Rede Caseira Wireless

Winkston

Power Member
Boa Noite !
Ando com umas ideias para fazer uma rede Wireless cá em casa !
PC's a utiliza-la :

- Computador Servidor, ligado 24/7 ! (PC-S)
- Computador do meu pai(PC-P)
- O meu portátil (PC-P1)
- O meu computador (PC-M)
- Media Center (PC-MC)
- E aos fins de semana mais um portátil do meu irmão. (PC-P1)

O 'PC-S' ficaria a 1 metro do 'PC-M', a uns 9 m do 'PC-P' , estes 3 no 1º andar !
O 'PC-MC' ficaria no res do chao, como tambem o 'PC-P' e o 'PC-P1' !

Ao que sei, a SAPO oferece o router wireless !
Do que mais preciso para alem dos receptores wireless em cada PC?

- O 'PC-M' eu queria que transmitisse para o LCD filmes que estariam armazenados no 'PC-S'.
É possivel?
- Que comando e placas precisaria?
- Que configuração (material usado, e barato) aconselham para o 'PC-S' e para o 'PC-M' ?

Um desde já muito obrigado !
Cumprimentos
Sérgio 'Winkston' Lopes



 
Por onde começar, hehe....

Vamos a isto:

Antes de mais, se tens SAPO muda para a Vodafone Adsl Duplex. Fica mais barato e ficas com uma ligação melhor (19.9€/mês 12Mbs sem limites com a portabilidade do numero e sem a assinatura mensal) - se fizeres a adesão através do telefone ou internet tens o router da Vodafone por apenas 4,9€ (na loja é 19,9€).

1º - Seria bom saber qual o teu orçamento (vou tentar dar a melhor solução ao preço mais baixo)

2º - Quantos mais PC's consegues ligar com o cabo de rede, melhor será a rede (e mais barata). Por mais antigos que os PC's sejam, em princípio todos têm uma entrada de rede.

3º- Vou partir do princípio que os portáteis têm todos, rede sem fios incorporada.

Uma possível solução:

Supondo que tens um modem da sapo e está perto do Servidor falta te adquirir um router wireless bom. Eu pessoalmente prefiro modem e router separado, mas há várias soluções integradas de ADSL2+ e router.

Possíveis opções:

Eu uso um ASUS WL-500gP v2 77,9e na *****. (mas este router tem entradas USB que o tornam um pouco caro para utilizadores normais)
http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=6982&session=0c02d53d9c1cd7115b4f1a56c25f7320


Mas há opções mais baratas e que talvez te sejam mais vantajosas, como:

SMC SMCWBR14S-N + USB SMCWUSBS-N 300Mbps Lite N por 71.5€ (já traz uma pen wireless de alta velocidade)
http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=6713&session=6614fdd359a817dc86946e409e08c41f

Asus Router Wireless 125Mps WL-520GC (41,9€) - sem PEN usb
http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=4316&session=6614fdd359a817dc86946e409e08c41f


Pelo que entendi a configuração que propunha seria esta:

Compras um router wireless (como queres ter rede nos 2 andares, aconselho a não comprares um dos 25€ porque geralmente não têm potencia para transmitir a rede sem fios a longas distancias com obstáculos).

Ligas o modem da SAPO (aconselho mudar para a Vodafone ) ao router pela porta WAN (uma porta atrás do router facilmente identificável).

Supondo que o Servidor está perto do modem, ficaria também perto do router e ligavas o servidor ao router por cabo (o servidor como é um PC que será acedido pelos outros PC's deveria estar ligado ao router por cabo (esse cabo já vem na caixa com o router)).

Já que tens o teu PC perto do Servidor (1m) - aconselho ligares o teu ao router por cabo também. Para além de poupares dinheiro, terás uma ligação de melhor qualidade, e no caso de jogares, ficas com uns PINGS melhores, hehe...

