Rede de Cabelagem FTTH (Fibra Óptica)

Não ligues dragon-moon, infelizmente ainda vais ouvir alguns bitaites destes, quanto ao projecto como está a correr?

Cumprimentos

Bem, estou à espera de obter a informação do custo de 1 cabo com 1 fibra óptica, para poder saber como vai ser feita a primeira fase de implementação. Dado que verifiquei que as zonas que iria iniciar actividade vão estar lado a lado mas ao mesmo tempo estou à espera que o INE - Instituto Nacional de Estatística me pode saber se através do sitio da internet posso saber o comprimento total dos arruamentos a nível nacional e o número de apartamentos e fábricas ou armazéns a nível nacional para poder dar a possibilidade de prever quanto vai ser orçamentado para as zonas a serem implementadas e quanto tempo recupero o custo de instalação, pessoal e logistica ao nível no marketing e das licenças que se pagam anualmente junto do ICP-ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações. No estudo estou a prever a solução Naked DSL com a Portugal Telecom a nível nacional até que consiga ter mais algum dinheiro de retorno.

Para os péssimistas, afinal a minha estratégia vai num bom caminho mas o segredo se encontra na oferta e isso... não vou poder revelar... por uma questão de sigilo económico.:x2:
 
Agora acabei de verificar que vou ter um abrandamento na 4ª fase de implementação da rede apesar de abranger mais zonas mas com uma potencialidade de clientes muito reduzida. Pelo que o motor de arranque no meu projecto, é que ao fim de 3 fases de implementação, que podem cobrir a possibilidade de comprar o resto do material que resta até 100% do território nacional. Mas como ainda me falta saber o custo de alguns cabos, não poderei, ainda, adiantar em quanto tempo estas 3 fases estarão concluidas. Mais se refer, que nas fases indicadas poderei cobrir 59% da população Portuguesa mas como falta o custo dos cabos, o tempo médio de instalação do cabo e o número de Km's de cabelagem e recursos humanos ainda não posso prever quanto tempo chego aos 59% da população nacional, mas julgo que em ano e meio é possivel mas não quero induzir em erro.
 
Última edição:
um cabo de 288fibras so faz sentido se quizeres um rede totalmente passiva,
e para ligar 2 pontos distantes
porque se for distancias curtas, muita da fibra vai ficar a dormir (a nao ser que seja essa a ideia)

tambem tens de decidir se usas o GPON, ou fibras dedicadas ao cliente.


o habitual é criar zonas, ligadas por um backone. e cada zona tem uma "central GPON"

querer fazer a ligaçao directa de "lisboa" ao cliente é um bocado esquesito :)
(isto para clientes longe de lisboa)

___
é so a minha opiniao, tambem percebo pouco do assunto,
apesar de ter aprendido bastante quando tentei adquirir um cabo de fibra de 6km :)
 
Última edição:
um cabo de 288fibras so faz sentido se quizeres um rede totalmente passiva,
e para ligar 2 pontos distantes
porque se for distancias curtas, muita da fibra vai ficar a dormir (a nao ser que seja essa a ideia)

tambem tens de decidir se usas o GPON, ou fibras dedicadas ao cliente.


o habitual é criar zonas, ligadas por um backone. e cada zona tem uma "central GPON"

querer fazer a ligaçao directa de "lisboa" ao cliente é um bocado esquesito :)
(isto para clientes longe de lisboa)

___
é so a minha opiniao, tambem percebo pouco do assunto,
apesar de ter aprendido bastante quando tentei adquirir um cabo de fibra de 6km :)

A intenção é a fibra é chegar a casa ou à empresa do cliente, se formos pela lógica de zonas (centrais GPON) teria de saber se faço ao raio de 20 Km ou aos 70 Km como já ouvi falar, porque se for ao nível dos 20 Km todos os concelhos da Grande Lisboa, excepto Margem Sul, seriam alimentados pela Central GPON de Lisboa se for aos 70 Km todos os concelhos do Distrito de Lisboa e 50% do Distrito de Santarém seriam alimentados pelo GPON de Lisboa, por isso que tenho que saber o que é viável.
Ficou provado que o cabo de 288 fibras faz mais sentido em fazer o transporte entre GPON's, e não ligações directas aos clientes dado que uma fibra abrange 64 clientes, pelo que acho «muitissimo» bom!
 
Bem mais uma informação para juntar...

