Rede doméstica NetCabo

Bensan

Power Member
Olá,

Tenho um modem NetCabo da marca Scientific Atlanta e tenho um gateway Linksys WAG54GS que também funciona como router.

Com este gateway eu tinha uma rede que disponibilizava Internet para vários computadores, via wireless ou via cabo ethernet, mas o modem era ADSL.

Agora o modem é NetCabo e não consigo ter Internet em vários computadores. Apenas tenho net num deles. Acontece também que quando tenho net não tenho acesso às configurações do gateway através desse computador. Se conseguir ter acesso a elas, deixo de ter net.

O endereço do modem é http://192.168.100.1 mas uma vez acedido a ele não tem nenhum sítio onde se possa configurar.

O gateway tem várias opões de operação:

- Bridge Mode Only
- RFC 1483 Bridged
- RFC 1483 Routed
- IPoA
- RFC 2516 PPPoE
- RFC 2364 PPPoA

É possível criar uma rede doméstica de Internet com um modem NetCabo como o meu?

Que configuração devo escolher para o gateway?

Com o modem ADSL consegui configurar tudo sozinho e funcionava tudo bem, agora com este da NetCabo não .:'(

Desde já agradeço muito a quem me puder ajudar, por pouco que seja!

Cumprimentos,
 
o router para cabo tem q ser diferente de um para adsl... e não ha volta a dar

Pouca sorte a minha. Vou ter fazer uma subtracção ao meu orçamento.

Bom, mas já fiquei a saber, escuso de me "matar" a testar vezes sem fim com o gateway que tenho.

Muito obrigado pela ajuda!

Cumprimentos,
 
Rsantoss


Por acaso, permito-me ter uma opinião diferente da do user "xupetas"...
Já tive um router linksys, cujo modelo já não recordo, que estava ligado à Netcabo. Posteriormente, dada a "excelência" do serviço da Netcabo, fui para a ONI - serviço ADSL - e fiquei com o mesmo router...e a funcionar...

Esse router que compraste, funciona, sem dúvida, em cabo, basta ler as respectivas especificações em: http://www.linksys.com/servlet/Satellite?c=L_Product_C2&childpagename=US%2FLayout&cid=1175241409472&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitorWrapper

Em relação às configurações, há vários e muitos aspectos a considerar:

1 - Sabido o endereço de IP do modem, deverá o mesmo ser configurado para modo "bridge" e não modo "modem". Se for configurado para modo modem, apenas o PC onde está ligado funciona com net...

2 - O cabo do modem deve estar ligado à porta "Wan" do router (Gateway) e não a nehuma das outras portas Ethernet (RJ45);

3 - A rede doméstica tem de estar na mesma classe de IP's do modem. Por ex, neste caso, se o modem tem atribuido o IP 192.168.100.1, todas as máquinas a ligar ao router têm de estar nesta classe. Por ex: 192.168.100.2, 192.168.100.3, etc...;

4 - O endereço de "default gateway" é o do IP do router, sugerindo-te que o definas na sequência do modem, ou seja: 192.168.100.2;

5 - Observadas estas regras, tudo deverá funcionar...

Dica: Se não conseguires ligar pelo router, liga o modem directamente ao PC, em modo modem, e depois é só alterar no modem para modo "Bridge"...
 
Última edição:
Eu penso que este router tanto dá para cabo como para adsl, pelo menos assim o diz no manual de instruções!
 
http://www.*****/routers-c3144/linksys-wag54gs-p12855644.html

pergunta simples: o cabo tem porta ethernet para a wan (rj45) ou só tem porta rj11?

Se so tiver rj11 é para adsl e não dá.
 
O meu equipamento é um Linksys WAG54GS e não um WRT54GS. É um home gateway. Tem entrada RJ11 (para ADSL) e mais 4 portas RJ45 (ethernet).

Eu liguei o cabo ethernet que sai do modem NetCabo a uma das portas RJ45 do WAG54GS, e só consegui ter internet num único computador.

Tenho de ter um router com entrada WAN ou Internet, correcto?
 
