Rede cross-over não funciona! [RESOLVIDO]

Techdoctor

Power Member
Um amigo tentou ligar 2 computadores (1 Laptop, chamemos-lhe PC1, e 1 Desktop, chamemos-lhe PC2) em rede usando 1 cabo cross-over.
Como não conseguiu pôr aquilo a funcionar, chamou-me!

Estive lá hoje quase um par de horas e também não consegui, embora se tenham resolvido alguns problemas.

Expliquemos a situação:
Ambos tem o "Windows XP" e o portátil (PC1) é o que fica com a ligação à net por USB (Netcabo), fazendo partilha desta para o outro PC (PC2).
Ambos tem as placas de rede correctamente instaladas e, teoricamente, a funcionar.

Depois de ver que nenhum dos computadores exigia password para entrar no XP, foi criada uma para cada um, pois sem isso a rede nunca iria funcionar (O PC2 tem 2 users, mas só se definiu a pass para um deles).

Foi criada uma nova ligação de rede a partir do wizzard do XP, definindo-se os IP's fixos para ambos:
IP1=192.168.0.1 (Portátil) e IP2=192.168.0.2 (Desktop).

No portátil, que era o que inicialmente estava a dar mais problemas, depois de se verificar que estava com 2 Firewalls activas, desligou-se a do "Norton Internet Security" e do XP. No PC desligou-se também a Firewall, que era a do XP.


A partir deste momento conseguiu-se fazer comunicação via ping (tanto de 1 computador para ele próprio como para o outro) mas nunca dentro do XP, pois o portátil consegue "ver-se" e "ver" o PC mas este não consegue "ver" nada... (por vezes nem abre o grupo de rede definido)

Se se defininir IP automático tanto num computador como noutro dá erro de ligação: Ligação limitada/inexistente.

Experimentei, inclusivé, fazer o ficheiro de configuração de rede para correr no outro computador mas nem isto resolveu.


Alguém tem uma noção do que estará a causar o problema?
 
Última edição:
ja tive a ligação feita dessa forma agora tenho router mas do que me lembro sempre fiz com o wizard do XP 1PC a indicar que tem a net e os outros pc vão la bucar e o outro PC apenas selecciona que vai la buscar, se não estou em erro mas como disse recordo-me vagamente, axo que apenas tinha ip fixo no PC que tinha o Modem ligado. Mas tenho a certeza absoluta que há mais 4/5 topicos ja abertos sobre esta situação
 
ja tive a ligação feita dessa forma agora tenho router mas do que me lembro sempre fiz com o wizard do XP 1PC a indicar que tem a net e os outros pc vão la bucar e o outro PC apenas selecciona que vai la buscar, se não estou em erro mas como disse recordo-me vagamente, axo que apenas tinha ip fixo no PC que tinha o Modem ligado. Mas tenho a certeza absoluta que há mais 4/5 topicos ja abertos sobre esta situação

Thanks, Goldfinger_Guy!

Com a tua dica e outra de um amigo resolvi o problema!
Mudei o IP do PC2 para automático e acrescentei uma password ao user que ainda não tinha (como tinha dito o PC2 tem 2 users mas só se tinha posto pass num deles) e a rede ficou a funcionar.

Muchas gracias!
icon13.gif
 
Back
Topo