Rede de Cabelagem FTTH (Fibra Óptica)

Atenção meus amigos, tenho informação de fonte segura, que a PT já têm fibra óptica entre centrais PT a nível nacional. O que a PT falta fazer é levar a fibra da central a casa dos clientes, a não ser que já tenham colocado fibra até aos PD's (Pontos de Distribuição). Mas eu prevejo que a Fibra Óptica vai entrar em força depois de 2010/2012 em Portugal, porque este ano de 2008, foi o ano do licenciamento da TDT (Televisão Digital Terreste), 2009 é o ano da implementação do TDT e licenciamento para o 4G (4ª Geração Móvel Terreste) se o Sócrates estiver mais um mandato no Governo (mesmo que ele não esteja a Comissão Europeia já manifestou interese que os Estados Membros comecem a adoptar o 4G em 2009), 2010 é o ano em que cerca de metade do território nacional já tenha TDT, 2011 é o ano do TDT estar completo e 2012 é o Swichoff do sinal analógico de televisão - é o fim do sinal analógico de televisão. Mas não é de começar a arregaçar as mangas e começar a implementar já a rede.
Em termos regulatórios, a ANACOM já muito tempo autorizou que os actuais prestadores podem instalar fibra óptica mas ainda não havia era uma norma padrão para o FO mas pelo que tenho apercebido nos últimos 3/4 anos já existe normas para o FO. Aliás a instalação pela norma ITED está mencionada no manual.

Interessante. ;)
Um pouco off-topic... qual a vantagem da "Televisão Digital Terrestre"?
 
Interessante. ;)
Um pouco off-topic... qual a vantagem da "Televisão Digital Terrestre"?

A vantagem do TDT serão os seguintes:

- Melhor qualidade de imagem e de som
- Redução ou até mesmo nula a presença de chuva nos canais de sinal aberto
- Teletexto em versão HTML
- Maior quantidade de canais de televisão com o mesmo sinal

Está previsto em Portugal, além dos 5 canais em regime de sinal aberto (apesar de ainda não estar atribuído a licença de Operador de Tele difusão) mais canais temáticos. Penso que os canais SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, RTPN, RTP Memória, TVI24 e os dois novos canais que já incluem no novo contrato de concessão de serviço público de televisão (RTP Cultura e RTP Edu) que não sei quando vai entrar em vigor.

Isto vai ser da mesma forma como já se aplica no TDT Espanhol só lamento ao Estado Português por pecar por tardio e mais uma vez a política de fazer tudo em cima do joelho... Se tivessem lançado o TDT em 2003/2004 (se não estou em engano) hoje estariamos com maior diversidade de canais em sinal aberto e a «fobia» dos operadores prestadores de televisão, mas vamos ver as cenas dos próximo capítulos. Apesar de estar disponível para poder falar sobre TDT noutro topic, tenho as condições impostas (caderno de encargos) para o licenciamento dos Muxs A a F.
 
A vantagem do TDT serão os seguintes:

- Melhor qualidade de imagem e de som
- Redução ou até mesmo nula a presença de chuva nos canais de sinal aberto
- Teletexto em versão HTML
- Maior quantidade de canais de televisão com o mesmo sinal

Está previsto em Portugal, além dos 5 canais em regime de sinal aberto (apesar de ainda não estar atribuído a licença de Operador de Tele difusão) mais canais temáticos. Penso que os canais SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, RTPN, RTP Memória, TVI24 e os dois novos canais que já incluem no novo contrato de concessão de serviço público de televisão (RTP Cultura e RTP Edu) que não sei quando vai entrar em vigor.

Isto vai ser da mesma forma como já se aplica no TDT Espanhol só lamento ao Estado Português por pecar por tardio e mais uma vez a política de fazer tudo em cima do joelho... Se tivessem lançado o TDT em 2003/2004 (se não estou em engano) hoje estariamos com maior diversidade de canais em sinal aberto e a «fobia» dos operadores prestadores de televisão, mas vamos ver as cenas dos próximo capítulos. Apesar de estar disponível para poder falar sobre TDT noutro topic, tenho as condições impostas (caderno de encargos) para o licenciamento dos Muxs A a F.

