Rede doméstica utilizando power line-esclarecimento

cribeiro

Power Member
Olá pessoal

Precisava de montar uma rede doméstica em casa e não queria utilizar cabos.

Vou precisar de ter para já 3 pontos de acesso á rede, um para o computador(este já tem o modem de cabo), outro para ligar um televisor HD com capacidade para ligação de rede, e um outro ponto de acesso será um média player com capacidades HD também com ligação de rede. quero ter o computador o televisor e o média player a comunicar entre si.

O televisor e o média player precisam de ligação á rede com boa velocidade, capazes de fazer streaming de video 1080P.

A minha solução ideal seriam os PLC do tipo abaixo.

http://www.*****.com/pt/pt/734659/art/netgear/2-adaptadores-plc-etherne.html

http://www.*****.com/pt/pt/1463516/art/allnet/conjunto-de-2-adaptadores.html?type=i

O que pretendia era as vossas opiniões acerca deste sistema. se alguém tem experiencia na utilização deste tipo de tecnologia, que utiliza a rede eléctrica interna da casa. é que o wireless não me parece a melhor solução para o meu sistema.

é que isto sendo bom, é a solução ideal para termos todas as divisões da casa ligadas em rede, com vantagens para soluções de domotica.

agradecia as vossas opiniões

Obrigado
 
Instala cabos ou faz isso por wireless.
Vais poupar uns trocos e acima de tudo o queimar de pestanas e celulas cerebrais.
É apenas o meu conselho. Acho o plc ainda muito verde para aquilo que poderia fazer.

Boa sorte.
 
Instala cabos ou faz isso por wireless.
Vais poupar uns trocos e acima de tudo o queimar de pestanas e celulas cerebrais.
É apenas o meu conselho. Acho o plc ainda muito verde para aquilo que poderia fazer.

Boa sorte.

cabos está posto de parte, o televisor, o media player e o computador estão em divisões diferentes e a minha mulher matava-me se eu fosse espalhar cabos pela casa toda.
em comparação com o wireless é verdade, poupo uns trocos o PLC ainda é a solução mais cara, mas se eu soubesse que era eficaz ía por aí, porque é uma limpeza e mais seguro, não há risco de a ligação ultrapassar os limites da casa, ao contário do wireless.
também só avançarei para os PLC se tivesse algum feedback possitivo em relação a essa tecnologia, que penso que será o futuro em nossas casas, já permitem velocidades até 200 mb.

já agora vou ter de avançar em breve, o que me aconselhas em termos de wireless.
tenho um modem de cabo.

obrigado pela ajuda
 
O que escrevi é a minha opinião. Do pouco que mexi e testei, não me deixou satifeito, por tudo e mais alguma coisa.

Não considero que isso vá ser o futuro, tenho serias duvidas sobre:
1- O uso de subportadoras passiveis de interferência e a não estabilização dos 50 ciclos na nossa rede.
2- O efeito electro-magnético que a tua instalação electrica de casa passa a gerar.
3- As possiveis interferências que possam gerar em outros dispositivos electricos/electrônicos.
4- Etc....
E isso de não ultrapassar os limites da tua instalação electrica não é bem assim, com jeito e alguma 'ginástica' consegue-se alguma 'brincadeira', para não falar quando não está criptada.

O futuro do meu ponto de vista, passa sempre pelo sistema CATV, esse sim considero algo 'de jeito' para acessos á internet e não só.

Sobre a tua duvida, podes sempre comprar dois plc baratinhos e fazer testes com isso, e daí tirar as tuas conclusões.
Sobre o wireless não sou grande conhecedor do mercado, existe por aqui pessoal mais habilitado para essa recomendação que eu.

Boa sorte
 
O que escrevi é a minha opinião. Do pouco que mexi e testei, não me deixou satifeito, por tudo e mais alguma coisa.

Não considero que isso vá ser o futuro, tenho serias duvidas sobre:
1- O uso de subportadoras passiveis de interferência e a não estabilização dos 50 ciclos na nossa rede.
2- O efeito electro-magnético que a tua instalação electrica de casa passa a gerar.
3- As possiveis interferências que possam gerar em outros dispositivos electricos/electrônicos.
4- Etc....
E isso de não ultrapassar os limites da tua instalação electrica não é bem assim, com jeito e alguma 'ginástica' consegue-se alguma 'brincadeira', para não falar quando não está criptada.

O futuro do meu ponto de vista, passa sempre pelo sistema CATV, esse sim considero algo 'de jeito' para acessos á internet e não só.

Sobre a tua duvida, podes sempre comprar dois plc baratinhos e fazer testes com isso, e daí tirar as tuas conclusões.
Sobre o wireless não sou grande conhecedor do mercado, existe por aqui pessoal mais habilitado para essa recomendação que eu.

