Rede Doméstica c/server [Dúvidas]

20COMER

Power Member
Boas.


Bem, isto é um tópico como tantos outros sobre redes domésticas.


É o seguinte:

Tenho ali uma máquina parada para montar um server que vou por num canto da casa para tar ligado 24/7 sem me chatear.
O server vai ser essencialmente para servir net para o resto dos pc's de casa (por cabo), downloads e quero arranjar uma forma de obter acesso remoto de qualquer pc (tipo quando estou no pc da facul ou em casa de alguém) que me permita aceder e fazer download/uploads do/para o server.

Para já, as especificações do server são:
AMD Duron 600mhz
256Mb SDRAM
Disco 20Gb
Riva TNT2 32Mb
Som Onboard
(...)

A receberem partilha de Internet/ficheiros do server vão ficar um PC Desktop e um ou dois portáteis. Todos estes PC's utilizam Windows XP.

Tenho algumas dúvidas para montar esta rede. Primeiro, em relação ao sistema operativo a utilizar no server. Estou indeciso entre Windows e Linux. Os meus conhecimentos em Linux são muito na optica do utilizador, mas também aprendo se for necessário.

Depois na própria configuração em termos de sistema operativo e software, o que é que preciso ter a correr no pc para que ele cumpra as funcionalidades que quero?

A nivel de periféricos de rede, qual é a melhor opção? Hub, Switch ou Router?
Sei a diferença entre eles mas sinceramente em termos práticos não sei qual se aplica melhor ao meu caso. O preço conta muito pq os euros n tao a abundar e queria mesmo fazer isto por baixo custo. Mas também a diferença de preço entre estes componentes é relativamente pouca.


Tenhos mais algumas dúvidas, mais pormenorizadas, mas essencialmente é isto que queria ver esclarecido.
Se me pudessem dar umas toques para eu montar isto, agradecia imenso.







Cumprimentos.
 
Última edição:
Se tens o bichinho da informatica recomendo vivamente linux como SO.

Necessitarás de um switch de rede para que a coisa funcione melhor ou entao um router com switch built in.

Existem outras coisas que podes fazer mas acho que para comecar estas chegam
 
E dentro do Linux, qual a melhor distro para o que pretendo fazer tendo em conta os meus conhecimentos de Linux?

Router com switch built-in?
Como destingo essa especificação duns routers para os outros?


Queria gastar mesmo o minimo de € com isto possivel :p





Cumprimentos.
 
Dentro do Linux apostava no Debian.
Dentro do panorama geral FreeBSD ou melhor ainda OpenBSD (caso queiras mm só pra server/router).
 
Slackware.

Já perdi a conta a quantos PC's tenho a fazer precisamente esse trabalho. Basicamente queres NetFilter, OpenSSH e talvez TightVNC para o caso de teres de lançar um X virtual remotamente.

Pena as minhas boxes não passarem nunca de P2-300, com sorte com 128MB e um HD 8GB mas normalmente 64MB e HD's de 4GB...

E ao contrário do que possas pensar (ou que te possam dizer...) Slack é decididamente o mais simples. Pq? Pq no fim do dia vais ter de andar "aos papéis" a ler docs sobre os pacotes de software. Isso já chega para te dar trabalho, não vais querer uma distro "friedly" a chagar-te a pinha e a não te deixar fazer o que queres como queres.

O unico impedimento, e não é especifico de Slack, pode ser se tiveres pretensões de usar wireless, pq ai complica-se a coisa. Mas se for tudo wired é cú.

/me conta os trocos... nope, ainda não chega para comprar a PC2500... damn... digam lá se não é linda. A minha anterior, a V8000 trabalhou a fazer o que o 20COMER quer fazer durante 1 ano em cima da mesa, nem teve direito a caixa. Quando a vendi demorei uma tarde a limpar o pó :-D E sinceramente, ao preço que esta a eletricidade, para 24/7 e pouco workload, só memo estas meninas...
 
Wireless nao. Pelo menos a curto/médio prazo não estou a pensar nisso sequer.

É muito complicado configurar um server ftp?
 
Depende do tipo de conf que precises... vsftpd é relativamente simples, e o melhor IMHO.

Mas não precisas realmente disso se o que pretendes é sacar ficheiros da box remotamente. Para isso tens SSH (SCP/SFTP).

Na LAN a sério a velocidade é demasiado lenta (o meu melhor foi qqr coisa como 2MB/s com um Via C3 800, mas talvez dê mais com um D600, muito provavelemente dá...) e consome o CPU que é qqr coisa. Mas a transferir via Internet? Com velocidades upstream como temos em PT? Acho que nem um P2-400 stressava quanto mais algo maior...

O bónus é que é extremamente seguro ;) Metes o OpenSSH a só aceitar logis scom keys e arranjas uma key grandinha. Depois passas a viajar com ela de um lado para o outro pq sem a dita, não há acesso para ninguem... E mesmo que a arranjassem, se levares a cena a sério ela vai ter uma password bem grande, e sem a dita a key é inutil á mesma ;)
 
Ok.

Nos próximos dias vou passar á prática em principio.

Alguns links de leitura essecial/recomendável?

Cumps.

Se optares por linux, lê isto (embora em espanhol, deve ajudar):
http://www.msdevstudio.com/docs/Guia.de.Administracion.de.Redes.con.Linux.v2.0%20%5blibro-book-espa%80ol-spanish%5d.pdf
ou http://msdevstudio.com/docs/ -> Varios artigos
http://under-linux.org/wiki/index.php/Tutoriais/Redes/compartilhar-conexao-debian : tutorial PT
ou ainda, aceder a computador remotamente:
http://www.meiobit.com/tutorial/acessando_seu_pc_remotamente
e mais um link util: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/089/

Abraço.
 
Última edição:


Tive a dar uma vista de olhos no conteúdo dos links que mandaste e parece-me bastante esclarecedor. Agora vamos ver quando estivar mesmo a configurar tudo como corre.


Obrigadão :)
 
Back
Topo