O meu equipamento é um Linksys WAG54GS e não um WRT54GS. É um home gateway. Tem entrada RJ11 (para ADSL) e mais 4 portas RJ45 (ethernet).

Eu liguei o cabo ethernet que sai do modem NetCabo a uma das portas RJ45 do WAG54GS, e só consegui ter internet num único computador.

Tenho de ter um router com entrada WAN ou Internet, correcto?

Exactamente...

No meu WRT54GC tenho 4 portas LAN convencionais, amarelas, mais uma porta WAN, azul. Nessa porta WAN é que se liga o cabo de rede do modem da Netcabo.
 
O router WL-500W da ASUS é compatível com cable modem?

Eu iria comprar um linksys, mas depois vi este ASUS, mais barato, e se for bom opto por ele.

Já agora, conhecem algum site dedicado a testes e análises de equipamentos de rede?

Obrigado!

Cumprimentos,
 
O router WL-500W da ASUS é compatível com cable modem?

Eu iria comprar um linksys, mas depois vi este ASUS, mais barato, e se for bom opto por ele.

Já agora, conhecem algum site dedicado a testes e análises de equipamentos de rede?

Obrigado!

Cumprimentos,

Esse router é bastante bom. E funciona com a NetCabo.

Cumpz jpsfs
 
Todos os routers que funcionam com cabo, funcionam com ADSL e o inverso...

Questão diferente é se, para além de router, for também modem. Aí a coisa complica-se, na medida em que a ligação ADSL exige porta RJ11...
 
Todos os routers que funcionam com cabo, funcionam com ADSL e o inverso...

Questão diferente é se, para além de router, for também modem. Aí a coisa complica-se, na medida em que a ligação ADSL exige porta RJ11...

Pois. Um router puro funciona com cabo e ADSL.

Um gateway ADSL pode funcionar como router apenas, mas emparelhado com um modem ADSL.
Um gateway por cabo (com entrada coaxial em vez de RJ11) deve funcionar também como router apenas, mas exclusivamente emparelhado com um modem por cabo.

Corrijam-me se estiver errado.

Cumprimentos,
 
Eu aqui uso o modem da netcabo (mas no meu caso sou adsl com o DSL302T da DLink) como gateway e um switch. Ficou muito mais em conta...
É outra opção.

Mas já trabalhei com o WRT54GS assim como conheço mais 2 pessoas com ele e talvez se justifique o preço...
 
Vamos abordar a questão de um modo básico:
1- Se o router tiver porta WAN, dá pa ADSL e cabo, exigindo-se que o modem tenha porta Ethernet;
2-Se for router e modem, então só servirá para o tipo de ligação suportado pelo respectivo modem (cabo ou Adsl)...
 
Vamos abordar a questão de um modo básico:
1- Se o router tiver porta WAN, dá pa ADSL e cabo, exigindo-se que o modem tenha porta Ethernet;
2-Se for router e modem, então só servirá para o tipo de ligação suportado pelo respectivo modem (cabo ou Adsl)...


Permite-me corrigir alguns aspectos.

No ponto 1 - "Se o router tiver porta WAN, dá pa ADSL e cabo, exigindo-se que o modem tenha porta Ethernet" - A porta RJ11 por onde entra a "net" nos modem/router ADSL, também é porta WAN. Porta WAN é a porta pela qual "entra" a internet, seja ela rj45, rj11, rj qq coisa.

No ponto 2 - "Se for router e modem, então só servirá para o tipo de ligação suportado pelo respectivo modem (cabo ou Adsl)." - Há routers que apesar de terem modem, teem tambem uma porta WAN (regra geral RJ45) para uma segunda ligação que te irá permitir ligar outro tipo de ligação além daquela suportada pelo modem imbutido.

Cumps
 
Miraportuga


Se quiseres, ainda há mais especificidades técnicas nos routers, modems, modem-routers, como por ex. a recente novidade de se incluir porta USB dedicada às placas 3g da rede GSM...

Creio que os dados estão disponíveis para quem tiver dúvidas...
 
Back
Topo