Afinal uma fibra consegue transportar 128 clientes! O que signfica que posso investir o mesmo valor mas com mais clientes! Quem me contou foi um amigo meu que leu num sitio qualquer que indicava isso. Se leva 128 clientes, mais me ajuda a cobrir em menos tempo as 3 primeiras fases do meu projecto!
 
estive a reler o topico todo :x
acho que nao precisas de um cabo de tantas fibras

a nao ser, que por exemplo o preço entre 1 cabo de 100 e 1 cabo de 288 seja muito pouco

vejamos:

na ligaçao entre o gigapix, teleglobe ou outros e a Sede-Lisboa
algumas fibras a 1Gb ou 10Gb chegam, com um cabo proprio ou fibras alugadas... caso existam.

neste momento ja temos NET na Sede

agora provavelmente os "GPON ROUTERS" ficam nos mesmo idificio
( isto so para a cobertura de lisboa)
no mesmo edificio qualquer cabo interno chega :)


agora entre a Sede-Lisboa e Clientes-Lisboa

logo na zona saiem cabos com N fibras e muitos deles sao logo dividos com sppliters acabam logo ali
(se precisas de uma fibra o cabo acaba logo ali, por isso muitas fibras nao faz sentido, podes e dar continuaçao ao cabo, mas nunca será um cabo sem "cortes")
para as zonas mais afastadas talvez cabos com NxN fibras

o gpon sao arvores, mesmo que comeces num cabo com 288fibras, a fim de uma distancia ja vais usar cabos com menos fibras.

isto é quase como o cobre.... :) em estrutura
tambem depende muito da zona, da facilidade de colocaçao dos cabos, do numero de potencias clientes etc etc

_____
o que me faz "impressao" no cabo de 288fibras
é que se usares a norma ethernet, em que se use 1 fibra para TX e outra RX
a 1Gb tens potencialmente 144Gbps no cabo :x

... (ja esta muito confuso o post) ...

edit:
Bem mais uma informação para juntar...

Afinal uma fibra consegue transportar 128 clientes! O que signfica que posso investir o mesmo valor mas com mais clientes! Quem me contou foi um amigo meu que leu num sitio qualquer que indicava isso. Se leva 128 clientes, mais me ajuda a cobrir em menos tempo as 3 primeiras fases do meu projecto!

a pensar no futuro, é preferivel nao abusar nos clientes por PON :)

isso dos 64 ou 128 depende do equipamento
 
se vais implementar uma rede pon os maximo são 64 clientes. agora se utilizares outra modulaçao ou tipo de rede então aí consegues mais
 
estive a reler o topico todo :x
acho que nao precisas de um cabo de tantas fibras

a nao ser, que por exemplo o preço entre 1 cabo de 100 e 1 cabo de 288 seja muito pouco

vejamos:

na ligaçao entre o gigapix, teleglobe ou outros e a Sede-Lisboa
algumas fibras a 1Gb ou 10Gb chegam, com um cabo proprio ou fibras alugadas... caso existam.

neste momento ja temos NET na Sede

agora provavelmente os "GPON ROUTERS" ficam nos mesmo idificio
( isto so para a cobertura de lisboa)
no mesmo edificio qualquer cabo interno chega :)


agora entre a Sede-Lisboa e Clientes-Lisboa

logo na zona saiem cabos com N fibras e muitos deles sao logo dividos com sppliters acabam logo ali
(se precisas de uma fibra o cabo acaba logo ali, por isso muitas fibras nao faz sentido, podes e dar continuaçao ao cabo, mas nunca será um cabo sem "cortes")
para as zonas mais afastadas talvez cabos com NxN fibras

o gpon sao arvores, mesmo que comeces num cabo com 288fibras, a fim de uma distancia ja vais usar cabos com menos fibras.

isto é quase como o cobre.... :) em estrutura
tambem depende muito da zona, da facilidade de colocaçao dos cabos, do numero de potencias clientes etc etc

_____
o que me faz "impressao" no cabo de 288fibras
é que se usares a norma ethernet, em que se use 1 fibra para TX e outra RX
a 1Gb tens potencialmente 144Gbps no cabo :x

... (ja esta muito confuso o post) ...

edit:


a pensar no futuro, é preferivel nao abusar nos clientes por PON :)

isso dos 64 ou 128 depende do equipamento

Então qual a distância máxima de cabo desde da Sede (Lisboa) e os Clientes de Lisboa? São os 20 Km?
 
depende do equipamento...

20km Long-Distance Coverage
On a PON network, the subscribers must be within 10-20km from the CO, depending on the total number of splits (distance decreases as splits increase). OLT-1308H support a maximum distance of up to 20km, and users can choose ONU-631-HA-11 or ONU-631-HA-12 for 10km or 20km deployment to adapt to the existing network structure.

zyxel
 
Tenho informação de fonte segura, que existe um cabo com 288 fibras que têm um custo de 8.500 €/Km + IVA a uma empresa prestigiada a nível nacional e internacional de cabos eléctricos.


positivo, e qt custa o router k suporte isso? e se acham k sao so bitaites, leiam o CCNA1, ou estudem ba..., façam um projecto de redes completo para um edificio com 4 pisos....boa sorte...hasta
 
Pessoal hoje estive aqui a falar com um técnico da PT veio instalar uma linha telefónica a um primo meu que comprou uma vivenda. E disse-me que daqui a 2 anos isto passa tudo a fibra óptica e mais disse-me que em zonas como Entre-os-Rios e Penafiel já andam a passar fibra em quase todas as ruas para ser mais fácil para eles instalar até casa dos clientes. Em certas zonas vai ser por Poste como acontece na freguesia onde habito.

