Rede em casa nova (Em construção)

Olá pessoal,

tenho um ATI com a tubagem toda pronta. Agora só falta passar cabos.

Ora eu queria ter uma rede gigabit.

A minha dúvida é: é possível ter uma rede gigabit com cabos UTP 5e? Ou é necessário passar cabos UTP 5e gigabit.

Eu estive a ver bobines da Krone e os cabos apenas dizem a categoria. Não têm qualquer referência a megabit ou gigabit.

Se me podessem ajudar era bué
 
A categoria especifica precisamente o que o cabo suporta. Para Gb usas 5e ou 6. 5e na maioria das situações e com comprimentos/instalação dentro do razoável safa-te. 6 era o ideal, mas a diferença de preço pode não justificar para usar em casa...
 
Cat6e ainda é muito caro.. :S Usa mesmo Cat5e. Aproveita os conselhos de meter uns tubos largos(para os cabos, claro), porque um dia isso vai-te
dar imenso jeito (voz da experiencia) =P
Cumpz
 
Olá pessoal.
Daqui a pouco já posso arregaçar as mangas e por-me a trabalhar...lol
Já decidi como vou fazer, sem ter que ligar seja o que for á caixa ATI, mas os cabos para a rede vão passar por lá.
Pedi ao eletricista que deixa-se tubos largos da caixa ati ás tomadas, como tenho sotão e o cabo das antenas da televisão passam por lá e descem para a caixa ati, pedi ao eletrico que deixa-se 2 tubos largos, sendo assim meto uma caixa no sotão onde vou ter o material para a rede, e os cabos vão juntos com outros cabos do telefone e serão ligados na mesma tomada ,mas numa ficha diferente, sendo assim fico com um cabo para telefone e outro para rede.

Muito obrigado a todos
 
Desculpem estar a ressuscitar o post…

Eu sei que as ligações das tomadas RJ45 podem ser feitas de duas formas:
Tipo A ou Tipo B.

A minha questão é: um é melhor que o outro? Ou, há alguma vantagem em utilizar um dos tipos?

Thanks
 
Desculpem estar a ressuscitar o post…

Eu sei que as ligações das tomadas RJ45 podem ser feitas de duas formas:
Tipo A ou Tipo B.

A minha questão é: um é melhor que o outro? Ou, há alguma vantagem em utilizar um dos tipos?

Thanks

Como isso provavelmente vai ligar a um switch ou um encaminhador, podes fazer tudo igual. Seja de um tipo ou de outro. Geralmente estes equipamentos detectam qual o tipo. E não há nenhuma vantagem de um tipo sobre o outro.
 
Cat6e ainda é muito caro.. :S Usa mesmo Cat5e. Aproveita os conselhos de meter uns tubos largos(para os cabos, claro), porque um dia isso vai-te
dar imenso jeito (voz da experiencia) =P
Cumpz

cat6 não é assim tão caro, depende para o que for. Neste caso (uso doméstico) se calhar não precisa mais do que cat5e...

Mas estás a esquecer-te de uma coisa, a tecnologia está a evoluir e cada vez mais rápido. Eu acho que já vi frigorificos com placas de rede lol

se ele quiser colocar mais aparelhos no futuro, por exemplo, camaras de vigilancia, recomenda-se cat6 devido ao tráfego de rede... claro que para usufruir de Gigabit terá que comprar tudo mais caro, mas se for a longo prazo, até que pode compensar o investimento.
 
cat6 não é assim tão caro, depende para o que for. Neste caso (uso doméstico) se calhar não precisa mais do que cat5e...

Mas estás a esquecer-te de uma coisa, a tecnologia está a evoluir e cada vez mais rápido. Eu acho que já vi frigorificos com placas de rede lol

se ele quiser colocar mais aparelhos no futuro, por exemplo, camaras de vigilancia, recomenda-se cat6 devido ao tráfego de rede... claro que para usufruir de Gigabit terá que comprar tudo mais caro, mas se for a longo prazo, até que pode compensar o investimento.

Gigabit ethernet (1000BASE-T) só requere Cat5, embora seja recomendado Cat5e ou Cat6.
A não ser que já estejas a pensar em 10GbE não há grande razão para por Cat6 em vez de Cat5e.
 
Vou aproveitar este topico para ver se me ajudam a dar umas ideias pro meu caso.
Estou a remodelar a casa, q tem 3 quartos, 1 sala e cozinha. Em todo eles ja está passado cabo de rede, tv e telefone (excepto na cozinha). Ou seja tenho 5 cabos de rede, 4 de telefone e 5 tomadas de tv. Na entrada ja tenho um buraco onde estão os 5 cabos de rede.

Principalmente no q toca à rede, tendo eu os 5 cabos rj45 que estão na entrada, ficaria bem servido se puser uma caixa ATI? onde cada cabo iria ligar a essa caixa ATI, e por assim dizer a caixa ati serviria de bastidor para que depois saisse da caixa outros cinco chicotes para um switch/router, que obviamente ficaria fora da caixa mas perto dela. No fundo, a caixa ati serviria de um genero de regua e obviamente seria aproveitada tb para a tv por cabo.

