Rede domética - sim / internet - não

Olá a todos, pois sou novo por aqui...

A minha questão já deve ter sido esclarecida mas apesar de muita pesquisa não consegui encontrar solução para o meu problema que é o seguinte:

Tenho netcabo ligada ao pc fixo atraves de um modem usb da thomson. Após muito trabalho e pesquisa consegui criar a minha rede doméstica entre o fixo e o portátil através do cabo cruzado, mas apesar de conseguir ver os ficheiros de ambos nas pastas partilhadas não consigo aceder à net através do portátil (que era esse o meu principal objectivo).

De seguida deixo algumas caracteristicas dos pc:

PC fixo - XP + firewall zone alarm + AVG Free + Windows Defender + ligação de rede (do modem) já partilhada conforme mandam as regras + acede perfeitamente à net sem qualquer problema

Portátil - XP + com firewall windows desligada + sem anti-virus + não acede à net do PC fixo

Não sei se deveria indicar mais alguma coisa pois não percebo muito do assunto, mas agradecia qualquer ajuda se possível.

Obrigado a todos.
 
no pc vais av:
painel controle---ligaçoes de rede ---- vais a ligação da net, fazes propriedades-----
avançadas----partilha de Internet , activas e vé no que dá.

Em principio deve chegar, nao sei é se não terás que configurar a zone alarm.... aí já não sei não há uso.

cumprimentos
 
se tens a ligacao do modem (usb) partilhada, deves ter ficado c a placa de rede c/ IP: 192.168.0.1

No portatil tens de ligar o "obter IP automaticamente" e deves ficar com 1 endereco 192.168.0.XXX

Para verificar se consegues estabelecer comunicacao entre os dois abre uma linha de comandos no portatil e faz: ping 192.168.0.1
 
Segui as indicações do warlord e lá consegui aceder à net com o portatil...de inicio não deu, mas depois de diminuir a protecção do zone alarm no pc fixo lá ficou a funcionar...

Entretanto e aproveitando a boleia, gostaria de saber se vale a pena instalar um anti-virus (tipo AVG) e o Zone Alarm no portátil para te-lo mais seguro...Porque a minha lógica é esta: se a internet é distribuida pelo fixo, logo a protecção é feita à partida por ele não sendo necessário estar a instalar os mesmos programas no pc cliente (portatil)...

Será que estou a pensar errado?

Mais uma vez obrigado a todos e cumprimentos
 
Antí-vírus convém ter à mesma, mas se tiveres uma boa firewall no PC1 (o que partilha) então não precisas de firewall no PC2, estás a pensar bem , à partida o lixo fica todo filtrado :)

Aliás até tendo uma firewall no segundo PC, podes vir a ter problemas com o ICS...

Cumps
 
deves ter 1 anti-virus no portatil, pq ao navegares na net e ao sacares programas, podem estar infectados. Nem todos os anti-virus filtram o trafego k passa pela partilha da net, alias, duvido k algum o faça.
 
Back
Topo