Rede doméstica de dados/ NAS

Wolfchild

Power Member
Boas. Ando a ver que soluções tenho para montar uma pequena rede de dados doméstica para partilhar multimédia entre vários dispositivos.
Tenho 3 discos externos USB com filmes e séries, ligados a uma das 2 TVs de casa, o objectivo seria reunir tudo num servidor e poder aceder remotamente a este para gerir os ficheiros a partir do PC, e visualizar a partir de qualquer uma das TVs. Quero algo dedicado para não depender de ter o PC ligado 24/24.
Um NAS a sério é um investimento muito elevado, queria perceber se tenho opções, e quais, para ligar os 3 discos (ou eventualmente 4, para gerir também backups do PC na rede) que tenho a um hardware que faça a gestão da rede.
O meu router é o da NOS (v2 ou v3) e não consigo ligar-lhe um disco (em tempos consegui ligar uma pen, mas as velocidades eram tão más que não servia para nada...).
Penso que há routers que fazem de servidor, teria que usar o da NOS apenas como modem, mas não sei bem como funciona e como se interliga tudo. Acho que existem ainda uns adaptadores usb-rede mas também não sei bem como funcionam.
Nunca montei/ geri uma rede de dados doméstica (ainda sou analógico neste campo lol} e tenho andado a ler umas coisas na net, mas parece que para resposta fico com 2 perguntas lol... Alguém me consegue dar umas dicas sff?
Thanks :)
 
Depende um pouco do teu budget, mas tens routers com possibilidade de interligação à rede da NOS!
Eu tenho um ASUS ligado directamente à minha ONT da MEO a fazer o trabalho do velhinho Thompson q deu o berro!

Se conseguires arranjar, por exemplo um Archer C7 da TP-Link, tem firmware para interligar com a rede NOS, tutoriais em português para conseguires fazer a configuração e 2 portas USB para ligares os discos!!
 
Obrigado, vou pesquisar esse router, mas há alguma maneira de saber que routers são ou não compatíveis com o modem da nos?
E, tendo só 1 ou 2 portas usb, dá para ligar mais discos através de um hub?
 
Back
Topo