Lool, somos tugas e basta:x2:

Encontrei um site com muita informação sobre as fibras ópticas (http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/fibra-optica/fibra-optica-resumo.php), e lá explica aquelas questão das interferência magnéticas (descargas eléctricas) de que falavas:

Vantagens

*Ausência de diafonia: (linha cruzada- crosstalk) - As fibras ópticas não causam interferência entre si, eliminando assim um problema comum enfrentado nos sistemas com cabos convencionais, principalmente nas transmissões em alta freqüência, eliminando necessidade de blindagens que representam parte importante do custo de cabos metálicos.
*Banda passante potencialmente enorme - A transmissão em fibras ópticas Tem uma capacidade de transmissão potencial, no mínimo 10.000 vezes superior à capacidade dos atuais sistemas de microondas. Além de suportar um aumento significativo do número de canais de voz e/ou de vídeo num mesmo circuito telefônico, essa enorme banda permite novas aplicações impossíveis de serem concebidos anteriormente.
*Perdas de transmissão muito baixas - As fibras ópticas apresentam atualmente perdas de transmissão extremamente baixas. Desse modo, com fibras ópticas e com a tecnologia de amplificadores ópticos, é possível uma transmissão interurbana com até centenas de quilômetros, aumentando a confiabilidade do sistema, diminuindo o numero de repetidores, o que reduz a complexidade e custos do sistema.
*Imunidade a interferência e ao ruído - por serem feitas de material dielétrico, as fibras ópticas são totalmente imunes a ruídos em geral e interferências eletromagnéticas, como as causadas por descargas elétricas, instalações de alta tensão, ignição de motores, chaveamento de relés entre outras fontes de ruído elétrico. Por outro lado existe um excelente confinamento, do sinal luminoso propagado pelas fibras ópticas. A imunidade a pulsos eletromagnéticos (PEM) é outra característica importante das fibras ópticas.
*Isolação elétrica - O material dielétrico (vidro ou plástico) que compõe a fibra óptica oferece uma excelente isolação elétrica entre os transceptores ou estações interligadas, não tem problemas com o aterramento e interfaces dos transceptores. Além disso, quando um cabo de fibra óptica é danificado não existem faíscas de curto-circuito., não há possibilidade de choques elétricos em cabos com fibras ópticas o que permite a sua reparação no campo, mesmo com os equipamentos de extremidades ligados.
*Pequenas dimensões e baixo peso - O volume e o peso dos cabos ópticos é muito inferior ao dos cabos convencionais em cobre, para transportar a mesma quantidade de informações, facilitando o manuseio e a instalação dos cabos. Um cabo óptico de 6,3mm de diâmetro, com uma única fibra de diâmetro 125mm e encapsulamentos plástico, substitui, em termos de capacidade, um cabo de 7,6cm de diâmetro com 900 pares metálicos. Quanto ao peso, um cabo metálico de cobre de 94 quilos pode ser substituído por apenas 3,6 quilos de fibra óptica.
*Segurança da informação e do sistema - Qualquer tentativa captação de mensagens ao longo de uma fibra óptica é facilmente detectada, pois exige o desvio de uma porção considerável de potência luminosa transmitida, as fibras não são localizáveis através de equipamentos medidores de fluxo eletromagnéticos ou detectores de metal.
*Flexibilidade na expansão da capacidade dos sistemas - Os sistemas de transmissão por fibras ópticas podem ter sua capacidade de transmissão aumentada gradualmente, em função, por exemplo, do tráfego, sem que seja necessária a instalação de um novo cabo óptico. Basta para isso melhorar o desempenho dos transceptores, seja, por exemplo, substituindo-se led’s por diodos laser ou utilizando-se técnicas de modulação superiores.
*Custos potencialmente baixos - As fibras ópticas já são atualmente competitivas, especialmente em sistemas de transmissão a longa distância, onde a maior capacidade de transmissão e o maior espaçamento entre repetidores permitidos repercutem significativamente nos custos do sistema. Em distâncias curtas e/ou sistemas multipontos pode elevar o custo dos sistemas.
*Alta resistência a agentes químicos e variações de temperaturas - As fibras ópticas tem uma boa tolerância a temperaturas, favorecendo sua utilização em diversas aplicações, são menos vulneráveis à ação de líquidos e gases corrosivos, aumentando a confiabilidade e vida útil dos sistemas.
 
