Rede doméstica - Montagem (Switch ou Router?)

Orelhas

Membro
Boas

Tenho Vodafone ADSL, um modem Thomson ST516v6, e quero montar uma rede com fios.

A intenção é ligar dois computadores portáteis em simultâneo entre si e à internet.

As minhas dúvidas são:

  • Compro um Switch ou um Router?

  • Se comprar um Switch é preciso que o modem seja roteador para ter internet nos 2 computadores?

  • Qual o modelo e marca que aconcelham a comprar? (Sugestões)
Obrigado
 
Boas, se o modem tiver interface rj45 com o switch safaste bem, ou seja, ligas a interface ao switch e os outros pcs ao switch (tem de ter pelo menos 3 interfaces rj45) e fica mais barato! Se comprares um router embora seja um coto mais caro ainda é melhor pk também ai entra a questão da segurança, agora isto é ctg :)!

Cumprimentos!
 
Boas, se o modem tiver interface rj45 com o switch safaste bem, ou seja, ligas a interface ao switch e os outros pcs ao switch (tem de ter pelo menos 3 interfaces rj45) e fica mais barato! Se comprares um router embora seja um coto mais caro ainda é melhor pk também ai entra a questão da segurança, agora isto é ctg :)!

Cumprimentos!

Mas se comprar um Switch o modem não tem que ser roteador, ou podemos ligar um modem normal ao Switch e vai funcionar na mesma!?

Acho que a minha grande dúvida é mesmo esta, porque estou mais inclinado para comprar um Switch, dado o elevado preço dos Routers e a dificuldade que tenho em encontrar um que não tenha wireless. No que respeita à segurança, ter um Switch e modem ou ter apenas um modem é igual penso eu, porque em termos de segurança não me posso queixar, aparentemente está tudo em ordem.
 
Switch(comum) != Router

Ora bem, caso o speedtouch nao funcione como router, teras que adquirir um router, caso contrario, o primeiro pc a ligar-se vai ser aquele que ira ter internet e o resto, nem ve-la. Logo, sem router nao vais conseguir fazer o que queres, o switch podes sempre meter mais tarde caso nao tenhas portas suficientes.

Cumps
 
Obrigado

Já agora alguém me pode dizer se este modem é roteador?
Eu já andei a pesquisar e na página da speedtouch e neste modelo diz "It also offers a fast, full-feature routing engine as well as a solid firewall to ensure the best end-user experience.", e também no datasheet está lá isto "Simultaneous bridging and routing of PPPoE connections, enabling network based VPNs". Isto quer dizer que é um modem router ou não quer dizer absolutamente nada!?
 
Penso que já consegui esclarecer a minha grande dúvida :D

Passei pelo site da Vodafone e lá está escrito isto "Este modelo de router possui uma porta Ethernet que pode ser ligada directamente a um computador. Caso disponha de um hub ou switch Ethernet 10/100Mbps, pode ligá-lo a este equipamento para permitir a vários computadores o acesso à Internet."

Afinal não preciso de um Router para ter internet em todos os computadores, posso ter apenas o Switch.

Obrigado pela vossa ajuda
 
Back
Topo