1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Rede em casa - Cat6 blindado ou nao????

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por madafakapc, 20 de Setembro de 2005. (Respostas: 16; Visualizações: 3442)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Pretendo fazer uma rede wired aki por casa, tenho 5 pontos para fornecer rede e nao sei ainda se va pela tubagem da TVCabo (um pouco apertada é certo, axo que puseramn o muinimo de tubo....) ou por fora em calha ou à vista...

Acontece ke pretendo montar gigabit (ja tenho o switch) e a minha duvida será mesmo ke cabo usar?? Vale a pena um cat6 UTP ou STP (blindado??) (por acvaso tenho uma zona que posso ter de atravessar com cabo de electriciadde em 3 metros. Previsto ai uns 30 /40 m de cabo no ponto mais distante.

Os conectores devem ser blindados ?? Vi uns metalicos de 1 euro que julgo serem suficientes.

Outra situação, julgo ser necessaria a colocação de um switch em cada ponto de acesso ou entao devo andar com tantos cabos quanto o numero de pontos??? Tomadas penso nao ser possivel pq ficam em série ????

2. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Cabo blindado é para p*n*l*iros! :D

3. JC

JC Power Member

30 a 40 metros CAT6 o_0

... tens noção dos preços para o que queres n tens?

4. daniboy

daniboy Power Member

rede gigabyte???????? what for???

5. madafakapc

madafakapc Power Member

HEHE eu como nao sou p*n**** nao devo entao utilizar!!! :004: :004:

Mas de qq maneira nao se justifica um cabo deste calibre para uma rede em casa pois n??!?!?

Preciso de rede gigabit pq tenho dew transferir gigas e gigas (ficheiros de video por ex.) entre PCS e alem de que tenho de pensar numa solução a medio prazo e a rede gigabit começa a ser uma realidade!!!

DE qq maneira podem-me esclarecer quanto às outras questoes da utilização ou nao de fichas/tomadas para conectar nos outros locais ou o recurso exclusivo a switches em cada local? Ou tomadas com ligação ao switch?!?!?!

6. madafakapc

madafakapc Power Member

Tenho ideia de preços para um cabo cat6 UTP na ordem dos 30/40 centimos por metro o que nao me parece caro tendo em conta que um cat5e custa-me quase o mesmo!

Keke te parece?!?!?

E sugestoes de fazer esta rede??!!? ALguams?!?!?! :009: :009:

7. Sumerset

Sumerset Power Member

30 a 40 centimos o metro de CAT6? Qual a referencia de que marca e em que loja?

O CAT6 compensa como já tinha dito se o local onde fores colocar o fico tiver sujeiro a várias interferencias do estilo fios telefónicos, cabos electricos. Caso não tenhas nada disso podes colocar um CAT5e sem a blindagem...

No entanto para upgrades futuros segundo sites que já vi normas como a dos 10Gb terão nos CAT6 supostamente desempenhos consideravelmente melhores. Mas penso que ainda não nos devemos fiar muito nisso. No entanto qualquer transmissão até agora nos CAT6 é feita muito mais rápida do que nos CAT5e (pq será? magia? ou será devido aos donos dos CAT6 serem paneleiros?).

8. madafakapc

madafakapc Power Member

Olá!

Estive a pesquisar e verifiquei diferenças de preços entre os 30 e os 60 centimos para um UTP cat6, nao sei no entanto a marca... se puderes dar umas dicas....

As fichas metalcias para conexao custam 1 euro e as tomadas talvez 6 euros (nao sei quantos conectores levam)

A minha duvida persuiste, devo colocar tomadas em cada ponto de acesso com ligação para um switch ou como??? É que por agora nao preciso de ligações em todas as divisoes mas quero deixar ja tudo preparado para depois nao andar a fazer as emendas nos cabos....

Ourtras coisa, é que preciso de passar junto de um cabo electrico de Ar condicionado mas sao apenas 3 metros que se calhar nao é por ai que vao estragar o desmepenho da rede.....

9. Pretender

Pretender Power Member

deixas o cabo no quarto assim já não precisas de tomadas :D poupas algum ;)
    claro a outra extremidade ligas ao switch.