Lool, somos tugas e basta:x2:

Encontrei um site com muita informação sobre as fibras ópticas (http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/fibra-optica/fibra-optica-resumo.php), e lá explica aquelas questão das interferência magnéticas (descargas eléctricas) de que falavas:

Eh pá agora estou mais entusiasmado com isto, bem parece que vou dar mais uma inovação aos meus serviços... bem quando dar inicio à actividade ninguém me vai parar de inovar e de tornar uma empresa multisectorial e sobretudo estar a estudar e a dar soluções ao agrado de todos os consumidores... agora é só tentar colocar mãos à obra! :009:
 
Eh pá agora estou mais entusiasmado com isto, bem parece que vou dar mais uma inovação aos meus serviços... bem quando dar inicio à actividade ninguém me vai parar de inovar e de tornar uma empresa multisectorial e sobretudo estar a estudar e a dar soluções ao agrado de todos os consumidores... agora é só tentar colocar mãos à obra! :009:

Esperemos bem que seja verdade, esperemos que não acabes absorvido pelos "grandes", isto se levares o projecto avante... Boa Sorte...

Cumps
 
Esperemos bem que seja verdade, esperemos que não acabes absorvido pelos "grandes", isto se levares o projecto avante... Boa Sorte...

Cumps

Claro que sim! Contra ventos e marés! Vou levar para a frente e ainda por cima com a excelência que as actuais empresas perderam na sua identidade corporativa. Mas para poder realizar este projecto, é preciso contar com o empenho de todos que quiserem agarrar neste projecto ou de outros projectos que venha a desenvolver. O que quero fazer é de Portugal uma grande potência nas tecnologias de informação, porque Portugal sempre foi mestre mundial na área das engenharias... apesar de termos um PM «pseudo»-Engenheiro.
Quanto à absorção dos gigantes... eles bem podem dar todos os montantes no cheque mas eu não cedo!
 
A vantagem do TDT serão os seguintes:

- Melhor qualidade de imagem e de som
- Redução ou até mesmo nula a presença de chuva nos canais de sinal aberto
- Teletexto em versão HTML

In you dreams....


Se tivessem lançado o TDT em 2003/2004 (se não estou em engano) hoje estariamos com maior diversidade de canais em sinal aberto .


Se a ANACOM tivesse atribuido as licenças à PT em 2002, já teríamos apagado o analógico... Ou já ninguém se lembra que este é o SEGUNDO concurso da TDT em Portugal...?
 
In you dreams....

O que estou a dizer é verdade se tens dúvidas, podes consultar os sites de alguns países europeus que aplicam já o TDT, exemplo Espanha.

Se a ANACOM tivesse atribuido as licenças à PT em 2002, já teríamos apagado o analógico... Ou já ninguém se lembra que este é o SEGUNDO concurso da TDT em Portugal...?

Eu sei que é o 2º concurso de licenças de TDT mas em Portugal existe um problema, quando a inovação melhora algo toda a gente trava tudo depois quando existe uma deliberação com data marcada é quando se faz em cima do joelho e se avança. Olha é por essas e por outras que o Aeroporto Internacional de Lisboa e o TGV andam atrasados cerca de 8 a 10 anos por causa de minhoquices de estudos de impacto ambiental, estudos de estruturas e estudos mais estudos e mais estudos para chegar ao fim continuamos a atrasar em demasia face à Europa. Tenho pena que tivemos cerca de 40 anos em ditadura sem evoluir mas já estamos no Séc. XXI e no 2º milénio já está na altura de dar um salto de gigante e evoluir mais um pouco. Mas como somos um país que até cada português têm dois telemóveis e meio com 3 prestadores de SMT e 1 prestador MVNO (quase 3) e depois não se queixem que a evoluição é boa. O que falta é Governantes que sejam decididos nem andarem com providências cautelares de meia-tigela para atrasar tudo. Portanto eu sou adepto da evolução e acredito que em Portugal pode ser possível tudo, só basta empenhar e acreditar!
 
