1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Rede em casa - Cat6 blindado ou nao????

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por madafakapc, 20 de Setembro de 2005. (Respostas: 16; Visualizações: 3442)

  1. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Pretendo fazer uma rede wired aki por casa, tenho 5 pontos para fornecer rede e nao sei ainda se va pela tubagem da TVCabo (um pouco apertada é certo, axo que puseramn o muinimo de tubo....) ou por fora em calha ou à vista...

    Acontece ke pretendo montar gigabit (ja tenho o switch) e a minha duvida será mesmo ke cabo usar?? Vale a pena um cat6 UTP ou STP (blindado??) (por acvaso tenho uma zona que posso ter de atravessar com cabo de electriciadde em 3 metros. Previsto ai uns 30 /40 m de cabo no ponto mais distante.

    Os conectores devem ser blindados ?? Vi uns metalicos de 1 euro que julgo serem suficientes.

    Outra situação, julgo ser necessaria a colocação de um switch em cada ponto de acesso ou entao devo andar com tantos cabos quanto o numero de pontos??? Tomadas penso nao ser possivel pq ficam em série ????
     
  2. Hackaroxp

    Hackaroxp I quit My Job for Folding

    Cabo blindado é para p*n*l*iros! :D
     
  3. JC

    JC Power Member

    30 a 40 metros CAT6 o_0

    ... tens noção dos preços para o que queres n tens?
     
  4. daniboy

    daniboy Power Member

    rede gigabyte???????? what for???
     
  5. madafakapc

    madafakapc Power Member

    HEHE eu como nao sou p*n**** nao devo entao utilizar!!! :004: :004:

    Mas de qq maneira nao se justifica um cabo deste calibre para uma rede em casa pois n??!?!?

    Preciso de rede gigabit pq tenho dew transferir gigas e gigas (ficheiros de video por ex.) entre PCS e alem de que tenho de pensar numa solução a medio prazo e a rede gigabit começa a ser uma realidade!!!

    DE qq maneira podem-me esclarecer quanto às outras questoes da utilização ou nao de fichas/tomadas para conectar nos outros locais ou o recurso exclusivo a switches em cada local? Ou tomadas com ligação ao switch?!?!?!
     
  6. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Tenho ideia de preços para um cabo cat6 UTP na ordem dos 30/40 centimos por metro o que nao me parece caro tendo em conta que um cat5e custa-me quase o mesmo!

    Keke te parece?!?!?

    E sugestoes de fazer esta rede??!!? ALguams?!?!?! :009: :009:
     
  7. Sumerset

    Sumerset Power Member


    30 a 40 centimos o metro de CAT6? Qual a referencia de que marca e em que loja?

    O CAT6 compensa como já tinha dito se o local onde fores colocar o fico tiver sujeiro a várias interferencias do estilo fios telefónicos, cabos electricos. Caso não tenhas nada disso podes colocar um CAT5e sem a blindagem...

    No entanto para upgrades futuros segundo sites que já vi normas como a dos 10Gb terão nos CAT6 supostamente desempenhos consideravelmente melhores. Mas penso que ainda não nos devemos fiar muito nisso. No entanto qualquer transmissão até agora nos CAT6 é feita muito mais rápida do que nos CAT5e (pq será? magia? ou será devido aos donos dos CAT6 serem paneleiros?).
     
  8. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Olá!

    Estive a pesquisar e verifiquei diferenças de preços entre os 30 e os 60 centimos para um UTP cat6, nao sei no entanto a marca... se puderes dar umas dicas....

    As fichas metalcias para conexao custam 1 euro e as tomadas talvez 6 euros (nao sei quantos conectores levam)

    A minha duvida persuiste, devo colocar tomadas em cada ponto de acesso com ligação para um switch ou como??? É que por agora nao preciso de ligações em todas as divisoes mas quero deixar ja tudo preparado para depois nao andar a fazer as emendas nos cabos....

    Ourtras coisa, é que preciso de passar junto de um cabo electrico de Ar condicionado mas sao apenas 3 metros que se calhar nao é por ai que vao estragar o desmepenho da rede.....
     
  9. Pretender

    Pretender Power Member

    deixas o cabo no quarto assim já não precisas de tomadas :D poupas algum ;)
    claro a outra extremidade ligas ao switch.

