Rede em casa nova (Em construção)

Mavioso

Membro
Olá.
Estou-me a estrear neste forum, por isso tratem-me bem,sff...lol
Bom é o seguinte, tenho uma casa em construcção e queria meter rede na casa toda, já pensei em wireless,mas de certeza que não me chega em todo o lado a 100%, por isso queria instalar tomadas em que tive-se telefone e rede ao mesmo tempo.já vi tomadas na net que incluem as duas coisas.O que queria saber é qual o tipo de cabo melhor (que tenha pouca perda) e se poderia comprar um router por exemplo com 5 entradas para rede e fazer trabalhar isto em condições.As tomadas seriam 5 ou 6.É tudo no RC.


Desde já os meus agradecimentos


João paulo Mavioso
 
Última edição:
Boas
Eu estou a usar nas tomadas de casa cabo UTP penso que é o que deveras usar e router com 4 saidas 3 saidas para 3 tomadas e uma para rede wireless as tomadas teem mais velocidade
mas teem o incoveniente de teres de andar com cabo atras tenho rede wireless na casa toda sem problemas casa com dois pisos
Cumprimentos
 
olá.
Quanto ao andar com o cabo atráz não faz mal (digo eu).
Estive a ver o projecto e estou a ver mal as coisas, em todas as casas novas tem que ser instalado uma caixa "ATI", pelo que percebi disto é uma caixa de telecomunicações e inclusive tem tomadas RJ45, o que deve ser para uma rede domestica, eu acho que ando a meter a carroça é frente dos bois...(lol).Tenho que falar é com o electricista.
Se estiver errado gostava que me elucidassem, obrigado.

Aqui envio

http://www.teleflex.pt/pics/prod/ATI8_foto3.jpg

Cump.

Mavioso
 
olá.
Quanto ao andar com o cabo atráz não faz mal (digo eu).
Estive a ver o projecto e estou a ver mal as coisas, em todas as casas novas tem que ser instalado uma caixa "ATI", pelo que percebi disto é uma caixa de telecomunicações e inclusive tem tomadas RJ45, o que deve ser para uma rede domestica, eu acho que ando a meter a carroça é frente dos bois...(lol).Tenho que falar é com o electricista.
Se estiver errado gostava que me elucidassem, obrigado.

Aqui envio

http://www.teleflex.pt/pics/prod/ATI8_foto3.jpg

Cump.

Mavioso

Exactamente. Agora já não se usa o sistema RITA. É o ITED. E com ele tens cabos UTP em estrela pela casa toda, podendo ser utilizados para voz ou para dados ;)
 
Obrigado!
Chama-se a isto meter a carroça á frente dos bois...lol

abraços

Mavioso

Toma muito cuidado com o projecto ITED. O que normalmente acontece é que fica apenas uma tomada numa divisao que pode servir para Internet OU Telefone. Pede mais que uma tomada para uma divisao ou entao uma tomada ao lado de outra.

Outro promenor muito importante: Na caixa é onde chegam as ligacoes do exterior e onde se faz a distribuiçao para a casa toda. Ou seja, a instalar qualquer equipamento que servisse de distribuidor de um sinal qualquer pelas tomadas (ex: central telefonica, router ethernet, amplificador tv-cabo, etc), este tem que ficar instalado junto à caixa ITED.
Certifica-te que ficas com um espaço "consideravel" para esse tipo de equipamentos junto à caixa ITED mesmo que neste momento nao penses la instalar nada.

Outra opçao é pedires cabos duplicados para um determinado local que tenhas espaço para instalar equipamentos (duplicados para fazer o transporte dos sinais de input/output).
 
Eu aconselho a usar um router wireless devidamente configurado e depois testar o sinal na casa e se necessario colocar repetidores, sai mais barato...
 
Eu aconselho a usar um router wireless devidamente configurado e depois testar o sinal na casa e se necessario colocar repetidores, sai mais barato...

pois e se certos aparelhos não derem para o wireless?? como por exemplo eu tenho um aparelho de satelite k se liga em rede com o computador mas com cabo...
 
Eu aconselho a usar um router wireless devidamente configurado e depois testar o sinal na casa e se necessario colocar repetidores, sai mais barato...

Mas redes cabladas a redes sem fios... cabladas rulla... não so pela segurança, como pela velocidade, latencias...

Pessoalmente, nada como uma rede com fios :P
 
nap é preciso ca caixas Ited tanta coisa para kê
sabes onde queres as filas sabes onde vais por o router ou pelo menos ja tens uma ideia é so falar com quem te vai fazer a passagem dos cabos pelas paredes e ja esta e Wireless é sempre Wireless um bom router e ja ta
 
Quando o wireless for a 1Gb e com latencias decentes talvez mude de wired para wireless. Claro que por essa altura já deve ser comum wired a 10Gb e vai que mudo é os cabos... :D
 
Eu em minha casa a minha rede e mista, wired and wireless, eu nao uso routers, uso um sistema de seguranca militar :)

Tenho os desktops todos ligados por cabos, e o portatil usa a rede wireless e quando preciso de fazer alguma coisa que necessite de mais largura de banda, ligo o portatil a rede wired...

