Rede em casa - Cat6 blindado ou nao????

madafakapc

Power Member
Pretendo fazer uma rede wired aki por casa, tenho 5 pontos para fornecer rede e nao sei ainda se va pela tubagem da TVCabo (um pouco apertada é certo, axo que puseramn o muinimo de tubo....) ou por fora em calha ou à vista...

Acontece ke pretendo montar gigabit (ja tenho o switch) e a minha duvida será mesmo ke cabo usar?? Vale a pena um cat6 UTP ou STP (blindado??) (por acvaso tenho uma zona que posso ter de atravessar com cabo de electriciadde em 3 metros. Previsto ai uns 30 /40 m de cabo no ponto mais distante.

Os conectores devem ser blindados ?? Vi uns metalicos de 1 euro que julgo serem suficientes.

Outra situação, julgo ser necessaria a colocação de um switch em cada ponto de acesso ou entao devo andar com tantos cabos quanto o numero de pontos??? Tomadas penso nao ser possivel pq ficam em série ????
 
Hackaroxp disse:
Cabo blindado é para p*n*l*iros! :D

HEHE eu como nao sou p*n**** nao devo entao utilizar!!! :004: :004:

Mas de qq maneira nao se justifica um cabo deste calibre para uma rede em casa pois n??!?!?

Preciso de rede gigabit pq tenho dew transferir gigas e gigas (ficheiros de video por ex.) entre PCS e alem de que tenho de pensar numa solução a medio prazo e a rede gigabit começa a ser uma realidade!!!

DE qq maneira podem-me esclarecer quanto às outras questoes da utilização ou nao de fichas/tomadas para conectar nos outros locais ou o recurso exclusivo a switches em cada local? Ou tomadas com ligação ao switch?!?!?!
 
daniboy disse:
rede gigabyte???????? what for???

Tenho ideia de preços para um cabo cat6 UTP na ordem dos 30/40 centimos por metro o que nao me parece caro tendo em conta que um cat5e custa-me quase o mesmo!

Keke te parece?!?!?

E sugestoes de fazer esta rede??!!? ALguams?!?!?! :009: :009:
 
madafakapc disse:
Tenho ideia de preços para um cabo cat6 UTP na ordem dos 30/40 centimos por metro o que nao me parece caro tendo em conta que um cat5e custa-me quase o mesmo!

Keke te parece?!?!?

E sugestoes de fazer esta rede??!!? ALguams?!?!?! :009: :009:


30 a 40 centimos o metro de CAT6? Qual a referencia de que marca e em que loja?

O CAT6 compensa como já tinha dito se o local onde fores colocar o fico tiver sujeiro a várias interferencias do estilo fios telefónicos, cabos electricos. Caso não tenhas nada disso podes colocar um CAT5e sem a blindagem...

No entanto para upgrades futuros segundo sites que já vi normas como a dos 10Gb terão nos CAT6 supostamente desempenhos consideravelmente melhores. Mas penso que ainda não nos devemos fiar muito nisso. No entanto qualquer transmissão até agora nos CAT6 é feita muito mais rápida do que nos CAT5e (pq será? magia? ou será devido aos donos dos CAT6 serem paneleiros?).
 
Sumerset disse:
30 a 40 centimos o metro de CAT6? Qual a referencia de que marca e em que loja?

O CAT6 compensa como já tinha dito se o local onde fores colocar o fico tiver sujeiro a várias interferencias do estilo fios telefónicos, cabos electricos. Caso não tenhas nada disso podes colocar um CAT5e sem a blindagem...

No entanto para upgrades futuros segundo sites que já vi normas como a dos 10Gb terão nos CAT6 supostamente desempenhos consideravelmente melhores. Mas penso que ainda não nos devemos fiar muito nisso. No entanto qualquer transmissão até agora nos CAT6 é feita muito mais rápida do que nos CAT5e (pq será? magia? ou será devido aos donos dos CAT6 serem paneleiros?).

Olá!

Estive a pesquisar e verifiquei diferenças de preços entre os 30 e os 60 centimos para um UTP cat6, nao sei no entanto a marca... se puderes dar umas dicas....

As fichas metalcias para conexao custam 1 euro e as tomadas talvez 6 euros (nao sei quantos conectores levam)

A minha duvida persuiste, devo colocar tomadas em cada ponto de acesso com ligação para um switch ou como??? É que por agora nao preciso de ligações em todas as divisoes mas quero deixar ja tudo preparado para depois nao andar a fazer as emendas nos cabos....

Ourtras coisa, é que preciso de passar junto de um cabo electrico de Ar condicionado mas sao apenas 3 metros que se calhar nao é por ai que vao estragar o desmepenho da rede.....
 
madafakapc disse:
Olá!

