1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede entre 2 instalações

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por netscooter, 18 de Abril de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 941)

1. netscooter

netscooter I'm cool cuz I Fold

Boa Tarde

Precisava de uma sugestão/opinião sobre a melhor forma de ligar 2 edificios que estão a cerca de 50 metros de distância um do outro... Pensei em fibra óptica ou antenas outdoors, qual aconselham mais?

Preferia sem fios para evitar ter de estar a meter fibra óptica por debaixo do chão até lá, mas dentro do equipamento wireless gostaria que me dissessem qual o melhor para o efeito. Tenho 1 router wireless em cada edifício portanto suponho que seja só comprar 2 antenas para fazer a comunicação. Outra questão é se há cabos prai de 30 metros para ligar a antena outdoor ao router, já que da ponta do edificio mais próxima do outro até à localização interior do router ainda devem ir uns bons 30 a 40 metros...

Agradeço opiniões e sugestões sobre o material mais eficaz a comprar para o efeito.

Obrigado.

Cumps

2. iceman

iceman Power Member

Boas, fibra optica será sem duvida a melhor opcão, mas tambem será opção mais dispendiosa, depende da utilização que quererás dar á rede.
    Pela distancia e se os edificios estiverem em linha de vista penso que com os seguintes dispositivos e mesmo sem antenas de outdoors, tens o problema resolvido com pouco dinheiro investido.
    http://www.linksys.com/servlet/Sate...nksys/Common/VisitorWrapper&lid=2791039789B10
    Essa decisão depende sempre de vários factores.

3. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Qual é o tipo de rede que pretendes? Que serviços vai suportar? Quantos utilizadores? Qual vai ser a largura de banda média a ser utilizada? É algo ao nível empresarial ou ao nível doméstico?

Sem este tipo de indicações ninguém te pode a aconselhar a melhor forma de o fazeres.

4. netscooter

E a nível empresarial mas meramente para ligar um computador do outro edificio ao servidor do edificio principal para conseguir aceder à base de dados do programa e aos ficheiros, não vai fazer utilização de internet nem elevadas transferência de informação, é meramente para acesso a uma base de dados e documentação empresarial, nada de muito exigiente.

Claro que se pudesse fazê-lo sem fios de forma minimamente estável preferia.

Respondendo ao outro user, os edificio estão em linha recta um com o outro e sem qualquer tipo de obstáculo pelo caminho, já que estão dentro do mesmo terreno, apenas são blocos separados.

5. Neptune

Se é só o que dizes, nem vale a pena equacionares a fibra óptica. No teu lugar eu colocava um AP num edificio e outro no outro em modo cliente, ambos com MIMO e Draft-N. Parece-me o suficiente para garantir uma boa ligação sem falhas.

6. netscooter

E consegues dizer-me bom equipamento para o efeito? Já que há muitas marcas ao menos comprava do melhor...

7. Neptune

A melhor entre as melhores é a Cisco, mas penso que a Cisco dos "pobres" chegará para resolver essa questão. Tens algumas soluções na gama Business da Linksys ;)

8. freefall2870

freefall2870 Power Member

Aqui na empresa existe uma sede e um estaleiro distanciado a cerca de 400mts. Fibra óptica estava fora de questão visto passar uma estrada nacional pelo meio. Então optei por uma ligação Wireless WDS ligada por 2 antenas direccionais de 18 dbi a 54 Mbps com encriptação WPA e SSID escondido.

Posso-te dizer já existe há 2 anos, a ligação é extremamente sólida e é monitorizada constantemente.
    Por ela passa muita informação e até VoIP passa sem falhas (O VoIP é muito sensivel a falhas de rede).

Após este projecto concluí mais 3 ligações semelhantes, todas sem falhas

9. pascasso

pascasso Power Member

só uma perguntinha off-topic: onde é que adquiriste o material? é facilmente "encontrável" coisas desse tipo?

de resto, acho que wireless é a melhor opção.

10. freefall2870

freefall2870 Power Member

Neste caso no nosso fornecedor habitual. Para as antenas direccionais, D-link ANT24-1800. Para ligares ao router tens cabos de antena que vão até aos 9 mts, embora quanto menor for, menos atenuação e melhor rendimento tens.

Para os routers Wireless utilizei Asus. Escolhi um modelo em especifico (WL-550gE) porque passou nos testes. Cisco também é bom, mas muito mais caro.

11. MikeFR

MikeFR Power Member

Utiliza Linksys, é a divisão da cisco para casas/pequenas empresas.

Partilhar esta Página