1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede de Cabelagem FTTH (Fibra Óptica)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por dragon-moon, 11 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 115; Visualizações: 17645)

  1. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Desculpem a minha «agnorância», mas alguém me pode indicar fornecedores de cabos de fibra óptica para distribuição de rede pública de comunicações electrónicas? Era só uma curiosidade que tenho... e saber quais as vantagens e as desvantagens da fibra óptica na rede de telecomunicações fixas.
    Agradeço comentários... eu não quero escapar essa informação!
    Obrigado a todos!
     
  2. yelloboy

    yelloboy Banido


    Em Virtude das suas características, as Fibras ópticas apresentam bastantes vantagens sobre os sistemas eléctricos.
    - Dimensões Reduzidas

    - Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);

    - Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros.

    - Imunidade às interferências electromagnéticas;

    - Matéria-prima muito abundante.

    - Custo Cada vez mais baixo.




    Com fibra óptica podes ter por exemplo uma central de DSL ou VDSL no Porto e estares em aveiro a usufruir praticamente da velocidade máximo do serviço.
    A fibra óptica é tipo um espelho que mostra a tua imagem consoante ela é sem perder qualidade.
     
  3. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Antes de mais agradeço a informação técnica mas o que importa saber são os custos de um cabo óptico, quem em Portugal fornece e qual é o comprimento de uma bobine de cabo óptico?
    Sabes-me dizer qual é a distância máxima que o cabo óptico mantêm a mesma velocidade de DSL? 100 Km? 200 Km?
    Eu estou a fazer um estudo económico sobre este tema que acho que poderia revolucionar o nosso sistema de telecomunicações em Portugal... mas vou manter ainda mais em segredo... :007::paranoid:
     
  4. Santo38

    Santo38 Power Member

    100Km ou 200Km só mesmo com amplificadores ou regeneradores. O problema de passar fibra são os direitos de passagem.. Isto de enterrar fibra por ai carece de autorizações.. Seja pela estrada, ou seja por campos, tens de obter autorizações. E depois para transmitires sinal necessitas de uma licença se essa sinal for para distribuir.

    Ou seja, no fim o preço da FO é irrisório quando comparado com o preço da mão de obra, direitos de passagem, licenças e equipamentos acessórios de FO.....

    Saudações
     
  5. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Quanto aos direitos de passagem, licenças e taxas eu já tenho algumas informações (valores de 2008) em alguns Municipios mas o que importa saber é isto, valor do cabo óptico ao público, qual a distância que uma bobine contêm, qual é a distância máxima sem amplificadores ou regeneradores e velocidade máxima que pode atingir nessa distância máxima sem aplificadores ou regeneradores.
    Acho que, não querendo ofender ninguém, estamos a ser parvos em não haver iniciativa privada no sentido de investir em força na fibra óptica no sector das telecomunicações em Portugal.

    Isto sim é revolução tecnológica e verdadeiro choque tecnológico!

    Agradeço todas as informações possíveis, eu vos ficarei muito grato!
     
  6. Seavoices

    Seavoices Power Member

    Não há dinheiro privado que consiga criar uma verdadeira infra-estrutura. Existem iniciativas mas algumas ou morreram ou foram aglomeradas por empresas maiores.

    Por outro lado, (ainda) existe resistencia ao desenvolvimento da cobertura de Fibra ao cliente.

    Agora, ao falarmos ao nível de operação, a situação é bastante satisfatória. Toda e qualquer central (salvo excepções como centrais remotas e centrais pequenas) já tem cobertura de fibra. A própria TvCabo distribui o sinal via Fibra até ao primeiro Head-End de uma rede local Coaxial.

    A situação não está assim tão má quanto queres fazer transparecer. Mais ainda existe muito caminho para evoluir
     
  7. yelloboy

    yelloboy Banido

    Sublinho a parte distância entre repartidores ascende as centenas de quilómetros.
     
  8. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Sem dúvida! E por isso de eu estar a estudar muito a fundo este caso, como disseste que muitas das iniciativas privadas morreram ou foram absorvidas pelos Gigantes das Telecoms em Portugal em virtude da má gestão e de pouca resistência a esses mesmos Gigantes. As nossas empresas de Telecomunicações em Portugal morrem todas porque não são preventivos e definem uma escala de prioridades errada que revela o falhanço das suas operações.
    Como estou a estudar este caso, pode ser uma grande porta para muitos profissionais, e também novos profissionais, e existir um novo operador concorrente a estes gigantes em lançar este projecto de fibra óptica em Portugal com:
    • Custos Reduzidos de Operação
    • Custos Reduzidos para o Consumidor
    • Maior capacidade de serviços e soluções de telecomunicações
    • Melhor utilização das redes de banda larga
    • E investigação em redes de fibra óptica que ultrapassem as que actualmente atingem
    Para fazer frente a 3 Gigantes das Telecoms, a Portugal Telecom, a Zon Multimédia e a Sonaecom, é fazer com independência destes Gigantes, a rede, e melhorar os serviços que como devem ter percebido, pagamos muito de comunicações e investimos pouco em soluções mais económicas que podem enriquecer uma empresa sempre com a prespectiva de vivermos mais e melhor uma «aldeia global» como hoje em dia vivemos.
    Por isso que estou a tentar saber valores, pelo menos em pequena escala a fim de saber se afinal uma empresa pode ou não sobreviver contra estes gigantes.