A minha duvida persuiste, devo colocar tomadas em cada ponto de acesso com ligação para um switch ou como??? É que por agora nao preciso de ligações em todas as divisoes mas quero deixar ja tudo preparado para depois nao andar a fazer as emendas nos cabos....

deixas o cabo no quarto assim já não precisas de tomadas :D poupas algum ;)
claro a outra extremidade ligas ao switch.

Não deveras ter nenhum problema ao pé do cabo elect. do AC
 
Como é que dizes para fazzer com o switch?

Interrompo as ligações emk cada divisao e depois ligo ao switch para ter continuidade??

O rpoblema do switch é ter de estar ligado sempre para ser utilizado de tempos a tempos!

Se colocar uma tomada nao é melhor?!?!? :009:
 
Sumerset disse:
30 a 40 centimos o metro de CAT6? Qual a referencia de que marca e em que loja?

O CAT6 compensa como já tinha dito se o local onde fores colocar o fico tiver sujeiro a várias interferencias do estilo fios telefónicos, cabos electricos. Caso não tenhas nada disso podes colocar um CAT5e sem a blindagem...

No entanto para upgrades futuros segundo sites que já vi normas como a dos 10Gb terão nos CAT6 supostamente desempenhos consideravelmente melhores. Mas penso que ainda não nos devemos fiar muito nisso. No entanto qualquer transmissão até agora nos CAT6 é feita muito mais rápida do que nos CAT5e (pq será? magia? ou será devido aos donos dos CAT6 serem paneleiros?).

Não... mas cabo blindado como muita gente usa sem qualquer tipo de justificação, é. :)
 
na minha modesta opiniao, acho que nao compensa já estares a pensar em gigabit devido ao preço, mas tu é que sabes.

eu penso que tu deveras ter um switch/router ("vamos chamar-lhe uma rede em estrela", mas acho que é pandeleirice das teoricas) e ai ligar os cabos e dai enfias os cabos pelas paredes ou que seja e metes uma ficha na divisao que queres, depois é só encaixar no buraquinho.

blindado ou nao, penso que tb nao compensa, eu tenho cabos reles numa rede a 100mbps e passo sempre os dados ao maximo da velocidade. se queres blindar teem de ser mm bem blindados se nao dá bronca.
 
True, true...

@madafakapc:

Calculo que já tens preços para o switch Gb e placas Gb para toda a gente certo? Se só tens PC com Windows, usa o que puderes. Se tens alguma coisa com linux, poupa tempo e dores de cabeça e conta já com uma Gb da Intel para o animalzinho.

Btw, as boxes têm capacidade para manter o pipe Gb ao máximo? Ie, de um lado tens HD's que debitem bem e do outro HD's que gravem a essa velocidade? Muita gente não conta com isso e depois diz que não nota diferenças :P

Como exemplo, onde estou neste momento tenho ao lado um fileserver cujo RAID debita sem probs os seus belos 60MB/s. O problema é que do outro lado nenhuam das workstations tem HD's que gravem a 60MB/s. 15MB/s e já é uma sorte. Claro que quando toda a gente decide sacar coisas do server, Gb server<->Switch dá jeito.
 
axo k focaste um aspecto bastante importante a speed dos discos :D
gb prake? se calhar tens a rede cheia d diskitos pata a escrever a 15mb :P
 
a gigabit lan é uma rede de alto debito ... para utilizações caseiras é um abuso todavia se ele quer pq n?

se queres fazer as coisas como deve de ser mais vale estudar aonde queres meter as tomadas, e quantas queres... n disseste quantas portas tem o switch nem qual é portanto deduzo que será prai de 8 e queres meter prai umas 3 ou 4 tomadas passas os cabos pelas calhas (pode ser cabo de CAT6) n precisas de fichas metalicas as de plastico servem mto bem. Pede o alicate de cravar e a punch down tool para as tomadas ... é uma especie de ferramenta que se usa para cravar o fio nas tomadas e nas reguas que crava e corta o fio à medida para n ficar com "bigodes". Foge das tomadas da Legrand mto embora tenham espelhos bonitos o interior é uma "m3rda" se conseguires arranja da Lucent ou da AT&T ou mesmo espelhos da Legrand (que disseram que à) com interior da Lucent.

se tiveres duvidas pergunta que aparece sempre quem te ajuda...

p.s.: em vez de discutirem a teoria da rolha e da batata deveriam ter ajudado o rapaz e n se porem a dissertar acerca de velocidades e afins ...
 
pessoal, esta tread começou em setembro do ano passado, acho que a esta hora o cabo já tá comprado e a rede montada, pelo menos tinha tempo para isso.:joker:
 
tens razao... mas ja agora Morpheus, se aparecer aqui alguem a pedir ajuda porque esta indexiso sobre que tipo de veneno utilizar para se suicidar, achas que nao devemos discutir o suicidio em si?

lol... que raio de exemplos :S mas serve para mostrar o meu ponto de vista :D
 
Back
Topo