Rede caseira SEM um router e SEM um cabo crossover

Kayvlim

Moderating from /home
Staff
Hello, caros Techzoners :-D tudo bem?

É assim: eu tenho dois computadores com Windows XP em casa. Os dois estão ligados e a trabalhar :)

E tenho aqui um cabo SIMPLES (com entrada RJ45).

Um destes computadores (o que estou a usar) tem Internet (Modem USB ADSL da SAPO), e o outro não, e ambos têm placas de rede.

A questão é: como é que, sem um router, e com um cabo simples (não crossover), posso ligar o segundo computador ao primeiro? Para jogar UT numa LAN :-D, e, consequentemente, para ligá-lo à Internet?

Disseram-me que é preciso um cabo crossover (penso que em português legítimo chama-se "cruzado"), ou, NUM dos computadores, um programa que "cruze" os sinais via software.

É possível ligá-los aos dois sem mais "requisitos"? É que gostaria de ter o 2º PC ligado este fim de semana, e não tenho hipóteses de arranjar um crossover antes da próxima Quinta :( então um Router nem se fala... estou para comprar um, mas mais lá para o Natal :-D

O que procuro, basicamente, é fazer uma LAN caseira, onde um computador age como router para o outro aceder à internet, e conseguir fazer com que se possa jogar UT em rede (PC1 vs PC2 :-D), ainda hoje (ou amanhã). Se tiver de fazer aquilo que me disseram - "cruzar os sinais via software" - podem-me aconselhar algum programa free e "leve"? O LapLink faz isso? É que acho que foi esse o nome que veio à baila na tal conversa...


Obrigado pelo vosso tempo e eventuais respostas :)

Cumprimentos [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Cruzado

Nunca usei defacto um software para cruzar cabos :D mas pode ser k exista, ams sim um cabo cross-over (cruzado) serve tanto pa jogar como pa partilhar a net, ams se tens ent num e esse serve de servidor e nao de router, esse tem de tar ligado para o outro ter net, senao era como desligares o modem e teres net na mesma.........
Espero ter ajudado ;)
Cumps:)
 
a questão do software está posta de parte porque não é o sistema operactivo que interpreta os sinais que vêm do cabo mas sim a placa, ou seja o problema está para além do driver, ou mesmo para lá do firmware da propia placa.

Vamos gastar dois ou três eurros e fazer uma coisa que qualquer técnico te vais dizer que não deves fazer.

Em principio se olhares para a parte de tráz da ficha (a parte que não tém pindoricalho) vais vr uma determinda sequencia de cabos, se forem standadard (tipo B) devem estar

1 branco laranja
2 laranja
5 branco verde
6 Azul
3 Branco Azul
4 verde
7 branco castanho
8 castanho

passo por passo
1 corta o cabo ao meio
2 descarna as pontas do cabo 3 cm para cada lado
3 usando um chizato limpa os cabos 1 - 2 - 3 - 6 de ambas as pontas
4 liga uma ponta há outra da seguinte forma
1 com 3
2 com 6
3 com 1
6 com 2
com fita isoladora cobre bem as conexoês entre cabos os cabos que sobram não lhes ligues porque não são usados, tenta que o chicote não fique muito grande.

isto não se deve fazer mas como o teu caso é uma caso desesperado ai está a solução.

não te esqueças que isto é para desenrascar quinta feira compra o cabo
 
Última edição:
Vais a uma loja de electrónia e compras uma ficha que há que cruza o cabo, e assim nunca mais te tens de preocupar se o cabo é cruzado ou nao.
 
Vais a uma loja de electrónia e compras uma ficha que há que cruza o cabo, e assim nunca mais te tens de preocupar se o cabo é cruzado ou nao.
Eu tinha pensado fazer isso ontem :-D um cabo que cruza um simples ou faz com que o cruzado seja simples...

bem... acabei por passar hoje pela loja de informática :( já tenho o cruzado :-D acho que agora já consigo fazer a ligação. Hoje à noite veremos :)

@GugaNetLenta: eu queria dizer "gateway" :D

@eraccp: eu não podia ter cortado o cabo porque não era meu. O que eu precisava mesmo era de 2 jacks RJ45 e de 8 cabos para fazer as ligações. Isto é, precisava de recriar a tal "ficha" de que o SoundSurfer falou.


Obrigado pelas respostas... se bem que nenhuma me ajudou verdadeiramente (tudo o que foi dito eu já sabia :( )....

Cumps [[[[[[[]]]]]]]
angelofwisdom
 
Eu liguei o meu PC ao portátil com um cabo simples e funcionou maravilha 8o
A placa do meu PC é uma Marvell Yukon 88E8053 PCI-E Gigabit Ethernet Controller e o portátil é um Acer Aspire 1642WLMi.
 
Eu liguei o meu PC ao portátil com um cabo simples e funcionou maravilha 8o
A placa do meu PC é uma Marvell Yukon 88E8053 PCI-E Gigabit Ethernet Controller e o portátil é um Acer Aspire 1642WLMi.

Eu com o meu iBook também consigo ligar a todo o lado com ou sem crossover, estranhei mas o iBook deve cruzar os cabos automáticamente, i guess...
 
Todas as placas de rede recentes vem com Auto-MDI/MDI-X, pesquisem no google ou assim, o vosso modelo pra saber se funciona com cabo normal ou não.
 
Back
Topo