1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede fibra optica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Distraido, 26 de Outubro de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 5669)

  1. Distraido

    Distraido Power Member

    Boas eu quero montar um rede em fibra optica mas ja tive a pesquisar e ainda não encontrei um lugar one possa comprar o material, cabos, router, switch, placas de rede etc...
    agradecia a alguem que me pudesse dar uma ajudinha a dizer alguma loja que tenha esse material...
    brigadão
     
  2. lordmark

    lordmark [email protected] Member

    Fiz ai uma procura nuns sites mas realmente está um bocado dificil mas vou tentar ver melhor isso dentro de dias digo te algo :)

    cumps
     
  3. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    ??
    Fazes ideia quanto é que custam só os SFP's (sem contar com os switches) para montar uma rede dessas???

    Porque é que não usas UTP normal e ficas com uma rede igual por 1/100 do preço??
     
  4. VinE

    VinE Power Member

    Trabalhar com fibra já nao é assim tao dispensioso...

    A relação custo/benefício é que pode ser não tão boa quanto isso...

    Posso perguntar qual é a finalidade da tua rede em fibra?
     
  5. volcanlx

    volcanlx Power Member

    A fibra óptica não é nada barata, a instalação não é tão fácil como a de cabo, não é só comprar a fibra óptica, deves ter da encomendar, pois não é só comprar ao metro e com um cravador cortar e cravar a teu gosto, não é assim tão simples.
    Tal como convém ter em conta as limitações da fibra óptica como por exemplo, não poder fazer curvas apertadas (numa calha por exemplo não podes fazer cantos com fibra óptica de forma tão simples como fazes em cabo, tens os adaptadores para ligar aos switch ou tens de ter switch especiais...sai caro, dispendioso e não é de instalação assim tão fácil.

    Como é a rede que queres fazer com fibra óptica?
    Tens a certeza que a fibra óptica é a solução mais fiavel para ti?
     
  6. arkarna

    arkarna Power Member

    Boas, vão instalar fibra óptica no local de trabalho e estes recusam a instalar a fibra óptica enquanto não tivermos equipamento que possa manter os nossos servidores ligados 24h por dia ligados. A explicação que me deram é que se por qualquer motivo falhar a luz no meu local, que a empresa que estiver ligada a seguir a mim não irá ter sinal, pois tem de ser tudo um circuito... Nunca tinha ouvido falar em tal coisa? Alguém sabe dizer se isto é verdade?
     
  7. MichaelZ

    MichaelZ Power Member

    Pode contar mais do plano? Não entendo pq. quer criar *tudo* em fibraoptica.

    Para uma ideia: (tudo para multi-mode)

    placa rede Gb fibra ~ > 250 euros
    10 Gb ~ > 500 euros

    Switch 12 porta, fibra, Gb, ~ > 700 euros

    Switch 12 - 16 porta, 10Gb ~ > 5000 euros

    Cabos....OM2 ou OM3?

    SC/SC 50/125...2 ou 3m ~ 10 euros (um exemplo)

    As lojas que conheço são alemas, em Pt...acho que é dificil, já tenho problemas arranjar Intel lancards ca.
     
  8. mpb88

    mpb88 Power Member

    A fibra óptica em si é barata, o que é caro (e muito) são os equipamentos. Maquina de fusão, maquina de corte, adaptadores, pigtails, routers, switchs, sfp's... fica-te por um balúrdio. E um balúrdio nestes equipamentos e materiais que mencionei superam os 10,000€ sem dificuldade nenhuma.
     
  9. arkarna

    arkarna Power Member

    boas, ninguém me sabe dizer se é mesmo assim? É que eu sei como é a fibra óptica e como é constituida, sei que existem 2 tipos de fios onde o modo de funcionamento difere. Agora a instalação ser necessário ser deste modo é que não sei. Obrigado.
     
  10. MichaelZ

    MichaelZ Power Member

    Francamente, eu não entendi a pergunta em cima. Pode explicar o assunto "falta da energia" no contexto da fibraoptica?
     
  11. arkarna

    arkarna Power Member

    Peço desculpa, é como disse. Supostamente a interrupção de energia aos servidores, fazendo com que estes não funcionem, irá fazer com que o sinal não dê seguimento impedindo os utilizadores a seguir a não terem sinal. Foi essa explicação que deram.
     
  12. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    Boas

    Que confusão que vai para ai, a falta de energia dos servidores não tem nada a ver com a rede fibra, são coisas diferentes.