Boa sorte

acho que vou esquecer mesmo os PLC, também já tinha ouvido falar nas possiveis interferências que poderiam provocar em outros equipamentos, já andam aí routers com capacidade até 300 mb, acho que na dúvida vou pelo que tem provas dadas ou seja os wireless e deixar os PLC amadurecer, não estou na disposição de servir de cobaia. é que uma pessoa vai ás lojas e dizem maravilhas, mas o pior é o depois.

obrigado:D
 
Estou a usar kit powerline Allnet de 200mbps (na pix ficou em 76eur) e até agora estou satisfeito.
A instalação é do mais fácil que pode haver, só ligar as fichas e funciona! :001:

A taxa de transferência nao esta no máximo mas fica próximo, praticamente nao noto diferença em relação ao cabo que tinha antes.
 
Bom dia,

Desculpem voltar a desenterrar este topico, mas precisava de fazer uma coisa ca em casa, trazer o sinal de net do 1º andar para o res do chao da casa, mas para um divisao oposta a esta.
A minha ideia era deixar o modem neste quarto (ja que o cabo vem directo do sotao da casa) e colocar na tomada um adaptador powerline, e colocar outro em outra divisao la em baixo.

Agora pergunto, se ligar funciona logo assim sem mais nem menos comos e fosse ligado a um router? E preciso estar na mesma fase nao e?

Obrigado
 
Os PLC´s trazem sempre grandes problemas atrás...

Pessoal, nas frequencias onde os PLC´s trabalham, existe muito lixo electromagnético, portadoras e interferencias...

O PLC é uma mentira... pessoal... temos de saber estas coisas... para além de provocarem interferencias a serviços radio, tipo RADIOAMADOR...

Produzem uma ruideira infernal... informe-se no GOOGLE e procurem por "PLC RADIOAMADOR" ou "PLC intereferencias"...

são quilos e toneladas de QUEIXAS destes senhores que usam rádios de telecomunicação... E tudo começou desde a entrada do PLC no mercado... Aquilo até pode fazer jeito, mas que ponham aquilo a usar frequencias limpas de ruidos externos e Reservadas a eles, não tudo à mistura... assim ninguém se entende...

Eu por exemplo tou a ser interferido por um par da CORINEX de um vizinho que mora a mais de 60 metros da minha habitação, tenho rádio equipamento, e o serviço que interfere é a MEO da PT...

Não sei como é que isto vai ficar em termos de legislação, mas já há países onde este sistema PLC não foi autorizado a entrar mais, por interferir com vários serviços radioeléctricos...
O pessoal não sabe destas coisas, depois mais tarde, consoante a legislação que entrar em vigor no que toca a este tema, tem a ANACOM a bater-lhe á porta para desligar o sistema...
Futuramente pode acontecer, ou não... depende... vamos a ver... eu como estou a ser interferido, a ANACOM está ocurrente do meu caso, a PT pode, ou não, retirar da casa do tal vizinho os PLC´s, porque eu paguei a minha licensa de Rádio utilizador...

Vamos a ver como fica isto...

...Cumprimentos...
 
Só posso falar da minha experiência com powerline, tem sido 5 estrelas. foi só ligar e usar! Literalmente! A ligaçao entre os 2 pontos estabelece-se automaticamente em segundos.
Não foi necessária qualquer configuração e até agora nunca falhou.
A velocidade tambem se matém estável embora seja ligeiramente mais lento que se fosse cabo de rede directo para rede de 100mbps.

A opção wireless para mim era pouco viável porque tenho 3 paredes entre o router e o outro equipamento, cheguei a fazer testes mas era dificil conseguir ligacao com mais de 5mbps. :(

Em relação às interferências, não sei se as faz, se o produto é comercializado cá é porque deve estar autorizado. Eu não tenho qualquer razão de queixa, não interefere com nenhum dos equipamentos que possuo mas também não sou radioamador (tecnologias obsoletas... :P ).
 
Última edição:
Só posso falar da minha experiência com powerline, tem sido 5 estrelas. foi só ligar e usar! Não foi necessária qualquer configuração e até agora nunca falhou. A velocidade tambem se matém estável embora seja ligeiramente mais lento que se fosse cabo de rede directo para rede de 100mbps.
Em relação às interferências, não sei se as faz, se o produto é comercializado cá é porque deve estar autorizado. Eu não tenho qualquer razão de queixa, não interefere com nenhum dos equipamentos que possuo mas também não sou radioamador (tecnologias obsoletas... :P ).

sim esses equipamentos estão licenciados e a partida não causam grandes problemas de interferências... claro que para além da qualidade do powerline é preciso ter em atenção a qualidade dos restantes electrodomésticos da casa... é que às vezes eles é que não são grande coisa mas depois os powerlines é que são os maus da fita
 
Tecnologias obsoletas mas com milhares de utilizadores em todo o mundo... tipo:

Serviços Marítimos
Serviços Aeronáuticos
Comunicações entre Bombeiros, Militares...etc...