Não deveras ter nenhum problema ao pé do cabo elect. do AC

10. madafakapc

madafakapc Power Member

Como é que dizes para fazzer com o switch?

Interrompo as ligações emk cada divisao e depois ligo ao switch para ter continuidade??

O rpoblema do switch é ter de estar ligado sempre para ser utilizado de tempos a tempos!

Se colocar uma tomada nao é melhor?!?!? :009:

11. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Não... mas cabo blindado como muita gente usa sem qualquer tipo de justificação, é. :)

12. dawn_to_dusk_

dawn_to_dusk_ Power Member

na minha modesta opiniao, acho que nao compensa já estares a pensar em gigabit devido ao preço, mas tu é que sabes.

eu penso que tu deveras ter um switch/router ("vamos chamar-lhe uma rede em estrela", mas acho que é pandeleirice das teoricas) e ai ligar os cabos e dai enfias os cabos pelas paredes ou que seja e metes uma ficha na divisao que queres, depois é só encaixar no buraquinho.

blindado ou nao, penso que tb nao compensa, eu tenho cabos reles numa rede a 100mbps e passo sempre os dados ao maximo da velocidade. se queres blindar teem de ser mm bem blindados se nao dá bronca.

13. ShadeX

ShadeX Power Member

True, true...

@madafakapc:

Calculo que já tens preços para o switch Gb e placas Gb para toda a gente certo? Se só tens PC com Windows, usa o que puderes. Se tens alguma coisa com linux, poupa tempo e dores de cabeça e conta já com uma Gb da Intel para o animalzinho.

Btw, as boxes têm capacidade para manter o pipe Gb ao máximo? Ie, de um lado tens HD's que debitem bem e do outro HD's que gravem a essa velocidade? Muita gente não conta com isso e depois diz que não nota diferenças :P

Como exemplo, onde estou neste momento tenho ao lado um fileserver cujo RAID debita sem probs os seus belos 60MB/s. O problema é que do outro lado nenhuam das workstations tem HD's que gravem a 60MB/s. 15MB/s e já é uma sorte. Claro que quando toda a gente decide sacar coisas do server, Gb server<->Switch dá jeito.

14. VuDu

VuDu Power Member

axo k focaste um aspecto bastante importante a speed dos discos :D
    gb prake? se calhar tens a rede cheia d diskitos pata a escrever a 15mb :P

15. Morpheus

Morpheus Banido

a gigabit lan é uma rede de alto debito ... para utilizações caseiras é um abuso todavia se ele quer pq n?

se queres fazer as coisas como deve de ser mais vale estudar aonde queres meter as tomadas, e quantas queres... n disseste quantas portas tem o switch nem qual é portanto deduzo que será prai de 8 e queres meter prai umas 3 ou 4 tomadas passas os cabos pelas calhas (pode ser cabo de CAT6) n precisas de fichas metalicas as de plastico servem mto bem. Pede o alicate de cravar e a punch down tool para as tomadas ... é uma especie de ferramenta que se usa para cravar o fio nas tomadas e nas reguas que crava e corta o fio à medida para n ficar com "bigodes". Foge das tomadas da Legrand mto embora tenham espelhos bonitos o interior é uma "m3rda" se conseguires arranja da Lucent ou da AT&T ou mesmo espelhos da Legrand (que disseram que à) com interior da Lucent.

se tiveres duvidas pergunta que aparece sempre quem te ajuda...

p.s.: em vez de discutirem a teoria da rolha e da batata deveriam ter ajudado o rapaz e n se porem a dissertar acerca de velocidades e afins ...

16. daniboy

daniboy Power Member

pessoal, esta tread começou em setembro do ano passado, acho que a esta hora o cabo já tá comprado e a rede montada, pelo menos tinha tempo para isso.:joker:

17. VuDu

VuDu Power Member

tens razao... mas ja agora Morpheus, se aparecer aqui alguem a pedir ajuda porque esta indexiso sobre que tipo de veneno utilizar para se suicidar, achas que nao devemos discutir o suicidio em si?

lol... que raio de exemplos :S mas serve para mostrar o meu ponto de vista :D

Partilhar esta Página