Rede entre 3 PC's sem router ou hub

edferreira

Power Member
Boa tarde,
Eu tenho em casa um PC com 3 placas de rede instaladas, e outros 2 PC's (vou chamar-lhes A e B) apenas com uma cada um. O que eu pretendia era ligar os 3 PC's em rede, apenas com as placas de rede disponiveis e cabos, e partilhar a net (SAPO ADSL 4Mb).
No PC que tenho 3 placas de rede (SERVER), se for as minhas ligações de rede aparecem 3 ligações de area local:
-ligação 1: liga o SERVER ao computador A.
-ligação 2: liga o SERVER ao computador B.
-ligação 3: liga o SERVER ao modem ethernet da sapo.
A minha duvida é como configuro os IP's dos computadores todos, principalmente no SERVER em cada uma das ligações de rede. Penso que o IP's da ligação 3 pode ser automático, os outros terao de ser fixos. E também não sei muito bem qual a ligação que tenho de partilhar para todos os PC's terem net.

Não sei se me expliquei bem mas quem me poder ajudar agradeço.

Obrigado.:freak3:
 
boas.
tens de configurar as placas com ips fixos e ranges diferentes.
1- 192.168.0.1
2- 192.168.1.1
pode ser que um dos pcs nao tenha net , porque nao tou a ver se o windows deixa paratilhar a
net com 2 placas de rede ao mesmo tempo, mas tenta na mesma.


cumpz.
 
Também podes tentar outra coisa, apesar de que eu nunca vi o windows funcionar bem com a função de bridge...
Faz bridge a ligação 1 e 2. Ligas a internet na ligação 3 e partilhas a ligação para a bridge. Teóricamente funciona, na prática... só testando...

Cumps
 
Eu ja tentei fazer a bridge mas não resultou.
Mas pelo que estou a ver eu estava a cometer um erro nos ip's. Não sao muito o meu forte.
Eu estava a usar ip's do tipo:
ligação 1- 192.168.0.1
ligação 2- 182.168.0.1
E depois estava a partilhar a ligação local 3.
Testei isto com e sem bridge e não resultou. Logo a noite já testo com estes ip's para ver se funciona. Se não funcionar volto a xatear.
 
Em principio não consegues fazer isso visto que quando pedes ao windows para partilhar a ligação à internet ele apenas te deixa escolher uma placa de rede por onde queres enviar a internet.

O que podes fazer é passar a internet para o pc A e depois para o PC B mas assim terias que ter dois pc's ligados para o B ter net
 
Boas,
Demorei a testar mas finalmente testei.
Estou neste momento a escrever este post do computador A, e o B tambem já tem net. :D
Andei a mudar ip's dez mil vezes, a fazer e a desfazer bridge, e depois acabei por descobrir que tinha feito mal os cabos de rede.:joker:
Bem para quem quizer fazer o mesmo cá vai:
1º: ligar o modem ethernet e configurar o mesmo.
2º: ligar os 2 PC's (A e B) ao servidor.
3º: fazer a bridge entre as ligações 2 e 3.
4º: configurar o IP da bridge (Ex: 192.168.0.1)
5º: configurar o IP do PC A (Ex- IP: 192.168.0.2; Gateway: 192.168.0.1; Servidor DNS: 192.168.0.1), e do PC B (Ex- IP: 192.168.0.3; o resto mantem-se igual ao PC A).

e puuuf, esta a rede a funcionar.

Agradeço desde já a ajuda que me deram.
 
Back
Topo