O que acham?
 
A minha opinião é q isso é fundamental.
Todas as zonas da casa ligarem a um local só.

Sugiro q deixes esse local com uma tomada de tv e outra de telefone perto, assim o switch/router pode ter o modem ali e espalhar o acesso à net pela casa toda.
 
A minha opinião é q isso é fundamental.
Todas as zonas da casa ligarem a um local só.
:x2:

No entanto, a utilidade do ati, para mim, é na distribuição de TV e telefone.

Para passares cabos para o router/switch tens que ter tubagem do ATI para o sítio onde vai estar o router/switch. Caso contrário tens de ter sempre a porta do ATI Aberta. (Isto se eu percebi bem a tua situação...)


Silver Wolf, não percebi a utilidade da tomada TV perto do switc/router...
 
:x2:

No entanto, a utilidade do ati, para mim, é na distribuição de TV e telefone.

Para passares cabos para o router/switch tens que ter tubagem do ATI para o sítio onde vai estar o router/switch. Caso contrário tens de ter sempre a porta do ATI Aberta. (Isto se eu percebi bem a tua situação...)


Silver Wolf, não percebi a utilidade da tomada TV perto do switc/router...
O switch/router em principio vai ficar mesmo ao lado da caixa ati. Possivelmente vai ficar com a porta aberta, mas vou tentar q a caixa ati fique dentro dum movel tipo armario que irei mandar fazer para tapar inclusive essa zona.

A minha opinião é q isso é fundamental.
Todas as zonas da casa ligarem a um local só.

Sugiro q deixes esse local com uma tomada de tv e outra de telefone perto, assim o switch/router pode ter o modem ali e espalhar o acesso à net pela casa toda.
Felizmente ja tenho isso posto ao lado
 
O switch/router em principio vai ficar mesmo ao lado da caixa ati. Possivelmente vai ficar com a porta aberta, mas vou tentar q a caixa ati fique dentro dum movel tipo armario que irei mandar fazer para tapar inclusive essa zona.

É uma boa ideia. Até porque a porta do ATI pode ser removida e, portanto, deixa de ser um incómodo dentro do móvel/armário...

Só vejo um inconveniente: o aquecimento dos equipamentos (modem, switch/router, etc) se o móvel/armário estiver fechado. Mas isto sou eu a pensar.
É melhor recolheres opiniões de pessoal mais entendido.

No meu caso optei por não colocar os equipamentos dentro de armários fechados.
Mas já vi armários fechados com computadores dentro e uma enorme ventoinha (na parede do armário) a expulsar o ar quente lá de dentro.

Não sei se estou a ajudar ou a criar problemas...
mas é o que eu penso...
 
Algumas notas de quem está por dentro d ITED:

- Já existem ATIs com espaço para inclusão de routers/modems, embora dos mais pequenos.

- As tubagens deverão, no mínimo ter 20mm de diametro interno das caixas de derivação até às tomadas e 25mm do ATI para as caixas. Pessoalmente projecto sempre 25mm e 32mm, respectivamente, que dá para passar "tudo e mais alguma coisa" futuramente.

- Qualquer projecto actualmente obriga à existência de caixas do tipo F, para ligações futuras, isto é, Access Points wireless. Além das tomadas normais de rede, deverão ser colocadas tomadas para ligar APs de futuro. É mandatório.

- Qualquer instalação de video-vigilancia deverá ser efectuada com tubagem separada da tubagem ITED. Caso isso não aconteça é o suficiente para não se certificar uma instalação. É mandatório.

- Cat6 para 1Gbps até 10Gbps. Cat5e até 1Gbps. Aconselho vivamente Cat6 até porque dentro de pouco tempo teremos aí VoIP em grande... A diferença de preço não é assim tão grande que não o justifique

- Em relação à maneira como são cravadas as fichas RJ45 é exactamente o mesmo. A única coisa que troca é o posicionamento dos condutores internos.

- Uma alternativa muito boa a um ATI, normalmente, por um terço do preço, é usar um bastidor pequenino, de 1 ou 2 corpos, com cerca de 42cm de profundidade, de colocar na parede. Com patch panel de UTP e coax e tudo bem ligadinho, fica muito mais barato, muito mais vesátil e com a vantagem de ser permitido nesse bastidor ainda colocar equipamento de videovigilancia, musica, vídeo, etc... o que dentro de um ATI não é permitido... E estas soluções são também certificadas pela ANACOM, tal como um ATI é.

- E se quisermos um bocadinho mais além, instalar patch panel UTP com PoE (Power Over Ethernet, 802.3af) ou um switch de 8/16/24 portas com isso ou ainda uns power injectors. Vantagem? O cabo UTP alimenta os APs/Câmaras IP espalhados pela casa, ao mesmo tempo que transporta dados.Não há necessidade de passar circuitos electricos, tomadas, espaço para transformadores, nada! Limpinho, só um cabo ao equipamento terminal!

Just my 2 cents.
Cumps,
UnWired
 
Última edição:
Back
Topo