Há que louvar iniciativas desta envergadura e ainda mais algo que nos afecta a quase todos.

De resto deves compreender que tal não vai ser tarefa fácil e que os custos iniciais serão com certeza elevados. Colocar fibra óptica em casa de todos não é a mesma coisa que colocar uma linha telefónica.
Fibra óptica ainda é cara, sobretudo nos equipamentos e pessoal com experiência nessa área.

De maneira ou outra, desejo-te o melhor neste projecto.
 
Há que louvar iniciativas desta envergadura e ainda mais algo que nos afecta a quase todos.

De resto deves compreender que tal não vai ser tarefa fácil e que os custos iniciais serão com certeza elevados. Colocar fibra óptica em casa de todos não é a mesma coisa que colocar uma linha telefónica.
Fibra óptica ainda é cara, sobretudo nos equipamentos e pessoal com experiência nessa área.

De maneira ou outra, desejo-te o melhor neste projecto.

Muito obrigado mas o mal é que as pessoas não tomam iniciativas inovadoras de forma elaborada e sem que corra grandes riscos, por isso que estou a fazer primeiro os estudos e depois quando houver condições para dar inicio aos trabalhos é só dizer «Agora!» e começa a executar sem grandes reticiências. Em todo o caso muito obrigado pelo elogio mas é isso que todos deveriamos fazer, porque quando alguém quer praticar algo que é para o bem das populações e sobretudo do país.
 
Muito obrigado mas o mal é que as pessoas não tomam iniciativas inovadoras de forma elaborada e sem que corra grandes riscos, por isso que estou a fazer primeiro os estudos e depois quando houver condições para dar inicio aos trabalhos é só dizer «Agora!» e começa a executar sem grandes reticiências. Em todo o caso muito obrigado pelo elogio mas é isso que todos deveriamos fazer, porque quando alguém quer praticar algo que é para o bem das populações e sobretudo do país.
Bem parece que a PT descobriu parte da minha solução mas não se safou no resto que estou para reservar...
 
Explica lá isso melhor...

Cumps

Na nova oferta do Meo IPTV, já oferece internet de banda larga móvel que seria a solução 4P (4 Play) que estaria a pensar mas analizando as condições da nova oferta, o que eu tenciono fazer vai superar estas novas ofertas que qualquer prestador de telecomunicações tenha licença de SMT (Serviço Móvel Terrestre) em vigor mas ainda vou com uma inovação... mais uma novidade que ainda vai-se manter no segredo... :x2:
 
Na nova oferta do Meo IPTV, já oferece internet de banda larga móvel que seria a solução 4P (4 Play) que estaria a pensar mas analizando as condições da nova oferta, o que eu tenciono fazer vai superar estas novas ofertas que qualquer prestador de telecomunicações tenha licença de SMT (Serviço Móvel Terrestre) em vigor mas ainda vou com uma inovação... mais uma novidade que ainda vai-se manter no segredo... :x2:

Lool, só espero que venha depressa...

Cumps
 
Tenho informação de fonte segura, que existe um cabo com 288 fibras que têm um custo de 8.500 €/Km + IVA a uma empresa prestigiada a nível nacional e internacional de cabos eléctricos.
Podes esclarecer que tipo de cabo de 288 fibras é?
com "armour"? que tipo de fibra? 652D ou 652B?
Tubo com gel ou sem gel? pelo que sei, este pormenor pode trazer diferentes implicações em termos de custo. Cabos sem gel tem custos de instalação bem mais baixos pois é fácil de fazer as ligações individuais.
Já agora, já ouviram falar de cabos com 468 fibras? Será que este tipo de cabo só é possível com fibra tipo "ribbon"?

