Rede de Mac com notebook/windows.

CrossBorders

Power Member
Boas ppl!

Uso diariamente um Mac apesar de ter um outro portatil (windows) em casa que tem a si ligado um impressora. Ambos os portateis tem ligação wireless e ambos ligados a net atraves de um router.
O que eu pretendia, seria aceder à impressora (CX3650) sem recorrer a uma ligaçao usb com o meu Mac. Penso que a ideia passaria por ligar o meu Mac ao portatil (windows) em rede e posteriormente utilizar a impressora. Não sei e como o poderei fazer utilizando unicamente a ligação wireless.

alguem me pode ajudar?

fikem bem
;)
 
Pelo que percebi tens têns uma rede wireless em casa!
Neste caso basta por o pc windows a partilhar a impressora e assim o Mac vai conseguir aceder há impressora! têm só atenção com a firewall do mac, que se tiver ligada é capaz de não deixar aceder!

cmp's
 
Pelo que percebi tens têns uma rede wireless em casa!
Neste caso basta por o pc windows a partilhar a impressora e assim o Mac vai conseguir aceder há impressora! têm só atenção com a firewall do mac, que se tiver ligada é capaz de não deixar aceder!

cmp's

Exactamente.
Por ser um beginner em Mac, dsclp la a pergunta, mas onde e que posso desligar temporariamente a firewall do Mac?
 
System Preferences > Sharing > [seleccionar] Printer Sharing

Isto deve chegar. Agora como é que se faz para os dois comunicares, é que não sei, devido à minha inexperiência no assunto.
 
desde ja obrigado pela vossa ajuda mas acho k n sera bem assim porque pelas vossas indicações parece-me que essa seria a maneira de partilhar a impressora, estando esta ligada ao Mac certo?

Pois bem, a impressora está é ligado ao outro portatil, por isso a ordem de partilha tera que ser dada no outro pc, correcto?

A minha duvida prende-se como poderei aceder ao outro portatil via wireless, estando estes ja ligados a net via mesmo router. Penso que terei que criar uma rede entre ambos os notebooks e isso? e como o faço?

!
 
Ao teres o mac e o pc ligados ao ruter já têns uma rede interna!
O mais certo é a firewall estar a empedi-lo! aconteçe comigo!
Dá a permição no pc ao que queres partilhar (impressora, pastas, ficheiros, o ke quiseres)e desliga a firewall do Mac em system preferences->shering->firewall, depois deves conseguir aceder!

cmp's
 
Podes partilhar qual é o truque? é que adicionei uma deskjet 970 que está ligada a um PC como sendo impressora IP e ela não funciona!

cmp's

Não é por impressora IP.
Se a impressora estiver ligada ao PC, pões o PC a partilhar a dita cuja (tens de fazer o sharing na impressora, no Printers&Faxes do Windows XP). No Mac, vais às System Preferences, Print & Fax: carregas no mais, More Printers... , seleccionas Windows Printing, metes no workgroup do teu pc e à partida aparecerá a impressora. Depois é so escolheres o modelo da impressora entre o gigazito de drivers que o OS X instala, e pronto.

Mais simples que isto nao pode haver :)
 
Não é por impressora IP.
Se a impressora estiver ligada ao PC, pões o PC a partilhar a dita cuja (tens de fazer o sharing na impressora, no Printers&Faxes do Windows XP). No Mac, vais às System Preferences, Print & Fax: carregas no mais, More Printers... , seleccionas Windows Printing, metes no workgroup do teu pc e à partida aparecerá a impressora. Depois é so escolheres o modelo da impressora entre o gigazito de drivers que o OS X instala, e pronto.

Mais simples que isto nao pode haver :)
Eu tenho a impressora instalada. Assim como disseste mas qd a firewall do MAC está ligada ñ consigo aceder a ela. Pensei que o Fork tivesse achado uma forma milagrosa, para não ter que estar a desligar a firewall sempre que quero imprimir!

cmp´s
 
Não é por impressora IP.
Se a impressora estiver ligada ao PC, pões o PC a partilhar a dita cuja (tens de fazer o sharing na impressora, no Printers&Faxes do Windows XP). No Mac, vais às System Preferences, Print & Fax: carregas no mais, More Printers... , seleccionas Windows Printing, metes no workgroup do teu pc e à partida aparecerá a impressora. Depois é so escolheres o modelo da impressora entre o gigazito de drivers que o OS X instala, e pronto.

Mais simples que isto nao pode haver :)


Pois bem, já coloquei ambos os portateis em 'sintonia' com o router e coloquei a impressora do portatil/windows a ser partilhada. De seguida, no MAC, segui os passos que referiste em cima mas ao dar ordem de impressão de um documento no word no MAC, a folha impressa não se refere ao documento em questão mas sim uma folha cheia de informação que desconheço.

Qual poderá ser o motivo da incorrecta impressão?
 
Provavelmente alguma coisa se perdeu pelo caminho... tal aconteceu-me quando mandava imprimir para a minha SC740 do meu Mac SE/30 através do meu PC via Apple-talk... aquilo nunca funcionou mt bem :p

Mas com OS X e Janelas devia funcionar! Pelo menos eu consegui imprimir do Panther para uma impressora partilhada em XP SP2, sem espinhas :p. Só se o driver da impressora em OS X não é o melhor... tenta fazer o update (eu pus o driver da Epson aqui e tem muitas mais opções, apesar de tanto o driver Epson como aquele que vinha com o sistema funcionarem bem...)
 
Boas!
Alguem sabe como e que posso passar aceder a ficheiros no meu desktop com xp que estejam no macbook, e vice versa? eu desktop ta ligado ao router com cabo de rede e o macbook por wireless ao router...
Obrigado.
Cumps
 
Para ser mais fácil, coloca-os no mesmo dominio/workgroup. Depois em ambos os casos é só digitares o User e a Pass da respectiva máquina a que te estás a ligar.
 
Boas!
Alguem sabe como e que posso passar aceder a ficheiros no meu desktop com xp que estejam no macbook, e vice versa? eu desktop ta ligado ao router com cabo de rede e o macbook por wireless ao router...
Obrigado.
Cumps

Ou em alternativa para qd nao estas na tua rede normal, no finder fazes: maça+k e metes: smb://192.168.0.101 sendo o ip referente ao ip da outra maquina. So tens de no windows partilhar e dar permissão para modificar os ficheiros.
 
Última edição:
Back
Topo