Rede entre Vista e XP

Entretanto nas propriedades da placa do xp tens isto enabled certo ? "Client for MS networks" and "File and printer sharing"

ya, tenho isso activo

Configs do XP
rede3rt7.jpg
 
has de experimentar fazer disabled do dhcp no router e configurar como tens mas por ip fixo,
dhcp disabled
ip vista 192.168.1.3
gateway 192.168.1.1
dns 192.168.1.1

ip xp 192.168.1.2
gateway 192.168.1.1
dns 192.168.1.1

tens o netbios activado no vista e desactivado no xp ?
 
activei o netbios no vista, pus ips manuais mas não consigo obter resposta do XP, estupidamente, consigo aceder ao XP pela ligação ao ambiente de trabalho remoto, que aliás, é o que tou a usar neste momento para alterar as definiçoes do XP! XD
 
Viva!

Também andei uns dias à nora para resolver este assunto. Fiz milhentas coisas, e desfiz outras tantas, no final acabou por ficar tudo a trabalhar, não sei se por algo em particular ou por tudo o que fiz. Cá vai. Relembro apenas os SOs e os sintomas: desktop com XP PROF, portátil com Vista Home; apareciam ambos no explorador do windows na vizinhança de rede (tanto no portátil como no desktop); ping funcionava em ambos sem problemas; net em ambos sem problemas; do desktop dava para aceder a ficheiros partilhados no portátil; do portátil não dava para aceder a ficheiros ou impressora (que era o objectivo, partilhar impressora a partir do desktop).

Modem ligado ao router smc. Computador desktop ligado ao router via ethernet, e um portátil ligado via wireless ao router.

IPs fixos no desktop e portátil.
Activado NetBIOS em ambos.
Criadas contas iguais em ambos.
Configurados ambos para partilhar ficheiros e impressoras.
Sem problemas de anti-virus ou firewall (desactivada para teste e activada para teste)
Sem necessidade de desactivar o UAC no portátil (não teve influência na resolução)
Desactivada partilha de ficheiros simples.

Isto é mais ou menos o que é sugerido por toda a parte e que não me resolveu o problema, que em cada passo me parecia mais um problema de permissões a partir do desktop (XP Prof).

Só ficou resolvido com o seguinte passo final (no desktop com XP Prof):
Iniciar->Executar->secpol.msc + [Enter]
Definições de segurança
Atribuição de direitos de utilizadores
Aceder a este computador a partir da rede
Adicionar utilizador ou grupo
Avançados
Localizar agora
[escolhi os 2 utilizadores/administradores configurados] + OK

E ficou resolvido o meu problema. Não esquecer de configurar as partilhas e permissões dos ficheiros e impressoras.

Esta solução pode ter implicações ao nível da segurança do sistema dependendo da utilização do mesmo, e dos utilizadores.

Um bom ano para todos.

Até mais!
 
Back
Topo