Para quem não sabe a PT já começou a passar fibra óptica em muitas ruas, zonas etc... só que secretamente sem ninguém saber.
 
A PT já tem fibra em todas as localidades onde tem uma central.

Por isso não é de espantar.

Se eles quisessem já tinham fibra óptica em todo o lado, tem dinheiro para investir, e tem mais experiência na matéria, contudo por várias situações, desde a recusa da Anacom a dar os direitos de criação de uma rede própria e não partilhada, até estrategia de negocio da propria empresa ainda não o fez.

Não é assim tao secreto esse facto.

Cumprimentos
 
Já andamos aqui à umas semanas, e temos acompanhada um bocadinho e percebido as tuas ideias de como vais criar a tua rede.. Claro que depois disto tudo, axo que falo por mais alguns utilizadores quando digo que estou curioso. Basicamente vais criar um ISP novo, certo?, ou percebi mal?

Se é um ISP novo, e apesar de saber que não podes revelar a oferta, não poderás sequer dar um bocadinho de informação, tipo, até que velocidades estás a pensar fornecer serviço? Se não concordas com os preços clix, então os preços dessa empresa seriam mais baixos? ou mais altos? A Oferta será 3play? ou só Internet+Tel? ou só net??

Eu sei que não podes revelar, mas podes dar uma pequenita ideia?!...

Cumps
 
Já andamos aqui à umas semanas, e temos acompanhada um bocadinho e percebido as tuas ideias de como vais criar a tua rede.. Claro que depois disto tudo, axo que falo por mais alguns utilizadores quando digo que estou curioso. Basicamente vais criar um ISP novo, certo?, ou percebi mal?

Se é um ISP novo, e apesar de saber que não podes revelar a oferta, não poderás sequer dar um bocadinho de informação, tipo, até que velocidades estás a pensar fornecer serviço? Se não concordas com os preços clix, então os preços dessa empresa seriam mais baixos? ou mais altos? A Oferta será 3play? ou só Internet+Tel? ou só net??

Eu sei que não podes revelar, mas podes dar uma pequenita ideia?!...

Cumps

A intenção é mesmo criar um novo provider (Prestador de Telecomunicações), a oferta em termos comerciais, farei todos os possíveis para ser mais baixo que os actuais prestadores mas em termos de características de serviço poderá haver novidades... A oferta Telefone, Telefone+Internet e Telefone+Internet+TV vai existir mas as soluções que vou apresentar vão ser mais flexíveis e vai ao encontro das necessidades do público. A componente novidade que estou a tentar preparar... só na altura irei revelar mas que vai ser uma solução nova, será! Já me informei junto do ICP-ANACOM os custos de licença agora é só recolher todos os valores, fazer um estudo de prevesibilidade em cada zona do território nacional e os valores de retorno sobre o investimento inicial de todo o projecto, evidentemente já estou a contar com recursos humanos não só ao nível técnico, como de marketing e sobretudo, o alicerce fundamental para que exista um prestador de comunicações electrónicas, o Contact Center (que inclui pessoal em Backoffice e Frontoffice - Linhas de Atendimento). Apesar que o Contact Center vai nascer primeiro que o desenvolvimento da rede mas isso estará pensado e mal tenha os outros sectores de actividade em pleno funcionamento e em boa gestão corrente. Esperemos que nos outros sectores haja uma enorme receptividade por parte do público e que espero que vá ao encontro das necessidades que o público necessita. Aliás este estudo de viabilidade económica nas Telecomunicações, inclui-se na 2ª fase do projecto empresarial na qual vai implicar uma separação de sectores de actividade com a inclusão de nova marca e novo nome de empresa que vai estar em gestão autónoma dos restantes sectores de actividade mas vão estar todas pertencer a uma «holding» que faz essa mesma separação de sectores. Mas quanto a isto ainda estou a estudar também a nível juridico, porque vou tentar fazer os possiveis que não haja uma «fotocópia» de oferta e caracteristicas porque assim não podemos comparar ofertas e nem quanto mais concorrência.
Se analizarmos o segmento móvel, da qual não vou pedir qualquer licença de SMT (Serviço Móvel Terrestre), temos as mesmas tarifas e as mesmas caracteristicas de produto só o que muda é o nome do produto e o operador prestador. E é isso que quero evitar fazer para que haja uma concorrência salutar e não andar a fotocopiar ofertas uns dos outros. Chama-se originalidade e independência!
Mas está tudo pensado, porque quando lançar o meu ISP, numa fase inicial todos podem aderir por via do Naked DSL da PT, dado que ainda não tenho a infraestrutura para oferecer, assim que for possivel numa determinada zona, são logo informados se pretendem ser migrados de Naked DSL para FO a custo 0 de instalação e mantendo o mesmo valor de mensalidade e, provávelmente, com mais serviços associados. Portanto, o conceito é inovador mas tudo graças às empresas que já colaborei e percebi a sua estratégia de marketing e como move multidões quando algo de inovador acontece. (Penso que aprendi muito com o António Carrapatoso da Vodafone Portugal mas não descuro da Portugal Telecom)
Portanto meus amigos, é só fazer figas porque quero tornar possivel isto, se em Portugal tiver sucesso, vou exportar o conceito para fora de Portugal, provávelmente nos PALOP mas é analizado caso a caso. Não quero ser um caso de sucesso mas é preciso é optimismo e rumar contra a maré da desgraça em que caiu o país.