O PC-P, se tiver a 9 metros e houver maneira de passar o cabo, aconselho vivamente essa opção também, mas caso contrario podes usar um adaptador USB ou uma placa de rede PCI wireless. O SMC que te aconselhei já traz uma pen dessas no pacote do preço.

Neste momento apenas falta o Media Center. Como está noutro andar é possível teres alguns problemas de rede, a não ser que o quarto seja mesmo por baixo do quarto onde estará o router.

Nesse caso aconselho comprar um adaptador USB de rede sem fios ou uma placa de rede PCI wireless de boa qualidade, porque deverás querer fazer streaming dos filmes ou musicas pela rede, e nesse caso uma boa ligação é fundamental.

Orçamento previsto:
Se comprares o pack do SMC são 71.9€ e provavelmente vais precisar mais uma placa de rede ou adaptador USB wireless.

SMC SMCWUSBS-N (é uma das muitas possibilidades) 21.9€
http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=6714&session=6614fdd359a817dc86946e409e08c41f

Qualquer dúvida é só perguntar.
 
Antes de mais Obrigado pelo tempo que disponibilizaste para me ajudar !
Começando pela net, onde eu moro (Paredes) não há Internet Vodafone !
Vou ter que optar pela Sapo é a única ! E mesmo a Sapo neste local penso que só chega aos 4MB, e tenho de pagar assinatura mensal !
Mas para mim essa net já serve, visto que estou com banda larga móvel TMN xD
Quanto ao Router Wireless, pelo que eu vi no site da SAPO é agora oferecido, penso não estar enganado.
http://adsl.sapo.pt/detalhe_kit24.html tens ai o link para consultares !

O PC-P não poderá estar ligado por cabo de rede, mas apenas será utilizado para consultas na Internet, e download de umas musicas :P !
Quanto ao MC não esta por baixo do servidor, a casa é grande e cabo de rede também esta fora de hipótese! Uma boa pen wireless resolve o problema?
O PC-S estava a pensar em montar um P4 , 1GB Ram, e aproximadamente 1 ou 2 TB de espaço !
Depois de todos os computadores, através de Wireless consigo aceder a esses ficheiros guardados no PC-S?

Cumprimentos
 
Não sei qual o router wireless que a SAPO fornece. No entanto tenho esta sugestão:

Se for grátis, pede (vê bem se terás que ficar mais X meses de permanência com o serviço, mas visto não haver alternativa, esse custo não é relevante) e caso descobres que não dá para a casa toda (wireless) compras um melhor, ou até um upgrade de antena (caso seja desmontável).

Ligas então o Servidor e o teu PC ao router por cabo, e compras 2 pens ou wirelss PCI cards para os PC's (PC-P e PC-MC). Aconselho a comprar uma melhor para o PC-MC como já tinha dito, streaming requer largura de banda.

EM relação ao servidor, P4 (2Ghz para cima) e 1Gb de RAM server perfeitamente. O espaço qualquer coisa acima de 500gb serve, mas aqui quanto mais, melhor claro....hehe

Boa sorte.

PS: Outras opções para router wireless.

SMC7904WBRA-N 59.9€
http://www.smc.com/index.cfm?event=v...d=118&pid=1641

SMC7904WBRA2 EU 49.9€
http://www.smc.com/index.cfm?event=v...id=26&pid=1547
 
Aconselho-te a ir até a secção das Configurações deste fórum, responder ao questionário (quanto queres gastar, o que pretendes) e depois terás a contribuição das pessoas.

Eu pensava que já tinhas o PC. Para um média center não necessitas de nada super potente, a não ser que querias ver filmes em HD ou blue-ray, nesse caso uma placa gráfica com descodificação por hardware dá jeito.

Mas vai lá e cria um tópico. Vais ver que algo se irá arranjar :).

PS: O comando compra-se (obvio hehe), mas há principalmente 3 tipos de comandos, uns que vêm separados (compram-se a parte), uns que vêm com a caixa (algumas caixas media center trazem comando) e os que vêm com as placas de TV.

 
Back
Topo