    Se houver uma interrupção de energia dos servidores, eles desligam-se e pronto, ninguem acede a um servidor desligado, simples.
    Se os equipamentos(servidores, routers e switch's de rede) tiverem UPS's então não há problema enquanto as UPS's tiverem energia nas baterias.

    A fibra optica apenas é usada quando o cabo não serve, seja por distancia ou seja por largura de banda.

    Cumprimentos
    Judas
     
  13. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    Isso acontece em Fibra óptica e por cabo, se os servidores não funcionam não existe envio de dados pois não existem máquinas para comunicar entre si.

    A única diferença entre uma instalação de fibra e uma instalação por cabo normal é mesmo a qualidade e o custo dos equipamentos (a fibra é capaz de ser ao mesmo preço ou mais barata que o cobre dependendo da quantidade que compre) pelo que não percebo qual a dúvida??

    Cumprimentos
     
  14. arkarna

    arkarna Power Member

    Boas. Não é isso, eu não me devo ter explicado bem. Eu não sou assim tão burro, eu sei que se um servidor está desligado ninguem acede a ele. Eu refiro-me ao sinal enviado pelo ISP de modo a ter internet. Eu sou a firma A, ao lado tem a Firma B. Ambos temos fibra optica para aceder a internet. Como não tenho modo de manter 24/24 os meus servidores ligados e o equipamento do ISP que me envia o sinal de internet, quando houver uma quebra na minha luz, o meu equipamento vai abaixo, bem como o deles que está nas minhas instalações a dar sinal. Ok, o que eles dizem é que se isso acontecer, a firma B, que nada tem com a minha empresa, a não ser o cabo de fibra óptica, será impedida de ter sinal de internet porque o meu equipamento está em baixo. Mencionam que isto acontece pelo facto da topologia de rede que o ISP usa para distribuir o eu sinal. Agora fiz-me entender? Obrigado, pela ajuda. só quero mesmo saber se isto é possivel... Obrigado.
     
  15. MichaelZ

    MichaelZ Power Member

    Quando entendi certo....

    O ONT precisa energia para bridge fibra-optica á cobre.

    Depende da instalação, um Mux (multiplexer, quando esta instalado no predio) tambem precisa energia. Quando um Mux esta instalado dentro da sua empresa e a energia falha, todos os clientes que estão conectados por esse Mux tambem ficam desligados.

    Um exemplo: ISP-------fibra, 1 par, 1GBit------------mux========10 pares da fibra==========partilhado por 10 clientes, cada 100MBit

    Talvez pode imaginar como um switch na LAN....quando faltava energia do switch, todos os computadores conectados neste switch estão offline.

    Espero, que entendi certo.
     
  16. Cool_Deamon

    Cool_Deamon Power Member

    Mas nessa tipologia se 1 cliente ficar sem energia em nada afectava os restantes clientes do mux. Por isso isto será outro tipo de tipologia, e pelo o que dizes precisas uma ups para os equipamentos terminais da fibra, e apenas isso não será assim?
     
  17. MichaelZ

    MichaelZ Power Member

    Queria dizer, que o Mux (por exemplo) fica no espaço dele e esta ligado á energia dele.

    UPS era obrigatorio, sim. Mas o tempo da autonomia sempre é demais curto :)
     
  18. arkarna

    arkarna Power Member


    Na realidade tem mesmo de ser uma UPS e um gerador, para quando a energia for abaixo, a ups manter para ligar o gerador até a luz regressar. Então sempre é possivel o que a pessoa informou?
     
  19. MichaelZ

    MichaelZ Power Member

    Instalar um gerador era demais esforço para um device que gasta ~ 10 Watt. Problema (e vantagem tambem) da fibra-optica é que não é possivel transferir energia atraves a fibra. Vantagem disto é, não há problemas com niveis da voltagem diferente, especialmente diferenças entre as terras nos fins do cabo. Caso pior por exemplo era uma trovoada que bate o cabo.

    Há cabos da FO com fios de cobre incorporado mas não sei que estão usados para alimentar Muxers e ONTs etc.
     
  20. arkarna

    arkarna Power Member

    Eu sei, e era esse gasto que queriamos evitar por agora. Mas assim como temos de colocar para manter o aparelho sempre a funcionar irá alimentar os resto das instalações. A não ser que conheçam algo que alimente o aparelho no minimo 8 horas e que seja meno dispendioso. Eu não mencionei, mas eu estou na terra dos Geradores, Jipes e internet hiper mega lenta. Angola.
     

Partilhar esta Página