Agora outra pergunta curiosa, um cabo de corrente eléctrica faz intreferência com o cabo de fibra óptica?
 
Atenção meus amigos, tenho informação de fonte segura, que a PT já têm fibra óptica entre centrais PT a nível nacional. O que a PT falta fazer é levar a fibra da central a casa dos clientes, a não ser que já tenham colocado fibra até aos PD's (Pontos de Distribuição). Mas eu prevejo que a Fibra Óptica vai entrar em força depois de 2010/2012 em Portugal, porque este ano de 2008, foi o ano do licenciamento da TDT (Televisão Digital Terreste), 2009 é o ano da implementação do TDT e licenciamento para o 4G (4ª Geração Móvel Terreste) se o Sócrates estiver mais um mandato no Governo (mesmo que ele não esteja a Comissão Europeia já manifestou interese que os Estados Membros comecem a adoptar o 4G em 2009), 2010 é o ano em que cerca de metade do território nacional já tenha TDT, 2011 é o ano do TDT estar completo e 2012 é o Swichoff do sinal analógico de televisão - é o fim do sinal analógico de televisão. Mas não é de começar a arregaçar as mangas e começar a implementar já a rede.
Em termos regulatórios, a ANACOM já muito tempo autorizou que os actuais prestadores podem instalar fibra óptica mas ainda não havia era uma norma padrão para o FO mas pelo que tenho apercebido nos últimos 3/4 anos já existe normas para o FO. Aliás a instalação pela norma ITED está mencionada no manual.
 
Agora outra pergunta curiosa, um cabo de corrente eléctrica faz intreferência com o cabo de fibra óptica?

Não me parece. Uma das características da Fibra òptica é não ser susceptível a intereferência magnéticas...

Além disso, o que é que a electricidade podia influenciar na "Luz" que viaja dentro da fibra?!

Cumps
 
A PT já tem fibra em todas as localidades onde tem uma central.

Por isso não é de espantar.

Se eles quisessem já tinham fibra óptica em todo o lado, tem dinheiro para investir, e tem mais experiência na matéria, contudo por várias situações, desde a recusa da Anacom a dar os direitos de criação de uma rede própria e não partilhada, até estrategia de negocio da propria empresa ainda não o fez.

Não é assim tao secreto esse facto.

Cumprimentos

É secreto porque andam a escavar as ruas o que antes acontecia era utilizarem a Fibra óptica para interligar as centrais agora estão a passar a fibra para mais perto das casas das pessoas para ser mais fácil num futuro colocar meia dúzia de metros até nossas casas. Passei ontem na minha central e andavam em obras abrir buracos hoje vou lá passar e tirar umas fotografias a ver o que eles andam a inventar.
 
Não me parece. Uma das características da Fibra òptica é não ser susceptível a intereferência magnéticas...

Além disso, o que é que a electricidade podia influenciar na "Luz" que viaja dentro da fibra?!

Cumps

Bem já é uma boa notícia que acabo de receber vinda de ti! Mais uma vez a inovação vai ser a chave do sucesso...

Reacções sobre a mensagem anterior?...
 
É secreto porque andam a escavar as ruas o que antes acontecia era utilizarem a Fibra óptica para interligar as centrais agora estão a passar a fibra para mais perto das casas das pessoas para ser mais fácil num futuro colocar meia dúzia de metros até nossas casas. Passei ontem na minha central e andavam em obras abrir buracos hoje vou lá passar e tirar umas fotografias a ver o que eles andam a inventar.

Olha isso para mim não é secreto... aliás eu ainda mantenho contactos com a Portugal Telecom...
 
Back
Topo