Eu sugeri a rede wireless porque sai mais barata, eu para ter a minha rede por cabos nao andei a partir paredes, mas tenho uns cabos na minha casa que vem da cave para o meu quarto, nao e aconselhavel...
 
Eu tenho tudo com cabos CAT6 ligados a um switch gigabit. Ligado ao switch tenho um router wired e um AP wireless somente para quando necessito de mobilidade no portátil (Como é draft-N e dá 300 megas nem preciso de ligar cabo ao portátil. Aguenta-se bastante bem.)
 
Última edição:
Aconselhava-te o seguinte, segundo as sugestões já demonstradas aqui:

- Preparação de um local de entrada, onde recebesses todo o tipo de ligações externas de dados, voz e TV (TvCabo, PT, futuramente FTTH)
- Preparação para duas linhas Telefónicas
- possibilidade de instalação de uma régua Kron para distribuição do sinal de telefone por várias tomadas simultaneamente
- Caixa suficientemente larga para poderes ter a caixa de distribuição ITED e todos os equipamentos activos de rede necessários (Switch, Modem ADSL/Cabo), Amplificador Sinal Cabo, Router Wireless)
- Tomadas ITED de distribuição com duas fichas que te permita ter RJ45/RJ11 em cada uma das divisões da casa (na sala pensa em teres mais do que uma tomada dependendo das diferentes disposições que poderás ter)
- Uma caixa técnica numa zona central da casa para poderes ter um Wireless AP para distribuição do sinal wireless por toda a casa (opcional)

Pode sair um pouco mais caro do que uma ligação wireless ou outro tipo de configuração mais simples, mas sem dúvida que é uma grande mais valia para a tua casa!

Pensa nisso!
 
Outra sugestão que deves comunicar aos construtores (se não for tarde de mais).

- Tubagens suficientemente largas para a passagem de vários cabos. Mais dia menos dia é necessário trocar/acrescentar alguma coisa nova e depois é dificil de "fazer as curvas apertadas".
 
Boas, tou a ver este tópico algo confuso, como o prédio tá em construção e tem projecto ITED e com as prescrições técnicas do manual ITED de julho de 2004, isto não é chegar ali e alterar tudo conforme se quer, a instalação tem de ser feita de acordo com o projecto assinado pelo projectista e pelo qual ele se responsabiliza, portanto o melhor é falar com o construtor para entrar em contacto com o projectista para saber se ele aceita as alterações propostas, pq se fizerem á vossa vontade sem dar peva a ng, quando for a vistoria a instalação não cumpre o projecto logo o projectista não assume responsabilidade porque nada lhe foi comunicado e a instalação será chumbada, e depois sem aprovação e respectivo certificado, não há telecomunicações para ninguém.
portanto antes de andarem lá a "inventar" falem 1º com o projectista ITED, para mais tarde não haver dissabores!! :)
 
Última edição:
Bem, eu vou dar a minha opiniao muito pessoal.

Precisas apenas de rede (dados/internet) no rc certo?
Tentar fazer isso com a minima qualidade.

Tens fichas duplas rj45 (wall, cat 5) a aproximadamente 8€ em diversos sitios. (fichas que podes usar para telefone na mesma)
Precisas de 6? Guardas uns 50€.

depois, aconselho um patchpanel, (rj45/(UTP/STP) 16portas, dependendo das circunstancias e gostos (€)). Encontras por preços que variam entre 50€ (STP) a + de 120€ (UTP).

Um switch decente. (precisas apenas para rede, logo 8 portas sera suficiente) preços que variam de 45 a + de 150€

umas patch-cords de 0,5m que encontras por volta de 0,50€ a 1€
ora, necessitas talvez de 12, logo ~12€.

cabo cat5/ 5E UTP, ai onde irás gastar mais, preços desde 0,70 a 1€ por metro. (edit: tens bobines de 300m a 120/170 €)

Se pretenderes montar tu, o indispensavel alicate de impacto ou "crimpagem" (~50€), que talvez consigas emprestado onde comprares esse material todo. :)

ah, depois a linha telefonica, que nao sei bem como poderas usar apenas um numero para distribuires pela casa toda (podes usar fichas duplas/triplas para 2/3 telefones), se a PT/Operadora te autorizar, provavelmente dar-te-a uma soluçao sem recorrer a um circuito de central. (é o mal do monopolio).

poderas fazer isto sem recorrer ao patch panel, embora ache menos fiavel, mas podes ligar os cabos directamente ao switch. Ai teras que comprar mais umas fichas rj45.
Penso que nao tens necessidade, mas podes tambem comprar/pedir emprestado um aparelho para testares as ligaçoes, que é um pouco caro.


Em opçao, podes colocar tambem um router wireless.

A crimpagem/instalaçao deste material todo nao é muito dificil, apenas requer alguma atençao na ligaçao de cabos.

Ou seja, penso que com aproximadamente uns 400-500€ consegues isto tudo, ja com bastantes metros de cabo para fazeres isso tudo.

Qualquer duvida. Dispõe.

Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo