1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede Caseira - Tomadas RJ 45

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Carlos TMartins, 30 de Abril de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 10583)

1. Carlos TMartins

Carlos TMartins Power Member

Boa tarde,

tenho tudo preparada para montar uma rede em casa, tenho um router Speedtouch, apenas me falta efectuar as ligações mas não sei qual o esquema para ligas os cabos as tomadas. Onde posso obter essa informação?

Thanks
    Carlos Martins.

2. OdracirPT

OdracirPT Power Member

3. xupetas

xupetas Banido

4. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Tomadas ou fichas?

5. Carlos TMartins

6. Transmontano

Transmontano I folded Myself

As tomadas não trazem um esquema? As que montei traziam 1 manualzito :D

7. luikki

luikki Power Member

quais tomadas?
    se vais usar um router, nele tens as "tomadas" onde ligas os cabos de rede que por sua vez se ligam às "tomadas" dos computadores....

8. Transmontano

As tomadas das paredes. Deves estar a fazer confusão.

9. luikki

luikki Power Member

qual confusão?????????????????????????????????????
    as tomadas das paredes para ligar o quê??????????

10. JKL22

JKL22 Power Member

Para ligar os cabos de rede.

11. Transmontano

12. Noeljunior

Exacto, as minhas tomadas têm um papel lá colado com um esquema...

13. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

o que eu fiz, embora não tenha sido o mais correcto foi, a cada cor corresponder um numero, ou seja , ex: o cabo laranja no terminal 1 das duas tomadas, o vermelho no terminal 2.... Fiz desta maneira porque o cabo que tinha em casa nao correspondia ao do esquema, logo nao podia usar o mesmo esquema de cores. De qualquer das maneiras isso não tem muita importância, ja que o cabo que vai ficar nas paredes nao tem nenhum tipo de esquema especifico. Passo a explicar. A ligação das tomadas é sempre, 1-1, 2-2, 3-3, 4-4.... e assim sucessivamente. Depois, se quiseres por exemplo usar uma ligação "crossover" basta ligares numa tomada um cabo "directo" e na outra tomada um cabo "crossover", caso contrario ligas cabos "diretos" nas duas tomadas.Perceberam ou foi demasiado confuso? xD

14. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

luikki, as tomadas que ele fala são as que tem na parede em cada compartimento. Todas as tomadas vão ligadas a um compartimento que é o "bastidor" de todos os compartimentos. Neste fica o router/switch/hub... Percebeste?

15. Carlos TMartins

A minha questão é mais simples. As tomadas tem o esquema mas qual a norma que devo utilizar a 568A ou a 568B?

CM

16. Noeljunior

Isso depende... Isso vai variar de tomada para tomada. Uma das normas há-de ser para "directo" e outra para crossover. Se estiveres a ligar tomada-tomada basta usares a mesma norma em cada tomada para que se faça uma ligação directa. Caso depois precises de crossover, como o PTNetServer disse, numa das tomadas ligas um cabo crossover e noutro um cabo "directo" e a ligação fica crossover.

Ou nao tem nada a ver com isto?

17. Bota_abaixo

Bota_abaixo Power Member

Boas noites

Acerca deste assunto tenho uma dúvida:
    Eu fiz as ligações como manda no manual ou seja no router liga por rj45 e a tomada liga com os fios e está a trabalhar bem, mas como a tomada é dupla fiz chantes de um lado para o outro. o que se esta a passar é que quando ligo dois cabos de rede a equipamentos diferentes a placa de rede do pc liga e desliga, eu pergunto, será que não devia fazer esses chantes e devia passar dois cabos utp?!!!!

obrigado por possiveis ajudas....

18. miraportuga

miraportuga Power Member

Ora bem , para duas ligações de rede, precisarias de 2 cabos de rede, no entanto se quiseres a velocidade de apenas 100Mbits podes usar uns adaptadores que há para dividir os pares de 1 cabo utp, permitindo assim passar 2 ligações de rede distintas pelo mesmo cabo.

Cumps

19. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

não precisas de adaptadores... usas um cabo, e depois separas 4 filamentos para cada lado...

20. miraportuga

miraportuga Power Member

Sim lol, tambem dá. :zzz: Os adaptadores era só para não estar a ocupar uma dupla tomada de rede, isto caso se precisasse das duas tomadas(para 4 ligações).

Cumps :009:

Partilhar esta Página