Rede entre Vista e XP

PTNetSurfer

Power Member
boas, tenho um portatil com o windows Vista Ultimate, e um desktop com o windows XP, ambos ligados a um router por wireless.

tenho internet em ambos, no XP consigo aceder ao Vista, mas do Vista não consigo abrir as pastas partilhadas nem aceder a partilha da Impressora do XP(que será o meu objectivo final)

ambos se "pingam" e do Vista para o XP consigo correr o ambiente de trabalho remoto o que é bastante estranho.

instalei um patch para o XP lançado pela microsoft (http://support.microsoft.com/kb/922120) para que o Vista consiga fazer o mapa de rede com o XP.

ambos estão no mesmo grupo de trabalho, tenho as firewalls todas desactivadas, (as dos computadores e a do router)

sempre que tento do vista fazer o "executar" -> \\192.168.1.2 que é o ip do XP diz-me que é impossivel a ligação, e não me apresenta nenhuma solução para o problema.


o que poderá ser?
 
Caso não tenhas feito já desliga o uac do Vista Link

Sim, porque isso é o mais sensato a ser feito, não haja dúvida... e além do mais, o problema não estava ai de certeza.

Se te consideras um power user, fine, faz o que quiseres com o UAC, mas agora não sugiras a toda a gente que podem ser meros users de Windows a desliga-lo e comprometerem o sistema deles. Tu podes saber o que fazes com o teu sistema, mas eles podem não ter todo o conhecimento que tens.

O UAC pode não ter a melhor implementação para já, mas ajuda a proteger o sistema, apenas é um bocadinho chato, mas não aconselho ninguém a desliga-lo, mas pronto. De certeza que se usassem Linux ou Mac OS X não desligavam isso. Sim, têm implementações melhores, mas isso não é razão para desligar o do Windows e entretanto também devem melhorar a implementação do UAC no Vista.

Desculpa o off-topic...
 
Sim, porque isso é o mais sensato a ser feito, não haja dúvida... e além do mais, o problema não estava ai de certeza.

Se te consideras um power user, fine, faz o que quiseres com o UAC, mas agora não sugiras a toda a gente que podem ser meros users de Windows a desliga-lo e comprometerem o sistema deles. Tu podes saber o que fazes com o teu sistema, mas eles podem não ter todo o conhecimento que tens.

O UAC pode não ter a melhor implementação para já, mas ajuda a proteger o sistema, apenas é um bocadinho chato, mas não aconselho ninguém a desliga-lo, mas pronto. De certeza que se usassem Linux ou Mac OS X não desligavam isso. Sim, têm implementações melhores, mas isso não é razão para desligar o do Windows e entretanto também devem melhorar a implementação do UAC no Vista.

Desculpa o off-topic...

Não deixo de em parte dar-te razão, mas como o teu post poderia ter mais florzinhas sinto no direito de dar a minha opinião.

Não estejas tão certo que alguns problemas de rede e etc não tenham a ver com a "imensa" proteção que o UAC dá, julgares que o UAC é algum tipo de segurança que protege o sistema a meros users bem... são sem dúvida opiniões, qualquer mero user quando vê uma janela constante e irritante a informar se queres instalar mesmo algo pressiona "yes", já não falando de mesmo estando com conta de admin os pedidos constantes e os bugs que o uac tem a instalar certo software pedindo que seja feito como Admin.

Mas eu terei para a próxima vez mais cuidado informando os users que desligando o UAC poem em risco o sistema deixando de ter popups irritantes.

The UAC. The User Account Control in Windows Vista is a feature that appears to have been designed by a marketing committee. Some casual computer user decided that the way to make other casual users think that Windows Vista was "secure" was to have more prompts. A lot more prompts. And so, even a power user (i.e. early adopters) logged on as an administrator is going to find themselves being prompted regularly. They can turn it off but that defeats the entire purpose of having better security.

The result: Power users turn it off and casual users learn to ignore the myriad of repetitive dialogs.
 
Não sei se a mensagem que te dá é idêntica em todo o caso fica mais um link quem sabe...

http://support.microsoft.com/default.aspx/kb/913628

retirado de link

---

edit: btw tens o norton?

"Success! I had all firewalls and norton disabled, but upon careful
review I had WORM PROTECTION turned on in Norton Antivirus. Listed in
the specific attack protections was an entry for numerous TCP/IP and
Netbios items! I turned worm protection off and.... works perfectly!!!"
 
Última edição:
Muito estranho, eu tenho o vista no portatil e consigo aceder bem a pcs com o xp, ou tens algo mal configurado na rede/router, ou algum programa está a bloquear o acesso.
Pode ser que mais alguém se lembre de algo diferente.
 
Tive alguns sim, mas foram ultrapassados seguindo alguns passos que já foram ditos, verificar firewall nos dois, o patch da ms, ver a config de ips, workgroups, o uac, e penso que mais nada foi feito.
 
O erro que dá quando tentas aceder não é a dizer que não tens permissão?? presumo que estajam os 2 nos mesmo grupo de trabalho, apesar de não influenciar mesmo que não estejam.
 
o erro que sempre me deu é este:

errohc1.jpg
 
Última edição:
O ip está correcto, olha se tiveres paciência e se entretanto não aparecer mais alguma dica, tenta por aqui a config que tens, ips etc um ipconfig/all ai dos pcs.
 
Back
Topo