se safa bem o M5, tenho o router no escritório, mas onde uso mais net, é na sala que está separada com a cozinha pelo meio, mas a parede da sala tem 90 cm de largura, um monstro mesmo, nada passa aqui. [emoji38]

Sempre usei Powerline mas Hoje decidi experimentar o M5. Não sei se o M9 só com 2 aparelhos faria melhor do que o M5 com 3!!?

Tenho net 200mb mas vou passar para 500mb
 
O próprio router tem um botão para desligar o Wi-Fi?

pelo menos o SR2 sim, os outros nao me recordo

Em relação a diferença entre o Deco M5 vs M9plus, valia bem a diferença então?

pessoalmente não, e penso que a maioria também nao, se vosse a pagar algo mais caro ia tentar ver wifi6 melhor.

Tenho net 200mb mas vou passar para 500mb

a duvida é, precisas de 500mbps nos equipamentos que vão estar pendurados num segundo/terceiro satélite ligado por wifi?
e algo que muitos não sabem/apercebem, se tiveres possiblidade de ligar os satelites por cabo melhor.
 
@Metro obrigado
Realmente tens razão, daí a diferença de valor, custa mais 29€ do q o M5 mas o M9 Plus vem só 2, na caixa!
Eu ainda posso devolver e comprar outro, tenho 15 dias para experimentar...

Outra coisa, eu ainda não os configurei, talvez no final do dia, tenho o SmartRouter da Vodafone, é preferível desligar o Wi-Fi do mesmo? Posso fazer isso através da app?

Eu teenho apenas o wifi do sistema mesh. No meu caso apanha n redes e ter duas redes em casa não faz sentido. Quanto mais redes mais degradação do sinal.

Mas já apontaram alguns pontos que me parecem interessantes a considerar e eu também apontei. O mais importante para mim é teres o máximo de informação e a gastar, gastares o dinheiro bem gasto. O M9 Plus com 3 satélites já começa a ficar em território de Wifi6 por isso eu era capaz de ir para wifi 6.

Só tu sabes a resposta à pergunta do @rjSampaio se necessitas de 500 Mbps no segundo ou terceiro satélite. Eu sei a resposta. Eu quero ter até mais porque quero partilhar não só a net mas ter a possibilidade de partilhar ficheiros e estão a esquecer-se se estiverem 2 ou 3 pessoas ao mesmo tempo.
Portanto sim, quero ter tudo a que tenho dierito ainda por cima porque isto só é pago uma vez.

Mas aceito outras visões.
 
Pelo menos no 2.o aparelho, o que vai estar na sala, vou querer ligar a minha TV, Ps4, Apple TV , Satelite , tudo por RJ45, mas sei que aquilo só traz 2 entradas, foi por isso que questionei em relação ao Switch!
Mas pensando bem, com estes aparelhos, sendo diferentes dos Powerline, pode ser que a maior parte dos devices que mencionei em cima, trabalhem bem através do Wi-Fi ... Só experimentando!

Pelo o que percebi, com o M5, quantos mais aparelhos eu tiver mais vou perder no que toca à força de sinal!

Agora estou baralhado, confesso. Também partilho a mesma opinião que os amigos @Metro e @rjSampaio, o M9 plus, pack 3 já fica bastante puxado, seria uma opção aí, Wi-Fi 6, mas também posso estar errado!

Na vossa opinião, qual seria a melhor opção, sem ser Wi-Fi 6?

Eu neste momento c o powerline da devolo, na sala atinge os 30mb, Wi-Fi, tenho net 200mb! Espero ter mais com o M5!
 
Última edição:
eu normalmente faço dois tipos de compras, ou o mais barato possivel, ou o mais caro/avançado.

Ora o wifi6 ainda vai demorar a ser rentavel, nao vale a pena estar a comprar um entremedio dos deco, entao o m5 fica bem.
 
@NoirDesir se hoje vais experimentar o Deco M5 é melhor esperar pelas tuas conclusões antes de se avançar a ajudar.
Se tiver imagina 200 Mbps no segundo satélite e estás a ser streaming 4K na Apple TV, TV na Box, a fazer download de um jogo para a PS4 e ainda a navegar na net não estás á espera de milagres certo? Estás a dividir a ligação por tudo. Se só tens 30 Mbps és capaz de ter uns soluções.

Mas deixa ver a que conclusões chegas e depois tenta-se ajudar. Eu tenho cá uma marreta para abrir-mos um buraco na parede da discordia. Fica só um buraco no meio o que achas? :D
Arquitetura moderna :)
 
@Metro, essa marreta fazia mesmo muito jeito, esta parede é qualquer de outro mundo mesmo!

Eu acabei de ligar, um ao router e o 2.º na sala, tentei só c os dois a ver no que dava e tenho a box Vodafone e satélite ligada por Rj45... Mas reparei que a box da Vodafone de vez em quando anda aos soluços, c o powerline não acontecia isto. Vou ter de ligar o 3.º no meio dos dois a ver se ajuda.
 
Back
Topo