Estes dispositivos causam e andam a causar ruido nas zonas onde existem, embora limitados em termos de distâncias de propagação...

Apesar de já estarem em circulação, andam em testes de compatibilidade electromagnética e podem verificá-lo nesta página PDF realizada pela ANACOM:

http://www.anacom.pt/streaming/joseborrego_antonioazevedo.pdf?contentId=760058&field=ATTACHED_FILE


Sim, os PLC por vezes são interferidos por certos tipos de dispositivos de marca branca... sem grande qualidade...
e até por estes serviços de que vos falei em cima, por usarem também frequências que os PLC ocupam (mas que não deviam ocupar, pois é aqui que reside a problemática)...

Mas cada caso é um caso, e se funcionam bem no caso do colega temp9300, porreiro...

...para ele deu jeito, assim como para muita gente dá também... mas vamos a ver o seu desenvolvimento e futuros guardados.

Continuação...
 
Última edição:
Para estragar mais vale apena arranjar outra soluçao, nem que seja wifi, apesar de nao gostar muito de coisas sem fios.
Obrigado pelos esclarecimentos.
 
Para estragar mais vale apena arranjar outra soluçao, nem que seja wifi, apesar de nao gostar muito de coisas sem fios.
Obrigado pelos esclarecimentos.


...existem uns Routers de sinal elevado, e que teem uma cobertura expandida, é uma questão de se informar nos locais de vendas de produtos informáticos...

A minha opinião era não ir pelo PLC por estes motivos que indiquei, porque eu acredito que este sistema vá morrer por ele próprio... dáqui a uns anos é mera recordação...

São muito conflituosos... A muitos níveis.

Cumprimentos....
 
Eu uso um par da Devolo (85mbps) e consigo ter internet (e faço streaming de Divx sem problemas) na arrecadação que está no -1 quando eu estou no 2º andar ;)
Por tanto funcionam bastante bem... agora se fazem interferência aos radioamadores isso já não sei...

Cumps,

PCC
 
Eu uso um par da Devolo (85mbps) e consigo ter internet (e faço streaming de Divx sem problemas) na arrecadação que está no -1 quando eu estou no 2º andar ;)
Por tanto funcionam bastante bem... agora se fazem interferência aos radioamadores isso já não sei...

Cumps,

PCC
PCC o homem quer streaming de 1080p...estás a comparar marmelos com cagalhões (sem ofensa aos teus DIVx):002:
 
Tens razão ;) No entanto estava a responder ao kiling já que a thread original é de 08-10-2008 de 2008 ;)

No que respeita a thread original não sei se é possivel fazer streaming de 1080p com PLC de 200Mbps... com 85mbps sei que não dá lol :002:

Cumps,

PC
 
Eu uso um par da Devolo (85mbps) e consigo ter internet (e faço streaming de Divx sem problemas) na arrecadação que está no -1 quando eu estou no 2º andar ;)
Por tanto funcionam bastante bem... agora se fazem interferência aos radioamadores isso já não sei...

Cumps,

PCC

Nao tiveste ainda problemas com tv's, electrodomesticos em geral ou outro tipo de aparelhos a avariar?:x2:
Estou mesmo indeciso entre isso e um router daqueles "de 3 antenas" que devem ter bom sinal
 
Nao tiveste ainda problemas com tv's, electrodomesticos em geral ou outro tipo de aparelhos a avariar?:x2:
Estou mesmo indeciso entre isso e um router daqueles "de 3 antenas" que devem ter bom sinal

Não tive qualquer problema até agora e já uso a uns 2 anos... agora penso que também influencia o estado da tua instalação eléctrica desde que seja relativamente nova não deves ter problema, se estamos a falar de uma casa antiga ai já não digo a mesma coisa ;)

Cumps,

PCC
 
Não acredito que os PLC danifique os aparelhos domesticos, supostamente as alimentações deles deviam filtrar o que vem mt acima dos 50 Hz não? PLC trabalha na ordem dos megas, muito acima da frequência da rede...

Quanto ao radioamador, acredito que haja interferencias, mas não há radio amador em todos os sitios, e é uma questão de se investigar um pouco antes de comprar os aparelho. As interferencias também variam de aparelho para aparelho.


Quanto ao stream, eu acho que 200Mb chegam perfeitamente, se o stream da nossa HDTV a 720p usa prai 3 ou 4 ***** não é? 1080p mesmo que usasse 5 vezes isso sobrava muita banda (o sinal deve ir codificado para a TV não?). Além disso se 200Mb não chegasse, com wireless tb não te safavas...

Em relação à qualidade de instalação electrica acho que nem interessa muito, o pior é a topologia da rede, quanto mais coisas estiverem ligadas pior a qualidade do sinal, principalmente se estiver perto do adaptador. Era porreiro se ligasses directamente à tomada electrica....
 
Última edição:
Back
Topo