Rede entre win 2000 e linux?

Asterisk

Power Member
oi ppl a minha questão é a seguinte ...
tenho dois pc's em casa um deles tenho o win 2000 pro e no outro quero por o linux da pra os ligar em rede? em prencipio deve dar mas é q eu n percebo nd de linux é por isso mm q o vou por pra aprender :P mas ng me cnsg explicar q alteracoes irei ter q fazer no linux? thnks :D

Humm.. e para partilhar impressoras e coisas assim (n sei se discos tb) tens uma coisa no linux chamada samba (que um colega meu até fez um frontend (? - é assim que se chama) todo monitinho para x-windows... mas na pesco nada de linux por isso na posso ajudar muito

eu explico melhor :D é assim tenho dois pc's um com windows e no outro vou por linux e gostava de partilhar a internet entre eles eu no win sei fazer td mas linux n sei mm nd :| o q tenho q alterar para a internet funcionar em linux? por exemplo em windows tems q ir mudar o ip e essas cenas ... ja tenho o cabo certo para isso e td outra coisa que sistema aconcelham pra por a fazer de servidor? em principio seria o linux que é o melhor para isso (apesar do win 2k tb nc me ter desiludido) mas é q como ja diss n sei mm nd de linux alguem me pod explicar como fasso no caso de ser melhor??
thnks ;)

ah e quanto ao q o chip disse de partilhar impressora e isso td tb n era mau mas o disco era o ideal mas da para partilhar um disco de linux com um de win é q as particoes teem formatos diferentes dps dava para aceder no win aos fixeiros q tenho no linux? era porreiro :D

embora o win 2000 e o xp ja tenham algo que se assemelha a uma stack de tcp/ip (lol) claro que um sistema em linux e mais perfomante (o que nao quer dizer que seja mais seguro) ora o acertado seria instalares um router por software no linux ou sentao um proxy.

outra dica ... o que tem o cu a ver cas calças (em relação a partilha de files) !?!?

se do teu sistema windows fores buscar um ficheiro aos linux ... como é obvio é o linux que o vai ler e depois "entrega-lo" ao windows ...

a maior parte dos ftp´s que ai andam na net é tudo unix... como farias entao um download !?

Samba/Squid

Ola,

é perfeitamente possivel o que queres, alias é a melhor maneira de o fazer.

Eu tenho varios pc's aqui em casa e tenho um velhinho 486 dx2-66 montado num pedaço de esferovite, que serve de firewall/interligação com a internet.

Depois uso linux, windows2000pro (os jogos.. sempre os jogos...) e solaris (o meu menino bonito). Entre os Linux's e o w2k uso samba para partilhar ficheiros. No Windows podes mesmo mapear as drives tal como se fosse outro windows.

Para interligação podes usar um sistema de gateway transparente (o redhat e o mandrake até têm uma forma de o fazer automaticamente durante a instalação) ou montares um servidor proxy tipo squid. O squid é um bocadinho menos facil, mas tb nao é nada do outro mundo. Nada que dois ou tres tutoriais nao resolvam.

Vx

et voila, problema pm me :)

Back