Cmpts
 
Vai haver fibra optica mas é o c#*%#$0,isso é só para os ricos e para quem mora em bairros grandes e não clandestinos,só chega aqui ao pé de mim quando já estiver velho,nos outros paises já existe a sei lá quantos anos como em espanha,acho que era mais facil ir desenvolvendo a actual,mudando os cabos velhos e pondo mais centrais perto dos consumidores que estão longe das centrais como eu.
 
Vai haver fibra optica mas é o c#*%#$0,isso é só para os ricos e para quem mora em bairros grandes e não clandestinos,só chega aqui ao pé de mim quando já estiver velho,nos outros paises já existe a sei lá quantos anos como em espanha,acho que era mais facil ir desenvolvendo a actual,mudando os cabos velhos e pondo mais centrais perto dos consumidores que estão longe das centrais como eu.

É assim, sabes qual é o problema para estares a responder dessa forma? É a má vontade que os Portugueses e sobretudo os nossos Governantes e Gestores de Empresas que ainda vivem da tacanhez de recuar 40 anos para dar um passo em frente. Por isso é que o país está como está.
A culpa é sempre de quem gere as empresas que não têm o mínimo de sensibilidade para o público. Pessoalmente, neste projecto que estou a estudar, vai privilegiar não são bairros ricos nem bairros grandes mas sim Grandes Densidades Populacionais. Agora pensa comigo, onde se encontram as Grandes concentrações populacionais? Não é Telheiras no Concelho de Lisboa, não é Alfragide no Concelho de Amadora, não é Miraflores no Concelho de Oeiras! Mas sim, e de fonte segura, é Algueirão-Mem Martins no Concelho de Sintra, é Odivelas, é São Sebastião no Concelho de Setúbal, é na Amora no Concelho do Seixal, é em Paranhos no Concelho do Porto, é Rio Tinto no Concelho de Gondomar, é em Corroios também no Concelho do Seixal, é nos Olivais no Concelho de Lisboa e é em Rio de Mouro também no Conelho de Sintra. Só para veres, nesta pequena amostra de exemplos, duas zonas até são vizinhas umas das outras e só destas tens 456 mil habitantes o que significa que tens uma potêncialidade de teres 152 mil clientes agora o que as empresas de telecomunicações deveriam fazer é inovar! E estas zonas que refrenciei, muitas delas têm bairros modestos e simples como Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro, Amora e Corroios simplesmente a estratégia das empresas é apostar nos clientes com poder económico para exprimentar e depois condenar quando é qualquer pessoa, seja ela individual ou colectiva, que pode elogiar ou condenar o produto e não os Doutores da Mula Russa que defendem as empresas porque não souberam comprar e depois julgam-se informados.
Mais se refere, se querem verificar qual é a melhor ou a pior empresa, é fazer alguns testes. Olha no Negócio Móvel eu sou a primeira pessoa a dizer que a Rede SMT (Serviço Móvel Terrestre) da TMN (Grupo PT) que têm a pior qualidade de rede e uma data de revistas da especialidade e a própria autoridade reguladora (ANACOM) afirmam que a TMN têm uma boa rede quando não é verdade. Agora perguntam, com que base posso sustentar o meu julgamento? Simples, sou cliente da TMN à 7 anos, testei o serviço Mobile TV e tentei ver Televisão no Telemóvel em 3 pontos geográficos na Grande Lisboa, se eu te dissesse que nos 3 pontos foi reprovado! Estive no Centro de Lisboa e não conseguia ver bem a Televisão porque a qualidade de Rede é bastante fraca para não dizer débil, estive junto à Sede da TMN e não conseguia de forma alguma ver televisão, via fantasmas para não dizer que não tinha serviço de voz mesmo junto ao Edificio Sede da TMN e por fim estive em minha casa que é cerca de 2 a 4 quilómetros às portas de Lisboa e não conseguia ver muito bem TV, as videochamadas são em frames quando não deveria acontecer e tenho sempre perca de sinal ao nível da voz com muitos cortes na comunicação mas toda a gente afirma que a TMN é melhor quando verifico o contrário e com um simples teste que qualquer pessoa pode fazer. Já pedi à TMN para melhorar na rede à 7 anos e de que valeu a minha reclamação? Nada e porquê? Porque querem previligiar os terminais dos funcionários com um contrato efectivo com a Portugal Telecom. A Vodadone será a próxima operadora para eu testar os serviços Mobile TV e Videochamada até ao final do ano porque houve um amigo que me vai oferecer um equipamento que possa suportar mas para primeira amostra, na Sede da Vodafone em Lisboa a qualidade de imagem e de som do Mobile TV da Vodafone é de grande qualidade mas falta os outros dois pontos geográficos para testar para poder prounciar em maior detalhe.
Como vês qualquer pessoa é um bom cliente e não é preciso ser um pseudo-formado em Engenharia para poder aprovar ou contestar um produto ou uma plataforma. Como já devo ter dito em posts anteriores, a Fibra Óptica é considerado um Negócio de Oportunidade e na verdade faz sentido o que digo. Por isso que andam neste momento a tentar atribuir uma licença de SMT a um 4º operador quando a prioridade é o TDT e o inicio da migração da cabelagem de cobre para FO porque neste momento, em Portugal, já se esgotou a capacidade fisica no tráfego e utilização do cobre. Por isso que temos ainda algumas deficiências nos serviços de IPTV sob cobre. A Portugal Telecom já se antecipou e há muito, já existe FO entre centrais PT, que são cerca de 2 mil centrais espalhadas em todo o país e mais os cabos submarinos de Carcavelos ao Arquipélago dos Açores e de Sesimbra ao Arquipélago da Madeira, e penso que já existe FO da Central aos PDs (Pontos de Distribuição). A Sonaecom, só agora é que acordou para a vida, a TV Tel teve o projecto flop por causa de ter um accionista como é o Joe Berardo, que anda a fazer mais palhaçadas e vê-se as empresas todas decrépitas quase a cair de podre, que por intermédio da estrutura accionista da Zon Multimédia comprou a Pluricanal Santarém e Leiria, a Bragatel e por fim a própria TV Tel. Evidentemente que construir uma rede de FO não se faz da noite para o dia, é preciso alguns anos para desenvolver mas também é preciso que haja rendimento para poder investir de forma consciênte e coerente. A Refer Telecom já trabalha sobre FO na Rede Ferroviária Nacional desde do seu inicio da sua actividade e não vende serviços de telecomunicações ao público em geral.
 
