1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede em segurança!?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por crommix, 16 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 724)

1. crommix

crommix Banido

Boas, vou configurar uma rede de pequeno escritório com 6 PC´s em rede e 1 servidor, já tenho configurardo redes mas sempre atraves de um router de 4 portas. Neste caso vou adicionar um PC-Servidor e vou ter de ligar-los por um switch.
    A minha duvida é, onde devo aplicar a protecção a rede? No Servidor? O modem ligado ao Switch já é uma 1ª barreira? devo instalar antivirus em todos os PC´s da rede, e um internet security no servidor? ou em todos?
    Que software usar? KASPERSKY?
    Agradecia uma ajuda.

2. miraportuga

miraportuga Power Member

A ordem das coisas assim muito rapidamente, quando queres net para mais que um pc é

Modem --> Router --> PCS

Caso o router nao tenha portas suficientes, podes sempre meter um switch depois do router e antes dos PCS.

Cumps

3. crommix

crommix Banido

Mas um router não pode ser modem? eu tenho por exemplo um USRobotics 9105 que é modem e router, ou modem e switch... epá que confusão que isso ainda me faz, será que não me podias dar uma luzes? o que é um router? não é um modem e switch incorporados?

4. miraportuga

miraportuga Power Member

Um router pode ou não, ter um modem integrado. A ordem que te dei foi a ordem lógica das coisas, mas se tiveres um Router com modem(que só terás para adsl/adsl2+) podes logo ligar um switch numa das portas e assim distribuir a internet pelo numero de pcs que entenderes.

O que tens de perceber é que Modem é diferente de Router e que nao teem a mesma função, ha no entanto como ja te disse, aparelhos que combinam estas duas coisas.

Como te referiste a modem apenas, falei-te na necessidade do router.
    No teu caso, se o modem que tens faz tambem de router, entao a sequencia logica é a mesma que te disse acima mas juntas o modem e router num só aparelho.

Cumps

5. crommix

crommix Banido

Tks,
    Se não for esticar muito a corda, gostava de ouvir a tua opinião.
    O que eu tenho em principio já não vou utilizar, já que irei ter 8 Mb na linha e este Router/Modem só suporta adsl e não adsl2+. Quero por isso adquirir novo material para esta nova rede que irei criar. Se não for pedir muito gostava que me indicasses a melhor solução para o meu caso. Ora bem, são 6 PC´s + 1 que será o servidor, quero ter todos ligados com Internet e em rede, sendo que o servidor ficará ligado 24h onde terá todos os dados partilhados na rede, e inclusive ligará a uma central telefonica de escritório. Quero, ligar tambem uma Impressora, que neste momento não é N mas que penso poder torna-la, a epson Aculaser A1100 que irei comprar um adptador para torna-la N.
    Esta é a rede que quero montar... neste caso o que indicarias?

6. boot

boot Power Member

Modem--->Router (N)---> Switch
    _________|
    _________|--->Server

7. miraportuga

miraportuga Power Member

O servidor só vai ter mesmo os dados partilhados? Vai haver muita troca de informação e de forma continuada entre o servidor e os pcs clientes? O servidor tem porta gigabit ?
    Há uma série de dados que convem saber antes de se fazer uma coisa destas, e mesmo sendo uma rede simples se calhar usar gigabit para ligar o servidor nao será má idea.... mas tudo depende das necessidades desse escritório.
    Sem saber mais detalhes eu diria.... e sabendo que vais adquirir material novo.

Modem --> Router --> Switch (com 1/2 porta gigabit) --> PC's clientes(ligados a 100mbit) / Servidor (ligado a 1Gbit)

Cumps

8. crommix

crommix Banido

Sim o servidor servirá para ter os dados partilhados entre todos os outros users, inclusive 2 base de dados, uma o primavera, e outra firebird. Terá tambem os dados registados da central telefonica.
    A porta gigabit não sei bem o que seja, suponho que será uma porta LAn de maior capacidade. Estava a pensar usar a que vem na board, não serve? que porta me aconselham?
    Podem me indicar marcas e modelos? o modem por exemplo quando adjudicar um serviço devo saber qual o melhor modem a pedir...

9. crommix

crommix Banido

Confirmei agora que a porta Lan da board é gigabit. São todas gigabit... de todos os pc´s.
    Portanto o router e switch tambem já terá de ser gigabit.
    Já estou bem mais orientando agora! LoL
    Obrigado.
    Em relação ao que originou este topico, a segurança.
    O que devo instalar? antivirus em todos e internet security no servidor? o router\modem já me protege como firewall certo? Que software aconselham?

O que chamas um Router N?

Última edição pelo moderador: 16 de Fevereiro de 2009
  10. miraportuga

miraportuga Power Member

Julgo que ele se refere a um router wireless com norma N, mas isso é algo que só precisaras se quiseres implementar uma solução wireless tambem.
    Quanto á segurança.... que Sistemas Operativos vais usar no servidor e nos pcs clientes ?
    Para uma rede pequena uma suite de av+firewall será mais que suficiente....
    No que diz respeito á firewall no router, sim, a maioria ja traz uma firewall boa o suficiente para o trabalho que vai fazer.

Cumps

11. crommix

crommix Banido

Vou instalar o winXp sp2, em todos por igual. Julgo não haver necessidade de instalar o windows server no servidor visto ser uma rede simples de pequeno escritório. E em relação ás marcas? que router aconselhavas? e aos av? há necessidade de instalar o internet security em todos ou o av e a firewall do windos chega? que marca? KASPERSKY ANTIVIRUS 2009 - 3 USERS, 2 destes fazem o serviço? ou será melhor o Internet security?
    Obrigado.

12. boot

boot Power Member

Router com wireless norma N, com portas gigabit.

13. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Apesar dos PCs terem portas LAN gigabit (ou seja, que permitem até 1000Mbps de transferências), o router e swich poderão não ter, e se calhar não têm mesmo, sendo que ficarás limitado aos 100Mbps de transferências.
    Mas epá, eu acho que para um pequeno escritório chega perfeitamente.
    Sendo que, por aquilo que dizes, a estrutura de rede vai ser algo do género:

Modem -> Router --> Switch --> Clientes
    ______________|Servidor---------|

Em que o Servidor é ligado ao router e os clientes estão ligados a switch de segunda ordem, então os dados provenientes da Internet, para se dirigirem ao cliente, não vão passar pelo servidor, por isso precisas de firewalls para todos os PC's, sim...

Sinceramente, não sei se comprar um switch é a melhor opção...
    Eu se fosse a ti comprar um router com wireless. Ligavas lá o Servidor e mais 3 clientes (por cabo) e os outros clientes ligavas por wireless N...

Cumps

14. miraportuga

miraportuga Power Member

O tráfego vindo da internet, ou para a internet(vindo dos pcs clientes) nunca passa pelo servidor.... independentemente de estar ligado directamente ao router ou não, num switch há uma tabela onde os Macs dos aparelhos lá ligados são guardados e a qual permite que o tráfego para x maquina vá apenas para aquela máquina......

Na minha opinião e como já te disse, se há gigabit, usa gigabit, largura de banda a mais nunca fez mal a ninguem. Eu ligava router/modem ao switch numa das portas, e o resto dos pcs clientes e servidor ligado directamente ao switch para evitar o tráfego dos pc's clientes --> servidor e vice versa passar pela mesma porta que vai ligar o router ao switch(isto seguindo a ordem do mauro, no que diz respeito á posição das coisas), não que vá haver grandes colisoes numa rede tão pequena mas.... pelo menos ficava a coisa mais bem feita.....

Cumps

Partilhar esta Página