Dúvidas Rede Ethernet/Wifi Casa nova

Não apena pensar em cat7 se conectores não foram adequados/certificados para tal ... Fabricantes vendem cat6e com 25anos de garantia, seja o simples, com malha/folha ou blindado. Basta respeitar as regras básicas.
 
Sim, neste caso é um projecto de origem. Da casa original apenas vão ficar as paredes exteriores e uma ou outra parede interior. Canalização, instalação eléctrica, etc, tudo leva um projecto novo a ser aprovado pela câmara.

Como sei que gerir uma obra e projecto é, muitas vezes, a dor de cabeça que é, e construção civil também não é a minha área, decidi que ia contratar um gabinete com todas as especialidades, de quem gosto do trabalho, e eles tratam de tudo enquanto eu dou os inputs do que quero nos mais variados detalhes (ou não tão detalhes).
Claro que fica bastante mais caro do que ser eu a desenhar a casa em autocad e a contratar o electricista, o canalizador, o marceneiro...etc etc etc...mas as garantias são outras. E em casos como este eu apenas aponto o que quero (por exemplo, como no post que fiz) e eles encarregam-se de incluir no projecto e discutir comigo qualquer limitação, custo extra, conflitos com o código da região, etc.
Só não quero andar com emendas mais tarde.

Como algum mobiliário em algumas divisões vai ter que ser feito por medida (até porque tenho uma parede que não faz um ângulo recto, por exemplo, hahahah), será fácil dar as dimensões de um bastidor pequeno para que façam uma das portas do armário suficientemente larga e profunda para caber.
O que não sei é se é permitido ter o armário à frente do quadro eléctrico - ou seja, ter que abrir a porta do armário e ter o quadro na parede.

Quanto ao cabo CAT6a vs CAT7, na verdade vai depender do preço e se as tubagens vão ficar muito próximas de caixas eléctricas, etc. É provável, e mesmo assim CAT6 seria mais que suficiente por muitos anos para um uso em casa...mas se puder uma década sem trocar os cabos...(suponho que a seguir venha uma forma menos dispendiosa de colocar fibra ótica).


Uma vez que as obras parece ser extensas, tenta pensar no futuro, tipo alarmes (para quem gosta), cctv... tenta se for possível deixar tubos e caixas a mais, nem que fiquem tapadas com tampas, isto porque um dia mais tarde será mais dificil abrir um roço numa parede.
Para redes e tv faz contas a tubos de 25mm.

no que toca ao cabo posso dizer que fui ver preço de um cat7 S/FTP, 100mts só custavam 350+iva, preço de instalador. :D

Cabo Cat 6E ou 6A é mais que suficiente e a bom preço, para habitação UTP é suficiente para 99% dos casos.
 
Última edição:
A Dream Machine já chegou :D

Estive a fazer uma configuração simples para já, mais tarde vou estudar as vlans e assim.

Para já no piso de cima da casa passei de apanhar 3mb para 10mb e o alcance melhorou significativamente no exterior. No interior da casa ainda não ficou a 100%, mas para isso devo colocar um AP LR da ubiquiti e devo ficar com o problema resolvido :)

Uma nota, nunca achei uma configuração de um router tão intuitiva e rápida. Em 10 minutos tinha tudo configurado e personalizado à minha maneira, pronto a funcionar.
 
A Dream Machine já chegou :D

Estive a fazer uma configuração simples para já, mais tarde vou estudar as vlans e assim.

Para já no piso de cima da casa passei de apanhar 3mb para 10mb e o alcance melhorou significativamente no exterior. No interior da casa ainda não ficou a 100%, mas para isso devo colocar um AP LR da ubiquiti e devo ficar com o problema resolvido :)

Uma nota, nunca achei uma configuração de um router tão intuitiva e rápida. Em 10 minutos tinha tudo configurado e personalizado à minha maneira, pronto a funcionar.

SDN (Software Defined Networking). Ubiquiti é bastante intuitivo. E se quiseres configurações mais avançadas, também o consegues ;)

Cumps
 
SDN (Software Defined Networking). Ubiquiti é bastante intuitivo. E se quiseres configurações mais avançadas, também o consegues ;)

Cumps

No próximo fim de semana já me vou entreter com as configurações. Isto para quem vem habituado a configurar cisco pela linha de comandos é uma brincadeira :D

Hoje fiz um heatmap do sinal do Wi-Fi no piso de cima ainda sem o AP LR.

Aqui fica os resultados


Entretanto o AP AC LR já chegou e já está em mesh com a dream machine.

Alguma configuração para os radios que recomendem ? :D
 
Última edição pelo moderador:
@jncevcosta que isp tens? a dream machine está a controlar o sistema todo com boxes e tudo ou está a seguir ao do ISP?

Estou a pensar escalar o meu sistema e estava a pensar investir num DM Pro e por conseguinte os restantes, 2 ap's AC-Pro, switch com PoE, e uma cloudkey gen2 e precisava de algum feedback destes routers
 
@jncevcosta que isp tens? a dream machine está a controlar o sistema todo com boxes e tudo ou está a seguir ao do ISP?

Estou a pensar escalar o meu sistema e estava a pensar investir num DM Pro e por conseguinte os restantes, 2 ap's AC-Pro, switch com PoE, e uma cloudkey gen2 e precisava de algum feedback destes routers
Tentei colocar a DM a controlar tudo mas as boxes não funcionavam como deve ser. Então neste momento tenho o router isp a controlar as boxes e tudo o resto pela DM.

Do que li a DM não tem igmp v3.

Neste momento sou Meo ADSL em breve deve chegar aqui a fibra.

Já há muito tempo que não tínhamos tanta estabilidade de rede. Tenho a funcionar DM + AC LR para já. Tudo impecável.

No próximo ano vem mais um AP para exterior.
 
Back
Topo