Quando a propria romenia já tem internet de fibra optica,e portugal não tem,não preciso dizer mais nada,está mais que visto que a fibra optica cá para a população em geral é uma miragem.
E tal como eu disse é só para as zonas com muita gente,ou zonas ricas,porque no resto do país não existe população,é só em oeiras e carnaxide e etc,é que têm população,o resto é paisagem.
 
Afinal o TDT é por fibra optica ou não?É que como a tv cabo tem a tv digital,pelos vistos vamos continuar na era do cabo,ou estou errado?
Já estou confuso com isto.
 
Quando a propria romenia já tem internet de fibra optica,e portugal não tem,não preciso dizer mais nada,está mais que visto que a fibra optica cá para a população em geral é uma miragem.
E tal como eu disse é só para as zonas com muita gente,ou zonas ricas,porque no resto do país não existe população,é só em oeiras e carnaxide e etc,é que têm população,o resto é paisagem.

a roménia como mais alguns países não tem internet com fibra óptica... tem uma intranet em fibra óptica que permite um acesso ao exterior miserável...

Afinal o TDT é por fibra optica ou não?É que como a tv cabo tem a tv digital,pelos vistos vamos continuar na era do cabo,ou estou errado?
Já estou confuso com isto.

A TDT (televisão digital terrestre) é distribuída do mesmo modo que as actuais emissões de TV, ou seja anteninha no telhado.
Dependendo das características da TV e se acedes apenas a canais livre ou também a canais pagos pode ser necessária uma box
 
Back
Topo