    Não deveras ter nenhum problema ao pé do cabo elect. do AC
     
  10. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Como é que dizes para fazzer com o switch?

    Interrompo as ligações emk cada divisao e depois ligo ao switch para ter continuidade??

    O rpoblema do switch é ter de estar ligado sempre para ser utilizado de tempos a tempos!

    Se colocar uma tomada nao é melhor?!?!? :009:
     
  11. Hackaroxp

    Hackaroxp I quit My Job for Folding

    Não... mas cabo blindado como muita gente usa sem qualquer tipo de justificação, é. :)
     
  12. dawn_to_dusk_

    dawn_to_dusk_ Power Member

    na minha modesta opiniao, acho que nao compensa já estares a pensar em gigabit devido ao preço, mas tu é que sabes.

    eu penso que tu deveras ter um switch/router ("vamos chamar-lhe uma rede em estrela", mas acho que é pandeleirice das teoricas) e ai ligar os cabos e dai enfias os cabos pelas paredes ou que seja e metes uma ficha na divisao que queres, depois é só encaixar no buraquinho.

    blindado ou nao, penso que tb nao compensa, eu tenho cabos reles numa rede a 100mbps e passo sempre os dados ao maximo da velocidade. se queres blindar teem de ser mm bem blindados se nao dá bronca.
     
  13. ShadeX

    ShadeX Power Member

    True, true...

    @madafakapc:

    Calculo que já tens preços para o switch Gb e placas Gb para toda a gente certo? Se só tens PC com Windows, usa o que puderes. Se tens alguma coisa com linux, poupa tempo e dores de cabeça e conta já com uma Gb da Intel para o animalzinho.

    Btw, as boxes têm capacidade para manter o pipe Gb ao máximo? Ie, de um lado tens HD's que debitem bem e do outro HD's que gravem a essa velocidade? Muita gente não conta com isso e depois diz que não nota diferenças :P

    Como exemplo, onde estou neste momento tenho ao lado um fileserver cujo RAID debita sem probs os seus belos 60MB/s. O problema é que do outro lado nenhuam das workstations tem HD's que gravem a 60MB/s. 15MB/s e já é uma sorte. Claro que quando toda a gente decide sacar coisas do server, Gb server<->Switch dá jeito.
     
  14. VuDu

    VuDu Power Member

    axo k focaste um aspecto bastante importante a speed dos discos :D
    gb prake? se calhar tens a rede cheia d diskitos pata a escrever a 15mb :P
     
  15. Morpheus

    Morpheus Banido

    a gigabit lan é uma rede de alto debito ... para utilizações caseiras é um abuso todavia se ele quer pq n?

    se queres fazer as coisas como deve de ser mais vale estudar aonde queres meter as tomadas, e quantas queres... n disseste quantas portas tem o switch nem qual é portanto deduzo que será prai de 8 e queres meter prai umas 3 ou 4 tomadas passas os cabos pelas calhas (pode ser cabo de CAT6) n precisas de fichas metalicas as de plastico servem mto bem. Pede o alicate de cravar e a punch down tool para as tomadas ... é uma especie de ferramenta que se usa para cravar o fio nas tomadas e nas reguas que crava e corta o fio à medida para n ficar com "bigodes". Foge das tomadas da Legrand mto embora tenham espelhos bonitos o interior é uma "m3rda" se conseguires arranja da Lucent ou da AT&T ou mesmo espelhos da Legrand (que disseram que à) com interior da Lucent.

    se tiveres duvidas pergunta que aparece sempre quem te ajuda...

    p.s.: em vez de discutirem a teoria da rolha e da batata deveriam ter ajudado o rapaz e n se porem a dissertar acerca de velocidades e afins ...
     
  16. daniboy

    daniboy Power Member

    pessoal, esta tread começou em setembro do ano passado, acho que a esta hora o cabo já tá comprado e a rede montada, pelo menos tinha tempo para isso.:joker:
     
  17. VuDu

    VuDu Power Member

    tens razao... mas ja agora Morpheus, se aparecer aqui alguem a pedir ajuda porque esta indexiso sobre que tipo de veneno utilizar para se suicidar, achas que nao devemos discutir o suicidio em si?

    lol... que raio de exemplos :S mas serve para mostrar o meu ponto de vista :D
     

Partilhar esta Página