Rede Doméstica

[ThunderS]

Power Member
Boas ppl...

Bem, nunca precisei, mas agora, visto haver necessidade, quero criar uma rede doméstica, tenho 3 pc´s e um D-Link DI-604.

Basta ir ás ligações de rede e usar o link "Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica" ? Ou é necessário mais alguma coisa?

1 abraço

Edit: o que pretendo mesmo é ter uma partição de 20GB q está num dos computadores partilhado, de modo a poder usar como backup e aceder aos files a partir de outro pc na mesma rede.
 
Última edição:
Eu não sei sequer o que queres dizer com esse link :) (presumo que seja mais uma daquelas coisas para meninos implementadas pelo XP)

Fazendo as coisas à mão:

Primeiro tens de te certificar de que as maquinas se vêm, para isso tens de garantir que:

a) elas se encontram na mesma gama de ip's umas das outras e do proprio router

Geralmente para isso basta ter o serviço de DHCP do router ligado e ter as maquinas configuradas para receberem automaticamente o IP, (presumo que esteja a funcionar senão estarias a dizer tambem que não consegues partihar o acesso à internet entre as máquinas de qualquer das maneiras um ipconfig não mata ninguem ;)) se não estiverem vais ter de configurar isso à manápula na parte do TCP/IP das propriedades da tua placa de rede. Quando estiver tudo a funcar tenta pingar as maquinas da rede para ver se elas se vêm entre si (podes ter de desactivar as firewalls das maquinas para isso se não tiveres definido diferenças entre intranet e internet na firewall)

b) elas se encontram dentro do mesmo workgroup

Este é normalmente o erro mais comum, vai às propriedades da tua maquina e procura a tab computer name (isto presumindo que usas o xp, se usares outro SO das logo de caras com isso ;)) e verifica que todos os PC's se estão a ligar a um workgroup e que esse workgroup tem o mesmo nome em todas as maquinas (nao confundir com o nome da maquina)

c) elas têm o serviço de partilha activado

vai ás propriedades da tua local area connection e verifica que o serviço de printer and file sharing for microsof networks está ligado, se não estiver vais ter de o adicionar

Se isto estiver tudo a funcar e contanto que tenhas alguma pasta partilhada dentro das maquinas em questão passas a ver as maquinas na rede e podes aceder remotamente aos conteudos dessas mesmas partilhas (pode ser-te quando muito pedido um login / pass para poderes aceder)

Tendo em conta que é uma partição de um disco basicamente aquilo que depois precisas de fazer é ir ao my computer escolher a drive dessa partição e partilhares a partir da raiz da drive (propriedades da drive tab de sharing e define as permissões a partir dai) sendo para backups se calhar é melhor definires essa drive partilhada como network drive nos outros computadores :)

PS: Eu ando meio desligado do windows (estou a trabalhar em VMS há dois anos) portanto se disse alguma borrada alguem que me corrija sff
 
Última edição:
Boas Triton e tks pela resposta. Vou tentar simplificar mais as coisas agora:

o link a que me referia era este:



A nível de internet, esta está presente nos 3 pc´s e estão todos dentro da mesma gama de ip´s, agora a nível de partilha (rede interna) é que nunca criei nenhuma e não sei se é a partir desse link que se faz, dai ter perguntado.

Quanto ao OS, é o XP que estou a usar e todos têm o mesmo WorkGroup name, aliás, até têm todos o mesmo nome (algo que vou ter de alterar), sempre que ligo um pc com outro já ligado, o XP acusa logo que existe um nome duplicado na rede, mas isso tb é algo que já vou alterar de seguida.

Portanto, pelo que eu percebi do teu post, simplesmente preciso de agora partilhar a partição do disco em questão, certo?

E a nível de segurança? o disco partilhado apenas ficará acessível pelos outros 2 pc´s certo?

1 abraço e tks
 
Última edição:
[ThunderS];2079076 disse:
Portanto, pelo que eu percebi do teu post, simplesmente preciso de agora partilhar a partição do disco em questão, certo?

E a nível de segurança? o disco partilhado apenas ficará acessível pelos outros 2 pc´s certo?

1 abraço e tks

Certo...

Em relação a quem fica acessível isso pode ser definido por ti quando fazes a partilha. Não conheço o modelo do router em questão mas a maior parte deles já trás uma firewall integrada pelo que em principio apenas as máquinas dentro da tua rede local terão acesso aos recursos partilhados.

Se quiseres subir um bocado a segurança crias um utilizador para o efeito na máquina onde vais fazer a partilha, das nessa partição as permissões que quiseres que as outras maquinas tenham nessa partilha e quando mapeares as drives remotas nas outras duas maquinas utilizas a opção "logon as a different user" e ai vais meter o login e pass do utilizador que criaste :) (o interface de permissoes é intuitivo e se fizeres cagada e te bloqueares fora da partição por tirares permissões à drive e não à partilha podes sempre entrar com uma conta de admin da maquina e fazer um take ownership à partição ;))

Mais uma vez aviso que estou a dizer isto "de cabeça" eu já não administro redes M$ há um tempito ;)
 
Última edição:
Back
Topo