    Agradeço todas as informações possíveis e mais uma vez repito, ficarei muito grato por saber. :wink:
     
  9. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Sabe me dizer qual é a distância média entre dois repartidores, por exemplo?
     
  10. _zZz_

    _zZz_ Professional Folder

    vai depender do numero de canais por fibra, e do tipo de amplificadores que usas... diria que o "normal" serão 1entre os 100 /150 km entre amplificadores (isto sem usar Raman Pumps).

    A Brisa tem uma boa rede de fibra optica instala em portugal...
     
  11. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Agora falta os valores dos cabos?... Também já agora o preço dos amplificadores e repartidores? Isso é bastante interesante em saber.
     
  12. Seavoices

    Seavoices Power Member

    Embora eu saiba que me estou a afastar do assunto, e dado que estás a fazer um estudo de planeamento futuro de infra-estruturas, porque não pensarem numa solução multi-operador através da mesma estrutura. Ou, por exemplo, um esquema de abrangência nacional (dado que o estás a fazer para um operador futuro que se queira implementar no nosso país) que permite a interoperabilidade entre os grandes operadores (Zon, PT e Sonae), que permita a entrada de novos operadores mais pequenos e também a aplicação de futuros updates (ao nível de equipamentos activos de rede que suportem uma maior largura de banda para a mesma estrutura de rede de Fibra-óptica).

    Estrutura global para todos os operadores que queiram entrar no mercado, com gestão idependente das operadoras.

    Por outro, para o estudo que pensas fazer actualmente, terás que verificar as características da fibra (existem diferentes tipos de fibras, diferentes larguras, diferentes materiais) mas também o tipo de equipamentos e de transmissão do sinal que os equipamentos de rede fibra que existe actualmente (e futuramente) no mercado, a quantidade de sinais que queres adicionar por fibra

    Boa sorte no trabalho!
     
  13. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    De facto em Portugal, é dificil aplicar uma rede de fibra inter-operadores, porque todas querem o mesmo, olha-se para a rede de cobre da PT.
    Falaste em diferentes tipos de fibra com diferentes larguras e materias, no caso de uma infraestrutura nova, qual seria o melhor cabo que possa abranger o público em geral? Quais os equipamentos de transmissão do sinal e qual é a quantidade de sinais que seria o ideial para Portugal?

    Tudo isto será fruto de todos nós por isso de estar a estudar neste tipo de nova infraestrutura, já que algumas empresas estão a querer atrasar o avanço nas tecnologias de informação...
     
  14. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Eu tenho estado a consultar alguns sites que informa muito pouco sobre a distância máxima quem mantêm a mesma velocidade máxima de internet, alguém me pode dizer quanto é? Atenção sem repetidores e aplificadores... podem dizer de todos os tipos de cabo.

    Agradeço respostas...
     
  15. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Não há "velocidade máxima de internet".

    A fibra, como já te disseram, não é uma coisa única. Existe fibra Multi-modo e Mono-modo, existem diferentes tipos de transmissão (WDM, SDH, Ethernet (e dentro deste os diferentes tipos de interfaces ópticas), etc), tudo isto influencia a relação distância/qualidade dos sinais transmitidos pela fibra.

    Para efeito de simplificação vamos assumir que no teu caso vais usar Ethernet só, como transmissão, assim sendo conta com algo do tipo 100M até 2Km, 1G até 500m e 10G até 300m, isto usando fibras multi-modo.
     
  16. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Desculpa perguntar como é que o cabo de fibra óptica chega aos Açores e à Madeira debaixo do mar? São coloados repetidores ou aplificadores de 40 em 40 Km no cabo de monomodo?
     
  17. Santo38

    Santo38 Power Member

    Acho que o melhor é dar uma olhada em http://www.arcelect.com/fibercable.htm antes de continuar a discussão.

    A titulo de referencia posso dizer que um conjunto de fibras mais equipamento de transmissão, direitos de passagem e tudo o mais entre Lisboa e Elvas custou (ou vai custar) a uma empresa nacional qualquer coisa como 10 milhões de euros.. Pode ser que ajude a estimar valores!

    Saudações
     
  18. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Não sei qual é a arquitectura de transmissão utilizada, mas se for por exemplo DWDM conseguem-se distâncias de ~120Km sem problemas de dispersão e necessidade de regeneradores. E só uma achega, não é um cabo mono-modo, deve ser um cabo de 64 ou 92 fibras, essas sim mono-modo.
     
  19. dragon-moon

    dragon-moon Power Member

    Caros amigos,
    Cada fibra abrange quantas pessoas?
    Eu como estou a acabar de fazer o estudo, e uma empresa me estava a dizer que podem fabricar cabos de fibra óptica com 256 fibras. Se encomendar este tipo de cabo, quantos clientes poderia ter em simultâneo?
     
  20. Tomekk

    Tomekk Power Member

    Re:

    No caso da passagem de cabo submarino, os custos são muito elevados comparativamente com o tipo de rede via terrestre que se está aqui a falar.

    Só o tipo de revestimento e estrutura do cabo é completamente diferente do normal.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Submarine_communications_cable#Cable_repair

    Normalmente só ISP carriers é que se metem neste negócio de milhões.
     

Partilhar esta Página